Investigação contra Lula avança na Procuradoria do DF | Fábio Campana

Investigação contra Lula avança na Procuradoria do DF

Foto: Ricardo Stuckert/ Institulo Lula lula - 2015 - I.L.

da Folha de S. Paulo:

A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por suposto tráfico de influência internacional e no Brasil.

Agora, o petista é alvo de um procedimento investigatório criminal. Com isso, o Ministério Público Federal passa a ter prerrogativa de utilizar todas as ferramentas investigativas. O Instituto Lula se disse surpreso e afirma que irá comprovar as legalidades.

O ex-presidente é suspeito de usar sua influência para facilitar negócios da empreiteira Odebrecht com governos estrangeiros onde faz obras financiadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Em maio, uma reportagem da revista “Época” revelou a investigação e reproduziu um trecho da peça da Procuradoria.

O documento afirma que em “supostas vantagens econômicas obtidas, direta ou indiretamente, da empreiteira Odebrecht pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, entre os anos de 2011 a 2014, com pretexto de influir em atos praticados por agentes públicos estrangeiros, notadamente os governos da República Dominicana e Cuba, este último contendo obras custeadas, direta ou indiretamente, pelo BNDES”.

Para os procuradores, afirmou a “Época”, relações de Lula com a construtora, o banco e os chefes de Estado podem ser enquadradas, “a princípio”, em artigos do Código Penal.

“Considerando que as obras são custeadas, em parte, direta ou indiretamente, por recursos do BNDES, caso se comprove que […] Lula também buscou interferir em atos práticos pelo presidente do mencionado banco (Luciano Coutinho), poder-se-á, em tese, configurar o tipo penal do artigo 332 do Código Penal (tráfico de influência)”, diz trecho da peça reproduzido.

A decisão foi tomada no dia 8, pela procuradora Mirela Aguiar, e ocorreu porque o prazo de um procedimento de investigação (chamado notícia de fato), que é de 90 dias, estava vencendo.

SECRETO

No início do mês, a Procuradoria da República no DF também propôs abertura de uma ação penal contra o diplomata João Pedro Corrêa Costa pela prática dos crimes de prevaricação e advocacia administrativa.

Diretor do Departamento de Comunicação e Documentação do Ministério das Relações Exteriores, o ministro assinou um memorando para retardar a liberação de documentos referentes à Odebrecht classificados como “reservados” entre 2003 e 2010, solicitados por um jornalista da Revista Época.

Costa sugeriu que o material fosse reclassificado como “secreto”.

A sugestão era uma tentativa de impedir a divulgação de documentos sobre as relações entre a Odebrecht e o ex-presidente.

A empreiteira é investigada Operação Lava Jato, que apura esquema de corrupção na Petrobras. De acordo com documentos oficiais do próprio Itamaraty, a empresa patrocinou viagens de Lula ao exterior depois que ele deixou o Palácio do Planalto.

Após o caso ser revelado por reportagem do jornal “O Globo”, o Itamaraty decidiu autorizar o acesso aos documentos.

A denúncia da Procuradoria da República no Distrito Federal acusa o diplomata de patrocinar interesse ilegítimo perante a Administração Pública.

OUTRO LADO

Ainda em maio, o Instituto Lula, em nota, negou que o ex-presidente atue como lobista ou consultor.

Nesta quinta-feira (16), o instituto afirmou que recebeu a notícia do inquérito com surpresa porque havia entregado, na semana passada, as informações solicitadas pela procuradora Mirela Aguiar e considera que houve pouco tempo para análise do material.

“Entendemos que faz parte das atribuições do Ministério Público investigar denúncias e vemos isso como uma oportunidade de comprovar as legalidades e lisuras das atividades do Instituto Lula”, afirmou.


18 comentários

  1. marieta augusta
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 16:09 hs

    ESTÁ CHEGANDO O MES DE ‘AGOSTO’, O MES TRADICIONAL DE
    GRANDES ACONTECIMENTOS NA VIDA REPUBLICANA!!!!!!

  2. quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 16:17 hs

    Corre Lula, corre que a Polícia está chegando

  3. jader rocha
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 16:46 hs

    LULA CURITIBA TE ESPERA DE BRAÇOS ABERTOS.

  4. quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 17:19 hs

    Não tem problema, o SS vai levar cigarros e docinhos p/ele na cadeia!

