Noblat: 'Venezuela – Governo Maduro apodreceu' | Fábio Campana

Noblat: ‘Venezuela – Governo Maduro apodreceu’

aécio - divulgacao1

do Noblat:

Foi um estrondoso sucesso a visita frustrada a presos políticos venezuelanos da comitiva de oito senadores brasileiros liderada por Aécio Neves (PSDB-MG).

Para a oposição daqui e de lá, nem por encomenda poderia ter sido melhor. Desembarque retardado. Van cercada de manifestantes agressivos. Estradas interditadas. Terminal aéreo sem luz.

A oposição daqui deixou o governo de Dilma numa saia justa. O que fazer? Calar-se? Ou protestar contra o tratamento conferido aos senadores?

No fim da noite, depois de muitas horas de meditação, o Itamaraty emitiu nota onde diz que “são inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros”.

– À luz das tradicionais relações de amizade entre os dois países, o Governo solicitará ao Governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido – acrescentou a nota.

Se Maduro, o presidente que sucedeu a Hugo Chávez, não se comportasse como o déspota que é, a visita teria merecido uma notícia de pé de página em nossos jornais. E não teria repercutido na imprensa internacional.

Há 15 dias, Felipe Gonzalez, ex-primeiro ministro socialista da Espanha, visitou Caracas e não foi hostilizado. Ficou por lá dois dias, advogando em favor dos presos. Voltará a Caracas em breve.

Na próxima semana, será a vez de uma comitiva do Parlamento Europeu. Duvido que seja maltratada como foi a brasileira.

A verdade é que o mundo está de olho na democracia em ruínas na Venezuela. E não só na democracia.

O modelo econômico venezuelano está falido. A inflação disparou. Produtos básicos escasseiam nos supermercados. E as filas se multiplicam. A imprensa é censurada.

Maduro foi um capacho sem talento de Chávez. Que à beira da morte, o ungiu como sucessor. Vive à sombra do mito Chávez. E visita o túmulo de Chávez com frequência. Diz que conversa com o espírito dele. Sério.

A Venezuela padece de dois males. Primeiro: o que costuma atingir grandes produtores de petróleo. Segundo: o que corrói por dentro todo o regime que se fantasia de democrata.

País produtor de petróleo é tentado a acreditar que a riqueza decorrente do petróleo é inesgotável. E que, portanto, é permitido gastar sem limites. Chávez gastou. Maduro gasta. Por aqui, Dilma também gastou.

Democracia de mentira não resiste à pressão natural dos que pensam viver em uma democracia. E dos que cobram uma democracia de verdade. Mais dia, menos dia, cai sua máscara.

No caso da Venezuela, a máscara caiu. E só governos ideologicamente afinados com o governo Maduro, como o brasileiro, fingem não enxergar isso.

Ou pior: de fato não enxergam.


17 comentários

  1. Anderson
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 14:15 hs

    Não consigo entender até agora o que a Venezuela faz no Mercosul. Sou a favor que se corte relações com esse país e que seja reforçado a fiscalização nas fronteiras com o mesmo. Já tive a oportunidade te estar lá por perto em Rorâima e o que escutamos sobre esse país vizinho chega ser “escabroso”.

  2. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 15:27 hs

    Se não tem que entender nada Anderson,come seu feijão ai e de menos palpites em Paises dos Outros.
    A direita agora sem imaginação começou querer avançar nos países vizinhos,ora,ganhe uma eleição e tenha seu programa de relações internacionais suas,como aquelas do FHC que era gozado pelo Clinton.

  3. MANOEL BOCUDO.
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 15:49 hs

    MAS OS VERMELHOS ADORAM O MADURO, FAZER O QUE SE OS
    NOSSOS GOVERNANTES INVESTEM MILHÕES DO BNDS EM OBRAS
    NESTE PAÍS COM UMA DEMOCRACIA INVEJÁVEL.

  4. MANOEL BOCUDO.
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 15:52 hs

    PELO QUE ENTENDO SR. SERGIO SILVESTRE, NÃO PODEMOS DAR NOSSAS OPINIÕES AQUI SEM SUA PRÉVIA AUTORIZAÇÃO ??????????????????
    DEIXA O RAPAZ OPINAR.

  5. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 15:57 hs

    Não dá para levar a sério um presidente como este. Parece saído de um episódio do programa do Chaves, vestido com jaquetas e moletons horrorosos, modelitos da década de 70. Parece uma versão fundida do seu Madruga, do seu Barriga e do professor Girafales. Zulivre…

  6. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 16:32 hs

    Bucudu,você não leu ou também não entendeu,ele disse que não entende,então disse que melhor é não entender nada.Não se faça de desentendido Bucudu.

  7. Juca
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 16:51 hs

    O Calça Frouxa SS não sabe o que fala. É um petista cego e só pensa no bolsa familia dele.

  8. jaferrer
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 16:54 hs

    Esse Sergio Silvestre é uma piada; apresente um argumento plausível para justificar isso que você e os petralhas chamam de “relações internacionais “. O Brasil é sim, hoje, um anão diplomático e a culpa é do pt que defende ditadores com o cinismo dos canalhas.

  9. PARANAENSE
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 17:07 hs

    O Barão do Rio Branco está virando no túmulo.

