Superar e recomeçar, diz Cida Brghetti | Fábio Campana

Superar e recomeçar,
diz Cida Brghetti

unnamed
A vice governadora Cida Borghetti escreveu artigo em que fala do alívio que significa o fim da greve dos professores e servidores no Paraná. É o que segue:

Superar e recomeçar
Cida Borghetti

“Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só o carinho constrói” Cora Coralina

O retorno de milhares de crianças paranaenses para a sala de aula é um alívio para todos nós: Governo, Pais, Mestres, Deputados e aqueles que vinham acompanhando com apreensão o impasse sobre o reajuste da maior categoria do nosso funcionalismo. Foi um período difícil, que vivenciei de perto, como todos os paranaenses.

Depois de tudo, não há como negar que a mais longa paralisação já ocorrida na história do Paraná na área da educação, deixou marcas profundas dos dois lados, tanto do Governo do Estado como da APP-Sindicato. Se o Governo teve grandes dificuldades para convencer as lideranças sindicais sobre os problemas econômico-financeiros que o Paraná atravessa, não há como negar, também, que o movimento grevista, último recurso de uma categoria para fazer valer reivindicações, extrapolou sua essência e entrou para o terreno político.

Mas, em nome de 1 milhão de crianças e suas famílias, é chegada a hora de aprender com o presente e mirar o futuro. Do lado do Governo, a defesa permanente do diálogo deve prevalecer acima de tudo e de todas as circunstâncias. Essa busca deverá ser continuada, uma questão de honra para toda a equipe de Governo, porque é a forma mais eficaz para evitar a construção de barreiras intransponíveis entre dois grupos que se auto complementam.

Do lado dos professores, há que se ter a consciência que um Governo não pode tudo, e reconhecer o esforço que foi feito para melhorar as condições de trabalho e ganho de toda a categoria. Essa é uma realidade incontestável.

E, ambos os lados, devem criar condições para que as crianças paranaenses, detentoras de nossas preocupações e guardiãs do nosso futuro, recuperem o conteúdo escolar e completem o ano letivo. Esse é o desafio maior que se impõe no momento e é a isso que devemos dedicar nossas forças: tanto para superar o que se passou como para recomeçar um entendimento tendo como base o bem maior, a formação escolar de 1 milhão de paranaenses.


7 comentários

  1. Paulo
    terça-feira, 9 de junho de 2015 – 23:34 hs

    Olha vice realmente o governo não pode tudo mais se administrace melhor o recursos e desse menos aumento aos cargos comissionados poderia ter cumprido a lei da data base e não precisava mete a mão na previdência dos funcionários. Tudo uma questão de competência o que anda faltando nessa administração.

  2. Carlos
    quarta-feira, 10 de junho de 2015 – 0:00 hs

    Professores volta a sala após 70 dias de paralisação, foi mais que uma vitória da APP sindicato, foi uma demonstração de força, organização e articulação política. Os professores impuseram uma derrota jamais experimentada por um gestor público no Paraná, nem o ex-governador Álvaro Dias com sua cavalaria foi tão escrachado. Dificilmente Beto Richa, vai conseguir restabelecer sua imagem perante a sociedade paranaense.

  3. Beto Guiz
    quarta-feira, 10 de junho de 2015 – 1:13 hs

    Depois de toda pancadaria essa senhora vem falar em carinho. Cara de pau.

  4. Kátia Flávia
    quarta-feira, 10 de junho de 2015 – 8:57 hs

    Vice Governadora, ensine o Governador a ser mais HUMILDE que nada disso teria acontecido !

  5. toninho
    quarta-feira, 10 de junho de 2015 – 9:07 hs

    Faltou o comentário da filha Deputada Estadual.
    O do pai está mais abaixo.

  6. Dosel Jr.
    quarta-feira, 10 de junho de 2015 – 9:31 hs

    Muito engraçadinha, como o marido é também uma aproveitadora dos assuntos resolvidos pelos outros e agora bate palmas. No jargão popular é uma oportunista que gosta da mídia. E….narcisista também.

  7. Vilma
    sexta-feira, 19 de junho de 2015 – 20:49 hs

    Quero agradecer o empenho desta cidadã maringaense pelo grande esforço que ela e sua filha fizeram em ajudar a acabar com os 8 bilhões da poupança da paranaprevidência, e também pelo esforço que tem feito em ajudar o desgovernador a afundar o Estado do Paraná.Qual a função de uma vice mesmo? E por esta função ainda recebe ou recebeu salário? O salário dela e da filha estão no portal da transparência? kkkkk

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*