  5. Cesar
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 17:40 hs

    Acho que o vinho francês de boa qualidade está com os dias contados para o molusco.
    O molusco gosta de vinho de 5 mil dólares a garrafa!Veja como este sujeito evoluiu na vida:da pinga ao vinho bordeaux!
    Refinada esta esquerda brasileira,não é?

  6. Johan
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 18:21 hs

    Caro FÁBIO, esse caso com o DUENDE LULLA membro atuante, presidente da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA, será como caso de novela. A bala virá justamente de onde menos se espera. De um simples contrato, onde o mesmo atuava livremente, como lobista entre governos e a empeiteira ODEBRECHT. Isso é HILÁRIO, e não terá como explicar, pois o modelo é muito transparente. Nunca se imaginava que poderia chegar onde chegou. O tempo esgotou, e não há MAL que sempre dure. DEMOROOOOOOOU, ATÉ QUE ENFIM. Atenciosamente.

  7. quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 18:53 hs

    Este cara e a maior desgraça que aconteceu no Brasil,ladrão,malandro,terrorista,cadeia e o mínimo,e confirmar tudo o que roubou,vagabundo!!!

  8. Strapasson
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 19:04 hs

    Faço questão de participar da comitiva de recepção ao sr. ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, na sua chegada à Polícia Federal, em Curitiba.

    Muita pouca coisa nesta vida fará eu perder um momento tão especial.

    Hoje o Brasil dormirá mais justo. Um pouco, mais já é um começo.

  9. petista arrependido
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 19:13 hs

    No Peru os companheiros partiram para a retaliação total contra os traidores da causa, criando o Sendeiro Luminoso..e penduraram nos postes os cães como bandeira da purificação dos esquerdista de discurso mas capitalistas de origem e que enriqueceram ás custas dos idealistas da esquerda.
    O lula e a dilma que se cuidem agora que começam aparecer a malandragem da cúpula petista e nos que carregamos o andar, fomos massa de manobra dos pulhas que sempre nos enganaram. Se a verdadeira esquerda voltar ao Araguaia, não será pra guerrilhar contra os milicos, mas colocar no paredon esta pulha petista traidora da causa da esquerda. Cadeia para estes canalhas é premio……

  10. JOAQUIN DO SUDOESTE
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 19:35 hs

    Liga pro JOAQUINZÃO……de repente ele te ajuda,afinal é CUMPANHEIRO,ou foi no passado.A vida,passa e muitas vezes ,sómente o tempo para dizer certas verdades,,,,

  11. Juca
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 19:54 hs

    E agora Calça Frouxa, teu amigo está se borrando!

  12. Observador Atento
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 20:09 hs

    Aiii.Ai…Ai…Ai,,, tá chegando a hora de quem se considerou superior a Deus, se aliou àqueles que chamava de ladrões (Maluf, Jader Barbalho, Sarney, Collor , Renan Calheiros e outros) para se perpetuar no poder, passou de socialista a capitalista, usou do poder e influência para beneficiar e corromper empresas e empresários, criou uma rede de corrupção…afinal…um lobo em pele de cordeiro PAGAR TODO O MAL QUE FEZ AO BRASIL E AOS BRASILEIROS.

  13. SOLANGE LOPES
    quinta-feira, 16 de julho de 2015 – 22:31 hs

    SS, você acha que a chapa do teu ídolo está esquentando?

  14. FUI !!!
    sexta-feira, 17 de julho de 2015 – 5:40 hs

    Demorou mas está chegando o dia em que Lula precisa se expli-
    car para a polícia. O mentor e beneficiário desta trama de roubalhei-
    ra que assola o país precisa ir para a cadeia !!!

  15. RR
    sexta-feira, 17 de julho de 2015 – 8:51 hs

    Paredão + 762 = Justiça.

  16. iri
    sexta-feira, 17 de julho de 2015 – 10:48 hs

    Esse é o pior dos bandidos, o mais sorvina de todos, o cabeça de todos os escândalos e o maior beneficiário da roubalheira. Já deveria ter sido investigado e preso há muito tempo

  17. Arnaldo Luiz
    sexta-feira, 17 de julho de 2015 – 12:27 hs

    Estamos aguardando com muita ansiedade a vinda do Sr. Lula aqui no Paraná.
    Policia Federal do Paraná ali no Bairro do Santa Cândida.

  18. Juca
    sexta-feira, 17 de julho de 2015 – 19:03 hs

    Pensando bem, o Lula vai sentir apenas falta da cachaça na cadeia, mas vai se dar bem com alto posto no comando o PCC,

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*