Polícia Federal deve instaurar inquérito para investigar Instituto Lula | Fábio Campana

Polícia Federal deve instaurar inquérito para investigar Instituto Lula

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula RS-Diadotrabalho-01Lula-20150501-02

de Estelita Hass Carazzai, Folha de S. Paulo:

A Polícia Federal deve instaurar um inquérito específico para apurar as doações feitas pela empreiteira Camargo Corrêa ao Instituto Lula. A organização do ex-presidente recebeu R$ 3 milhões da empresa entre 2011 e 2013, segundo um relatório de contabilidade anexado à investigação nesta semana.

Dois executivos da companhia -Eduardo Leite e Dalton Avancini- já fizeram acordos de delação premiada com a Justiça na Operação Lava Jato, e admitiram pagamentos de propina em obras públicas.

Segundo o delegado Igor Romário de Paula, “muito provavelmente” as doações à entidade do ex-presidente serão objeto de uma nova investigação, que incluirá ouvir os executivos delatores sobre os motivos das doações e a origem dos recursos transferidos. “O que vai ser feito agora é verificar se há indícios de irregularidade ali [nas doações].

Havendo irregularidade, com certeza é natural que se instaure um inquérito para apurar”, afirmou Romário de Paula à imprensa, nesta quinta-feira (11).

De acordo com o delegado, o Instituto Lula também deve ser chamado a explicar a razão dos pagamentos. O Instituto Lula e empreiteira Camargo Corrêa já afirmaram, em nota, que as doações tiveram como objetivo dar apoio institucional à entidade. As doações, segundo o instituto, estão em conformidade com a finalidade da organização: estudo de políticas públicas para a erradicação da pobreza e da fome no mundo.

Dirceu – Outro que deverá ser ouvido a respeito do laudo da Camargo Corrêa, segundo o delegado da Lava Jato, é o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT). Sua empresa de consultoria é suspeita de receber propina de empreiteiras envolvidas na Lava Jato, e é citada no laudo como recebedora de R$ 900 mil da Camargo Corrêa em 2010 e 2011.

Para Romário de Paula, a oitiva do ex-ministro é “inevitável”. Dirceu tem afirmado, via assessoria de imprensa, que os pagamentos que recebeu das empreiteiras se devem a serviços de consultoria para a prospecção de negócios fora do país.


13 comentários

  1. sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 14:22 hs

    “O Super, Big, Hiper, Mega “PALESTRANTE” que ganha mais por uma “PALESTRA” do que ganhadores de Premio Nobel com Pós-Doutorado. Aprendeu direitinho com o filho que da noite para o dia se tornou um dos maiores empresários do Brasil. Ô familinha competente viu. Todos empreendedores. Por isso o sem dedo rouco colocou o Okamoto no SEBRAE…” – Profº Celso Bonfim

  2. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 14:37 hs

    O ídolo de pés de barro. O barro vira lama.

  3. junior mariano
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 14:40 hs

    O GRANDE CHEFE SUA HORA ESTA CHEGANDO.

    NUNCA NA HISTORIA DESSE PAÍS …. RSSSSS

    GENTE DO PT PRESA…

  4. jaime rodrigues
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 14:45 hs

    VAI FAZER PARTE DA BANCADA DA PAPUDA

    ANDRE VARGAS, ARGOLO, GENOINO, DIRCEU, ETC….

  5. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 14:46 hs

    Pensando bem,se o FHC recebeu muito dinheiro sem ter nada a dizer,por que o Lula não pode também receber já que tem muitas realizações para falar??????????

  6. Luigi
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 15:16 hs

    Com minhas escusas por não ter visto a matéria que está abaixo publicada, peço excluir meu comentário de hoje.

  7. Tisa Kastrup
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 15:58 hs

    Oremos!

  8. MANOEL BOCUDO.
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 16:03 hs

    UMA CABEÇA DESTAS TEM QUE SER ESTUDADA A FUNDO, UM PALESTRANTE FORA DE SÉRIE, NEM BIL GATES GANHA TANTO EM PALESTRAS. AS CABEÇAS DE MANTEGA E JOAQUIM LEVY NÃO CHEGAM NEM AOS PÉS DO DESDEDADO AI. SUMIDADE PURA.

  9. Fala sério
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 18:02 hs

    Se PF apertar o Lula, ele faz delação premiada e entrega todos os “cumpanheiros”. Gente deste tipo, faz de tudo para se safar de uma jaula. kkkkkkk

  10. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 20:58 hs

    O Sérgio Silvestre insiste na sua enfadonha e nada convincente tarefa de justificar erros passados com os do presente, esquecendo-se que o seu PT chegou ao “Pudê”, justamente empunhando a bandeira do Xô Corrupção. Deixa de ser chato, caralho!

  11. zé oreia
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 21:41 hs

    Ô Campana, você por acaso leu o conteúdo da notícia que publicou antes de criar o título? Pois parece que não. Estou vendo que seus comentaristas não são lá muito espertos, mas você poderia ter um pouquinho mais de bom senso. E nenhum comentário sobre os 16 milhões que o IFHC recebeu da mesma construtora?

  12. Edson
    sábado, 13 de junho de 2015 – 11:40 hs

    Como reforço ao comentário da Tisa: Orai! Orai para que o FBI entre no caso! Parabéns a PF. Aliás, se eu fosse o Delegado da PF responsável pelo caso, no final do Inquérito, mandaria uma cópia do relatório para o FBI. Aí, todos veríamos os “machos” que pensam serem donos do país melarem as calças.

  13. Khan
    sábado, 13 de junho de 2015 – 14:20 hs

    E não é que ainda tem gente defendendo os larápios?
    Olho nesses aí, PF.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*