Ora, pois, os brasileiros acreditam que o excesso de burocracia aumenta os gastos públicos, estimula a corrupção e a informalidade e é um dos principais entraves ao crescimento econômico. Por isso, a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo. As conclusões são da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Burocracia, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, com 2.002 pessoas em 142 municípios.
De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados consideram o Brasil um país muito burocrático ou burocrático, e 62% dizem que a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo. A pesquisa indica que 77% acreditam que o excesso de burocracia é uma das principais dificuldades para o crescimento da economia brasileira. Entre as pessoas com renda familiar acima de cinco salários mínimos, esse número sobe para 82%.
5 comentários
A burocracia ou “burrocracia” é o que emperra o nosso país há
muito tempo. Aqui no Brasil um pequeno empresário demora uma
infinidade para abrir a sua empresa e fica a vida inteira tentando
fechar porque não deu certo. Enquanto isto quem ganha é o gover-
no e os cartórios porque para tudo se paga alguma grana.
Azar de quem nasceu por aqui.
Puxa, que conclusão formidável! Para chegar a esta conclusão quanto tempo e dinheiro foi preciso gastar?
UM PAÍS COM 39 MINISTÉRIOS, VC QUERIA QUE NÃO FOSSE
BURRO CRÁTICO, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS A MUITO TEMPO
NA TETA, NÃO SE INTERESSAM EM ATENDER BEM E COM
EFICIÊNCIA O POVÃO. CERTIDÕES COM TEMPO A PERDER DE
VISTA, UM MARASMO
A simplificação devia começar com a extinção das contribuições compulsórias aos sindicatos e ao sistema S que sustentam federações e confederações, com cabides de empregos e pagando fortunas aos seus dirigentes. Este sistema sindical e a burocracia que vive à custa dele é uma excrescência que desperdiça bilhões de reais.
-O que falta para nossa economia é menos Estado(menos impostos, menos entraves burocráticos) e mais liberdade, mais livre comércio.
-Para os leitores deste respeitável blog, indico o livro do escritor, economista e político alemão Ludwig Erhard(1897-1977).
-Ludwig Erhard implantou um política dinâmica para reerguer a derrotada Alemanha após o fim da Segunda Guerra Mundial contrariando os interesses americanos, ingleses e franceses de tornar a Alemanha em país agrícola através do Plano Morgenthau.
-Mais detalhes no site: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1419