  10. Paulo Cesar
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 18:03 hs

    Jaferrer, Juca, Maluco Bocudo e outros e qual é argumento de vocês para isso? Este senadores deveria era estar no Congresso Nacional votando a favor do povo brasileiro contra está nova forma previdenciária e não levando cacete de venezuelanos que estão corretos em não aceitar bicudos metendo o bedelho onde não são chamados. E pior ainda nem oficial era a comitiva e agora querem que o Governo Brasileiro tome providências contra o que aconteceu com eles. Para mim Maduro foi é muito boa gente com estes caras de paus, deveria era colocar este bando de imbecis na cadeia e pedir ao Governo Brasileiro explicações por isso.Não sou petista, mas não sou burro de ver que este Aécio é um OPORTUNISTA. Ainda bem que a maioria dos brasileiros votaram contra, pois se eu vence-se sinceramente estaria arrependido do que fiz.

  11. sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 21:19 hs

    Esse tal de MADURO parece estar VERDE, pois não caiu ainda, mas sua vai chegar igual a de DILMA. Esse governo deve ser defenestrado igual a de DILMA aqui, pois não tem moral e são incapazes de governar democraticamente. Se o Governo Federal não tomar medidas enérgicas contra a VENEZUELA, este PAÍS está seriamente FALIDO e DESACREDITADO.

  12. Roberto Campos
    sábado, 20 de junho de 2015 – 1:12 hs

    Eu acho engraçado ler esquerdistas criticando os senadores porque estão “interferindo em assuntos de outros países”. Engraçado, quando o Lula fez campanha pro Maduro, ele estava fazendo o que? Sendo isento? Por mim, realmente, eu não queria interferir em nada. Mas como os bandidos do PT pegaram o dinheiro dos nossos impostos e praticamente DERAM pra Venezuela, via BNDES (o PT adora anistiar dívidas, lembrem-se que eles perdoaram as dívidas de ditaduras africanas), acabaram intervindo nos assuntos internos desse paisinho de quinta categoria, favorecendo o ditador. Por mim, quero que a Venezuela resolva seus próprios problemas, sem interferências, sim. Sem dinheiro do BNDES ou campanha do Lula pelo maduro.

  13. Brasileiro graças a Deus
    sábado, 20 de junho de 2015 – 9:22 hs

    SérgioSilvestre, fale a sua opinião sobre a Ideologia de Gênero queseu partido

  14. Do Interior....
    sábado, 20 de junho de 2015 – 9:30 hs

    Não me espanta que a Dilma tenha ligado para o Maduro armar uma contra os senadores brasileiros. Deu no que deu. O Itamarati teve que escrever o que não queria (falar contra a Venezuela. Como anão diplomático que é, o Brasil morre de medo do passarinho de Chavez).
    Certamente, depois da nota, Dilma deve ter telefonado para o Maduro e dito: “desculpa aí cumpanheiro maduro. Tive que escrever aquilo senão pegava mal. Ainda não conseguimos transformar o Brasil numa Venezuela. Mas você sabe que apoiamos você nas suas atitudes! abraços amigo. Te amamos e queremos copiar seu governo!”.

  15. Palpiteiro
    sábado, 20 de junho de 2015 – 11:05 hs

    Não é só o o governo do paspalho Maduro que apodreceu. O governo brasileiro, com sua diplomacia aconselhada por um elefante apalermado, é que vem apodrecendo no continente. Um governo que faz alinhamento automático com todos os governos que professem uma atitude filo-bolivariana aos seus líderes ineptos e iletrados. A América latina é o único lugar do planeta exceto a Coreia do Norte, onde ainda prosperam as imbecilidades esquerdistas.

  16. Johan
    sábado, 20 de junho de 2015 – 12:03 hs

    Caro FÁBIO, com mais essa medida adotada contra os senadores brasileiros pelo desgoverno bolivariano da VENEZUELA, confirma o FATO dos paraguaios, estarem corretos ao exercerem a negativa da entrada da VENEZUELA no MERCOSUL. Contudo numa manobra ridícula patrocinada pela presidente DILMA A LOUCA, e com aval da outra presidente argentina, a VENEZUELA entrou pela porta dos fundos no grande MERCOSUL. Agora com esse FATO, e para manter a dignidade e honradez do cargo que ocupa, a presidente DILMA A LOUCA, mulher de fato, chefe do DESGOVERNO da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA, poderia propor a exclusão da VENEZUELA do MERCOSUL e com a sua retirada pela porta da frente, para confirmar que o MERCOSUL respeita a DEMOCRACIA, tanto cantada em prosa e verso nessas organizações da qual particpam os membros da ORGANIZAÇÃO, como o FORO SÃO PAULO e INSTITUTO LULLA. Defendo a liberdade de opinião de TODOS, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a mobilização dos CAMINHONEIROS e a redução de R$ 0,50 por litro de diesel. Apoio a RENÚNCIA JÁ da DILMA, agora no poder, para evitar que cometa maiores VEXAMES e VERGONHAS, praticadas contra a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  17. Helena
    sábado, 20 de junho de 2015 – 14:43 hs

    Tem gente por aí que deve ganhar muito bem para defender o indefensável e desastroso governo petista, só deixa caca por onde passa. Aliás, alguém dessa turma pelega pode me responder porque Lula e Dilma condenam a ditadura militar no Brasil e, em outros países apoiam inclusive com ajuda financeira???

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*