Pressionado, BNDES divulga dados dos contratos bilionários | Fábio Campana

Pressionado, BNDES divulga dados dos contratos bilionários

bndes

d’O Globo:

Pressionado para apresentar mais transparência por inúmeros segmentos da sociedade brasileira, o BNDES tornou público na internet, nesta terça-feira, dados de todos os contratos de exportação de serviços de engenharia a países entre 2007 e 2015, totalizando US$ 11,9 bilhões, incluindo Cuba e Angola. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Luciano Coutinho, e pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Coutinho anunciou, ainda, que a instituição também colocou no site dados sobre 1.753 contratos, no valor de R$ 320 bilhões, em operações domésticas.

— No link BNDES Transparente (no portal do BNDES), as operações estarão na internet, com o resumo do projeto, o valor financiado, a taxa de juros, o prazo, as garantias, a moeda, os custos e as formas de apoio — disse Coutinho.

Ele assegurou que o sigilo bancário das empresas será preservado. Citou como informações que não podem ser divulgadas a estratégia de negócios, a situação financeira da empresa, se há uma alavancagem maior ou menor, a estrutura de endividamento e a análise do balanço — o que origina o rating ou nota de crédito.

— Essa análise é baseada em informações fornecidas pela empresa relativas à sua intimidade. Outros componentes [a serem preservados] são as condições legais e cadastrais das pessoas físicas, os contenciosos com a Receita e a Justiça e informações que dizem respeito à estratégia comercial de negócios — completou.

Segundo ele, no caso das operações internacionais, até então eram publicadas informações consolidadas por exportador e país de destino, com as datas de contratação. Doravante, serão conhecidos os exportadores — com CNPJ — além dos demais dados imanentes ao projeto. Coutinho assegurou que será respeitado o sigilo bancário das empresas.

— O BNDES está dando um grande passo em matéria de transparência, com a decisão de desclassificar determinadas informações. A instituição se tornou a instituição financeira mais transparente entre os bancos de desenvolvimento e bancos oficiais de exportação do mundo inteiro — enfatizou.


7 comentários

  1. Francisco Gonçalves Xavier
    terça-feira, 2 de junho de 2015 – 17:47 hs

    o periodo abordado para analise e bem cafe pequeno.isso deve ser coisa do Antonio Hercules.

  2. terça-feira, 2 de junho de 2015 – 17:51 hs

    kkkk só o Sergio Silvestre acredita nessa merda de mentira, se fosse tão “inocente” assim os dados , por que esse c… de ferro para divulgalos???

  3. FUI !!!
    quarta-feira, 3 de junho de 2015 – 5:32 hs

    Esta imundice de governo do PT chefiada pelo Dilma e Lula conseguiram
    levar uma verdadeira fábula atraves do BNDES para outros países quando
    o povo brasileiro necessita verdadeiramente de infraestrutura básica. Estas
    e outras maracutaias que estão vindo à tona deve ter punição exemplar a
    esta dupla de malucos que afundaram o país.

  4. PUM DE VELHA
    quarta-feira, 3 de junho de 2015 – 8:42 hs

    O que era para ser um “Tiro de Canhão” de canhão da oposição, a tal caixa preta do BNDS, virou um traque. Coisas da política, mas nosso papel é apertar o máximo, esticar o máximo e ver se daí sai algum caldo que atinja o PT , Lula e Dilma. Não podemos baixar a guarda.

  5. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 3 de junho de 2015 – 11:34 hs

    A direita raivosa gosta de dar enfase em picuinhas,não entendem nada ou fingem de politica externa e não se acostumaram com um Pais que pode emprestar dinheiro até para os EUA.
    Está claro que o capital e a mídia soltam foguetes quando acham uma brecha para destoar a noticia,já vimos essa nojeira nas eleições de 2014 e isso vai continuar por que a sobrevivência de muitos depende do PT fora do PODER.

  6. quarta-feira, 3 de junho de 2015 – 12:02 hs

    Sergio vc. falou a coisa mais coerente até hoje (que eu lí) “A sobrevivência de muitos depende do PT fora do poder. (muitos, leia- se todos nós)

  7. Helena
    quarta-feira, 3 de junho de 2015 – 19:14 hs

    A sobrevivência de muitos dependem do PT no Poder. Ex.: a pelegada, seus puxa-sacos, seus soldados grevistas seus subservientes eternos, etc.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*