O reino dos cargos em comissão | Fábio Campana

O reino dos cargos
em comissão

Governo brasileiro tem 80% mais cargos comissionados que o francês e 67% mais que o americano. Confira números

Lauro Jardim

A partir de um requerimento do senador Reguffe, o Ministério do Planejamento foi obrigado a abrir números impressionantes da máquina pública.Reguffe quis saber quantos cargos comissionados existem no governo federal. Resposta oficial: 23 941 cargos a que o governo pode nomear ao seu bel prazer. Para que o leitor possa comparar, na França este tipo de nomeação fora da carreira pública não passa de 4 800 vagas e nos EUA, 8 000. O Brasil gastou 1,9 bilhão de reais com esses cargos comissionados no ano passado.


3 comentários

  1. zangado
    domingo, 5 de julho de 2015 – 12:51 hs

    Coloque um zero a mais à direita, cara pálida, para incluir os apaniguados contratados ou terceirizados.

    No Paraná, o governo estadual e municipal, na área de trânsito (voltando a serem “caixas” de arrecadação dos tais governos), p. ex., está lotado de comissionados e terceirizados, inclusive, exercendo atos de polícia de trânsito, representação judicial e assessoramento jurídico, ao arrepio das normas legais e constitucionais de regência pública.

    E as ditas autoridades de controle público (MP, TCE e parlamentares) fazem “olhos de mercador” aos fatos …

  2. Paulo
    segunda-feira, 6 de julho de 2015 – 10:08 hs

    E o Paraná? Proporcionalmente é uma vergonha! Não falo de números absolutos, mas de proporcionais…a relação entre efetivos e commissionados em alguns órgãos e entidades é ridícula!

  3. CABO ELEITORAL.
    segunda-feira, 6 de julho de 2015 – 16:55 hs

    E NA SANEPAR QUANTOS QUE TRABALHARAM PARA BETO RICHA GANHARAM GARGO COMISSIONADO NO PARANA NEM EXEMPLO A ESPOSA DO FRANCHISCHINE
    ENTAO NAO É SÓ O PT E SIM O PSDB ,PP, PMD PSOL PCDOB É TODO O POLITICO A SUGESTAO DO JUIZ PARANAENSE PARA U JUDICIARIO PARA PROTEGER OS
    POLITICOS HONESTOS QUE RECEBEMMISEROS SALARIOS E GORJETAS . ACORDA POVO

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*