Vaccari visitou sede da Andrade Gutierrez 53 vezes em 7 anos | Fábio Campana

Vaccari visitou sede
da Andrade Gutierrez
53 vezes em 7 anos

vaccari2

O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto visitou dois executivos da Andrade Gutierrez em São Paulo 53 vezes, entre 2007 e 2014, segundo o MPF. Embora não revele detalhes do que foi discutido nessas reuniões, os procuradores dizem que Vaccari foi apontado por delatores da Operação Lava Jato como “operador financeiro que articulava recebimento de vantagens indevidas para o Partido dos Trabalhadores”. As informações são da Agência Estado.

Preso nesta terça-feira, o executivo Flavio David Barra recebeu o então tesoureiro do PT 17 vezes entre 2 de julho de 2012 e 24 de maio de 2013. Já o presidente da companhia, Otávio Azevedo teve 27 encontros com Vaccari na sede da Andrade entre 13 de novembro de 2007 e 7 de julho de 2014, quando as investigações do esquema de corrupção na Petrobras já haviam começado.

Vaccari foi citado em depoimentos prestados por cinco delatores: o ex-gerente da Pedro Barusco, o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e os executivos Augusto Mendonça e Eduardo Leite. Ele foi acusado pelos colaboradores de receber “propinas de dezenas de milhões de reais em virtude de obras conduzidas pelas grandes empreiteiras do país”, segundo o MPF.

O ministério público utilizou a informação sobre as visitas de Vaccari à Andrade Gutierrez para justificar um pedido de prisão preventiva contra Otávio e Flávio, em 22 de julho — o documento só foi tornado público nesta terça-feira. Otávio está preso desde o dia 19 de junho, quando foi deflagrada a 14ª fase da Lava-Jato. Já Flávio teve o pedido de prisão temporária aceito pelo juiz Sérgio Moro.

Diz a petição do MPF: “todas essas considerações acerca de JOÃO VACCARI e seus encontros com Flávio Barra e Otávio Marques servem para demonstrar que são fortes os indícios de que a Andrade Gutierrez utilizava o pagamento de propinas como modelo de negócio, e que Flávio David Barra e Otávio Marques de Azevedo eram responsáveis, para em nome da empreiteira, praticar crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros.”

Segundo a força-tarefa da Lava Jato, Flávio era o responsável por representar a Andrade nas reuniões do grupo de empreiteiras que formou cartel para concorrer a obras da usina de Angra 3. O esquema envolveria o pagamento de propinas ao presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro de Souza. Segundo o MPF, “há grande probabilidade de outro servidor público da estatal ter auferido parte destas vantagens indevidas”.

A defesa de Vaccari tem sustentado, ao longo do processo, que todas as doações feitas ao tesoureiro do PT ocorreram dentro da lei e que os recibos foram apresentados à Justiça Eleitoral.


9 comentários

  1. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 29 de julho de 2015 – 11:47 hs

    O tezoureiro da campanha do psdb recebia pela via “DELIVERY???????????

  2. Alguém revoltado
    quarta-feira, 29 de julho de 2015 – 12:37 hs

    SS, TESOUREIRO com Z???? Não me admira que você defenda tanto essa corja, é “ingualzinho” a eles…. Uma presidAnta com fusível cerebral queimado; um bebum sem nenhuma dicção, um Pinochião comedor de mamona e uma “patricinha” totalmente fora da realidade
    Vamos defender a” Pátria Educadora” dessa gente!!!!

  3. Luigi
    quarta-feira, 29 de julho de 2015 – 13:19 hs

    Caramba, será que era ele mesmo, João Vaccari Neto, o tesoureiro do PT, e não o sósia dele, autor de O Alquimista, membro da Academia Brasileira de Letras, e que já foi vice-presidente da Fundação Cacique Cobra Coral?

  4. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 29 de julho de 2015 – 14:13 hs

    Escrevo do jeito que eu quiser,você mesmo disse tezoureiro,quer dizer ,entendeu,vai deixar a vida dos seus filhos mais difícil cara não a minha.Se eu quisesse teria usado o corretor ,não precisaria de você loke.

  5. Fala sério pô
    quarta-feira, 29 de julho de 2015 – 14:34 hs

    Ele somente foi tomar cafezinho… não tem nada de mais nisso gente. kkkkkk deiem de ser tão maldosos. kkkkkkk

  6. Fala sério pô
    quarta-feira, 29 de julho de 2015 – 14:51 hs

    Sérgio Silvestre, existe outro mundo além de PSDB, PT, PMDB….e tantos outros partidos que lesam o Brasil.
    Um mundo de pessoas íntegras, honestas que não vivem na teta do governo.
    Pessoas com vergonha na cara.
    Pessoas que trabalham muito para pagar os impostos para manter um parasita filho da puta em cargo de comissão.
    Pessoas pelo qual tenho a honra conhecer e ser amigo sem qualquer interesse ou favor.
    Pessoas que passaram noites e finais de semana estudando para ter sucesso na vida.
    Pessoas que tem o devido respeito pela coisa pública e também com as outras pessoas.

  7. Juca
    quarta-feira, 29 de julho de 2015 – 15:54 hs

    SS Calça Frouxa, os dias de teus ídolos estão contados.

  8. PARANA NETO.
    quarta-feira, 29 de julho de 2015 – 16:11 hs

    …..Estas visitas provam a inocência de vaccari …um bom homem..
    …..Todas vêzes foi tão sómente foi tomar cafézinho….
    ……O Brasil e seu povo e sua imprensa ingrata ainda vão reconhecer
    ….. o trabalho patriótico deste homem do bem…..rsrsrsrsrsrsrsrsrsr….
    ……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    VAMOS RIR …NÓS TODOS DA NOSSA CARA…..!!!!!!!!!!!!!!

    PN.

    ……

  9. willian
    sexta-feira, 31 de julho de 2015 – 9:57 hs

    O fake Sergio Silvestre mostra com quem estamos lidando, a arma do ignorante é a agressão, se bem que pra notar sua ignorância é só ver quem ele defende.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*