Governo teme protesto convocado para agosto | Fábio Campana

Governo teme protesto convocado para agosto

dilma-protesto

do Josias de Souza:

Operadores políticos de Dilma Rousseff temem que a deterioração dos índices de inflação e de desemprego potencialize a manifestação convocada por grupos que se opõem ao governo para o dia 16 de agosto. Nas palavras de um ministro, se esse protesto for nacional e expressivo, pode passar a “falsa impressão de que a sociedade endossa o discurso golpista da oposição.” Sem alarde, discute-se como lidar com a encrenca.

O ministro foi ouvido pelo blog na noite passada. Feita sob a condição do anonimato, a declaração é reveladora da dificuldade do governo para encontrar um tom adequado à crise. O uso do vocábulo “golpista” ecoa entrevistas de Dilma. Mas não orna com os fatos.

O que os antagonistas da presidente discutem é a destituição dela pelas vias legais. Tudo condicionado a eventuais decisões do TSE e do TCU. De resto, o debate não é exclusivo da oposição. Envolve setores da coligação governista, incluindo grupos do próprio PMDB, o partido do vice-presidente Michel Temer.

O que fragiliza a articulação anti-Dilma é a ausência de povo. Desde que as ruas voltaram para casa e as panelas pararam de soar, a aversão dos brasileiros à presidente tornou-se silenciosa. Manifesta-se apenas por meio das pesquisas de opinião.

No Datafolha mais recente, Dilma obteve uma taxa de aprovação de irrisórios 10%. No Ibope, apenas 9%. Daí o receio do governo. Dependendo do tamanho do ronco que o asfalto der em 16 de agosto, um domingo, os dados frios das sondagens pode ganhar uma expressão sonora difícil de ignorar.


5 comentários

  1. MANOEL BOCUDO.
    segunda-feira, 13 de julho de 2015 – 14:18 hs

    MAS VAI DAR ROCK MESMO, OU SÓ FOGO DE PALHA,

  2. jader rocha
    segunda-feira, 13 de julho de 2015 – 14:22 hs

    MIDIA GOLPISTA,
    ELITE GOLPISTA
    PT TIROU O COLOR DO PODER FOI GOLPISTA OU FOI CORRUPÇÃO.

    ENTÃO, O POLICIA FEDERAL, TCONTAS DA UNIÃO, TRIBUNAL ELEITORAL, JUSTIÇA FEDERAL É GOLPISTA,

    OU ESTÁ CUMPRINDO A LEI CONTRA A ROUBALHEIRA.

  3. LUIZ
    segunda-feira, 13 de julho de 2015 – 14:45 hs

    FALSA IMPRESSÃO ? HOJE SÓ OS CORRU=PT=OS APOIAM ESSA QUADRILHA.

  4. Johan
    segunda-feira, 13 de julho de 2015 – 15:18 hs

    Caro FÁBIO, porque um ilustre ministro da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA se esconde para comentar sobre essa manifestação? Anonimo, covarde, golpista? Esses meliantes da ORGANIZAÇÃO foram eleitos pela população brasileira enganada e iludida nesses últimos 12 anos por mentirem descaradamente durante todo esse tempo. Afirmavam que ERAM HONESTOS. Tem o ditado que diz, ” ninguém engana todos durante todo o tempo”. O tempo acabou. GOLPISTAS SÃO OS MELIANTES DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA QUE LUDIBRIARAM A POPULAÇÃO NESSES ÚLTIMOS 12 ANOS. Espero que os representates da ORGANIZAÇÃO identifiquem-se quando utilizarem o termo GOLPISTA, pois a sociedade deseja conhecê-los. Precisamos conhecer os GOLPISTAS. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a mobilização dos CAMINHONEIROS e a redução de R$ 0,50 por litro de diesel. Apoio o PEDIDO de RENÚNCIA JÁ, da presidente DILMA A LOUCA, agora no poder, para evitar que cometa maiores VEXAMES e VERGONHAS, praticadas contra a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  5. adoniran
    segunda-feira, 13 de julho de 2015 – 16:07 hs

    Vamos ensinar a APT-Sindicato como se faz uma manifestação legítima, pacífica e sem diárias/pão com mortadela!!!!

    FORA PT, CÂNCER DO BRASIL!!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*