do Noblat:
Foi um estrondoso sucesso a visita frustrada a presos políticos venezuelanos da comitiva de oito senadores brasileiros liderada por Aécio Neves (PSDB-MG).
Para a oposição daqui e de lá, nem por encomenda poderia ter sido melhor. Desembarque retardado. Van cercada de manifestantes agressivos. Estradas interditadas. Terminal aéreo sem luz.
A oposição daqui deixou o governo de Dilma numa saia justa. O que fazer? Calar-se? Ou protestar contra o tratamento conferido aos senadores?
No fim da noite, depois de muitas horas de meditação, o Itamaraty emitiu nota onde diz que “são inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros”.
– À luz das tradicionais relações de amizade entre os dois países, o Governo solicitará ao Governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido – acrescentou a nota.
Se Maduro, o presidente que sucedeu a Hugo Chávez, não se comportasse como o déspota que é, a visita teria merecido uma notícia de pé de página em nossos jornais. E não teria repercutido na imprensa internacional.
Há 15 dias, Felipe Gonzalez, ex-primeiro ministro socialista da Espanha, visitou Caracas e não foi hostilizado. Ficou por lá dois dias, advogando em favor dos presos. Voltará a Caracas em breve.
Na próxima semana, será a vez de uma comitiva do Parlamento Europeu. Duvido que seja maltratada como foi a brasileira.
A verdade é que o mundo está de olho na democracia em ruínas na Venezuela. E não só na democracia.
O modelo econômico venezuelano está falido. A inflação disparou. Produtos básicos escasseiam nos supermercados. E as filas se multiplicam. A imprensa é censurada.
Maduro foi um capacho sem talento de Chávez. Que à beira da morte, o ungiu como sucessor. Vive à sombra do mito Chávez. E visita o túmulo de Chávez com frequência. Diz que conversa com o espírito dele. Sério.
A Venezuela padece de dois males. Primeiro: o que costuma atingir grandes produtores de petróleo. Segundo: o que corrói por dentro todo o regime que se fantasia de democrata.
País produtor de petróleo é tentado a acreditar que a riqueza decorrente do petróleo é inesgotável. E que, portanto, é permitido gastar sem limites. Chávez gastou. Maduro gasta. Por aqui, Dilma também gastou.
Democracia de mentira não resiste à pressão natural dos que pensam viver em uma democracia. E dos que cobram uma democracia de verdade. Mais dia, menos dia, cai sua máscara.
No caso da Venezuela, a máscara caiu. E só governos ideologicamente afinados com o governo Maduro, como o brasileiro, fingem não enxergar isso.
Ou pior: de fato não enxergam.
17 comentários
Não consigo entender até agora o que a Venezuela faz no Mercosul. Sou a favor que se corte relações com esse país e que seja reforçado a fiscalização nas fronteiras com o mesmo. Já tive a oportunidade te estar lá por perto em Rorâima e o que escutamos sobre esse país vizinho chega ser “escabroso”.
Se não tem que entender nada Anderson,come seu feijão ai e de menos palpites em Paises dos Outros.
A direita agora sem imaginação começou querer avançar nos países vizinhos,ora,ganhe uma eleição e tenha seu programa de relações internacionais suas,como aquelas do FHC que era gozado pelo Clinton.
MAS OS VERMELHOS ADORAM O MADURO, FAZER O QUE SE OS
NOSSOS GOVERNANTES INVESTEM MILHÕES DO BNDS EM OBRAS
NESTE PAÍS COM UMA DEMOCRACIA INVEJÁVEL.
PELO QUE ENTENDO SR. SERGIO SILVESTRE, NÃO PODEMOS DAR NOSSAS OPINIÕES AQUI SEM SUA PRÉVIA AUTORIZAÇÃO ??????????????????
DEIXA O RAPAZ OPINAR.
Não dá para levar a sério um presidente como este. Parece saído de um episódio do programa do Chaves, vestido com jaquetas e moletons horrorosos, modelitos da década de 70. Parece uma versão fundida do seu Madruga, do seu Barriga e do professor Girafales. Zulivre…
Bucudu,você não leu ou também não entendeu,ele disse que não entende,então disse que melhor é não entender nada.Não se faça de desentendido Bucudu.
O Calça Frouxa SS não sabe o que fala. É um petista cego e só pensa no bolsa familia dele.
Esse Sergio Silvestre é uma piada; apresente um argumento plausível para justificar isso que você e os petralhas chamam de “relações internacionais “. O Brasil é sim, hoje, um anão diplomático e a culpa é do pt que defende ditadores com o cinismo dos canalhas.
O Barão do Rio Branco está virando no túmulo.
