Cida destaca parceria no atendimento às vítimas das chuvas | Fábio Campana

Cida destaca parceria no atendimento às vítimas das chuvas

cida-defesa civil

A vice-governadora Cida Borghetti agradeceu ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, pelo apoio da União e o rápido atendimento às demandas do Governo do Paraná em relação às famílias atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Cida Borghetti explicou que assim que soube das tempestades o ministro Gilberto Occhi entrou em contato o governador Beto Richa, que solicitou o auxílio do Governo Federal. “O ministro se prontificou a vir ao Paraná e colocou toda a sua equipe à disposição para auxiliar o Governo do Estado no atendimento às vítimas das tempestades”. Uma engenheira da Defesa Civil federal foi destacada para ficar no Paraná e trabalhar junto com os técnicos do estado nas ações de socorro às cidades.

“A presença do ministro neste momento nos conforta bastante, estendendo a mão e confirmando essa parceria para atender os municípios e minimizar o sofrimento dessas famílias”, disse o governador Beto Richa.

PARCERIA – Em audiência na manhã desta quinta-feira (16), no Palácio Iguaçu, o governador e o ministro definiram os procedimentos legais para a liberação emergencial de R$ 4,6 milhões para as 26 cidades mais atingidas pelas chuvas. Os recursos serão utilizados para compra de telhas e kits dormitório e de higiene e limpeza e cestas básicas.

“A pedido do Governo do Estado, o ministério vai reconhecer a situação de emergência nos municípios paranaenses mais atingidos. Isso permite mais agilidade na assistência às famílias”, salientou Cida Borghetti. O último balanço aponta que 33 mil pessoas foram afetadas em 51 municípios e 4 mil casas foram danificadas.

Segundo o ministro, além do apoio emergencial há a necessidade de auxílio nas etapas de restabelecimento e de reconstrução de equipamentos públicos das cidades mais atingidas. “Posteriormente, ocorre um processo um pouco mais demorado porque precisamos esperar as chuvas pararem para identificar as necessidades das cidades. Apoiaremos o Estado na reconstrução das casas destruídas, como fizemos recentemente em Santa Catarina”, disse Gilberto Occhi.

FGTS – O ministro também requisitou o rápido atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) na orientação e cadastramento das famílias moradoras das cidades em situação de emergência. O Governo Federal vai liberar aos trabalhadores, com saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o saque de até R$ 6,2 mil do fundo.

VIAGEM – Ainda nesta quinta-feira o governador Beto Richa e o ministro Gilberto Occhi vão a Francisco Beltrão para acompanhar de perto do atendimento que está sendo feito aos atingidos pelas chuvas na região Sudoeste.


Um comentário

  1. Dosel Jr.
    sexta-feira, 17 de julho de 2015 – 9:47 hs

    Tive um problema técnico e a matéria não foi concluida e faço agora.
    Discordo do titulo da matéria, afinal o Governador está na mesa é ele quem tem a palavra final sobre o Governo e não a vice, como me parece é o que o título quer dizer.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*