Jaferrer, Juca, Maluco Bocudo e outros e qual é argumento de vocês para isso? Este senadores deveria era estar no Congresso Nacional votando a favor do povo brasileiro contra está nova forma previdenciária e não levando cacete de venezuelanos que estão corretos em não aceitar bicudos metendo o bedelho onde não são chamados. E pior ainda nem oficial era a comitiva e agora querem que o Governo Brasileiro tome providências contra o que aconteceu com eles. Para mim Maduro foi é muito boa gente com estes caras de paus, deveria era colocar este bando de imbecis na cadeia e pedir ao Governo Brasileiro explicações por isso.Não sou petista, mas não sou burro de ver que este Aécio é um OPORTUNISTA. Ainda bem que a maioria dos brasileiros votaram contra, pois se eu vence-se sinceramente estaria arrependido do que fiz.
Esse tal de MADURO parece estar VERDE, pois não caiu ainda, mas sua vai chegar igual a de DILMA. Esse governo deve ser defenestrado igual a de DILMA aqui, pois não tem moral e são incapazes de governar democraticamente. Se o Governo Federal não tomar medidas enérgicas contra a VENEZUELA, este PAÍS está seriamente FALIDO e DESACREDITADO.
Eu acho engraçado ler esquerdistas criticando os senadores porque estão “interferindo em assuntos de outros países”. Engraçado, quando o Lula fez campanha pro Maduro, ele estava fazendo o que? Sendo isento? Por mim, realmente, eu não queria interferir em nada. Mas como os bandidos do PT pegaram o dinheiro dos nossos impostos e praticamente DERAM pra Venezuela, via BNDES (o PT adora anistiar dívidas, lembrem-se que eles perdoaram as dívidas de ditaduras africanas), acabaram intervindo nos assuntos internos desse paisinho de quinta categoria, favorecendo o ditador. Por mim, quero que a Venezuela resolva seus próprios problemas, sem interferências, sim. Sem dinheiro do BNDES ou campanha do Lula pelo maduro.
SérgioSilvestre, fale a sua opinião sobre a Ideologia de Gênero queseu partido
Não me espanta que a Dilma tenha ligado para o Maduro armar uma contra os senadores brasileiros. Deu no que deu. O Itamarati teve que escrever o que não queria (falar contra a Venezuela. Como anão diplomático que é, o Brasil morre de medo do passarinho de Chavez).
Certamente, depois da nota, Dilma deve ter telefonado para o Maduro e dito: “desculpa aí cumpanheiro maduro. Tive que escrever aquilo senão pegava mal. Ainda não conseguimos transformar o Brasil numa Venezuela. Mas você sabe que apoiamos você nas suas atitudes! abraços amigo. Te amamos e queremos copiar seu governo!”.
Não é só o o governo do paspalho Maduro que apodreceu. O governo brasileiro, com sua diplomacia aconselhada por um elefante apalermado, é que vem apodrecendo no continente. Um governo que faz alinhamento automático com todos os governos que professem uma atitude filo-bolivariana aos seus líderes ineptos e iletrados. A América latina é o único lugar do planeta exceto a Coreia do Norte, onde ainda prosperam as imbecilidades esquerdistas.
Caro FÁBIO, com mais essa medida adotada contra os senadores brasileiros pelo desgoverno bolivariano da VENEZUELA, confirma o FATO dos paraguaios, estarem corretos ao exercerem a negativa da entrada da VENEZUELA no MERCOSUL. Contudo numa manobra ridícula patrocinada pela presidente DILMA A LOUCA, e com aval da outra presidente argentina, a VENEZUELA entrou pela porta dos fundos no grande MERCOSUL. Agora com esse FATO, e para manter a dignidade e honradez do cargo que ocupa, a presidente DILMA A LOUCA, mulher de fato, chefe do DESGOVERNO da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA, poderia propor a exclusão da VENEZUELA do MERCOSUL e com a sua retirada pela porta da frente, para confirmar que o MERCOSUL respeita a DEMOCRACIA, tanto cantada em prosa e verso nessas organizações da qual particpam os membros da ORGANIZAÇÃO, como o FORO SÃO PAULO e INSTITUTO LULLA. Defendo a liberdade de opinião de TODOS, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a mobilização dos CAMINHONEIROS e a redução de R$ 0,50 por litro de diesel. Apoio a RENÚNCIA JÁ da DILMA, agora no poder, para evitar que cometa maiores VEXAMES e VERGONHAS, praticadas contra a sociedade brasileira. Atenciosamente.
Tem gente por aí que deve ganhar muito bem para defender o indefensável e desastroso governo petista, só deixa caca por onde passa. Aliás, alguém dessa turma pelega pode me responder porque Lula e Dilma condenam a ditadura militar no Brasil e, em outros países apoiam inclusive com ajuda financeira???