Paraná já investe 34% na educação, diz Romanelli | Fábio Campana

Paraná já investe 34% na educação, diz Romanelli

romanellialep

O Paraná já investe 34% do seu orçamento em educação, disse nesta terça-feira, 23, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do governo no legislativo estadual, ao comentar manchete de jornal local que aponta que os deputados estaduais teriam rejeitado investimento mínimo de 30% no setor.

Segundo Romanelli, o projeto de lei aprovado nesta segunda-feira, 22, do Plano Estadual de Educação garante, sim, que os investimentos devem ser ampliado com metas anuais. Os 30% são definidos pela Constituição Estadual, não podem ser diminuídos. “Aliás, atualmente, o Paraná investe 34% de tudo o que arrecada com a educação”, disse.

Romanelli explica que o plano estadual não definirá um percentual mínimo para essas metas pois, dado o tempo de vigência (10 anos), as necessidades da área podem sofrer alterações, o que demandaria, dependendo da situação, mudanças também nos índices.

“A Constituição Estadual do Paraná, em seu artigo 185, define claramente que o mínimo garantido para investimento em Educação no Estado é de 30%. Isto não muda, é lei. O que nós fizemos é garantir que a educação tenha metas de ampliar os recursos conforme as suas necessidades. Por isso não foi estipulado um percentual, já que o mesmo pode mudar conforme o tempo que o plano estará vigente”, disse o deputado.


13 comentários

  1. Cesar
    terça-feira, 23 de junho de 2015 – 14:48 hs

    Pode investir 300% em educação que o desempenho dos nossos alunos continuará o mesmo(entre os últimos do planeta!).
    Enquanto a esquerdinha continuar dominando o sistema educacional,pregando os “ensinamentos” do” gênio” Paulo Freire,continuaremos com esse sistema educacional embusteiro que temos.
    Precisamos de professores que estejam dispostos e preparados a ensinar matemática,português,geografia…
    Mas o ofício atual dos mestres é embutir na cabeça dos pobres coitados dos alunos é que eles são uns oprimidos…
    Já passou da hora de se começar a dizer a verdade sobre nosso sistema educacional.

  2. MANOEL BOCUDO.
    terça-feira, 23 de junho de 2015 – 14:59 hs

    MEUS PARABÉNS CESAR PELO SEU COMENTÁRIO, VC FOI NA RAIZ DA QUESTÃO, PROFESSORES DE VERDADE SÃO POUCOS.

  3. Ney Camargo Machado Filho
    terça-feira, 23 de junho de 2015 – 15:27 hs

    Como dizia nosso saudoso grande jurista Pontes de Miranda: “Será que este jornal não tem pelo menos um jurista para não deixarem escreverem tantas asneiras”.´É isto aí mesmo deputado Romanelli. ” A Constituição Estadual do Paraná em seu art.185, define com todas as letras, que o investimento em educação no estado do Paraná e de no mínimo trinta por cento. Senhores antes de comentarem leiam a Constituição. Parabéns deputado Romanelli

  4. César
    terça-feira, 23 de junho de 2015 – 18:56 hs

    Obrigado Manoel,é preciso que mais pessoas iniciem uma profunda discussão sobre o que nossos alunos estão recebendo nas escolas.Essa discussão somente de aumentar as verbas para a educação é para inglês ver…
    Nenhum político tem a coragem de discutir o cerne,a essência,do problema.
    Então é preciso que a discussão parta da sociedade…

  5. SOMBRA
    terça-feira, 23 de junho de 2015 – 19:31 hs

    Alep 30 % que vergonha.

  6. Henrique de Souza
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 11:41 hs

    O PR é um dos Estados que mais investem na Educação, já foi dado um dos melhores reajustes, e de todas as categorias, a educação é a que mais se beneficiou. A maioria dos estados já apenas o mínimo, mas o Governo sempre tenta ajudar mais.

  7. Maicon
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 13:33 hs

    Acredito que se não fosse o braço armado do PT na App sindicato, nosso estado estaria mais avançado na educação. Tem professor doutrinando em sala de aula.

  8. Eloá Ayla
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 13:40 hs

    O governo do PR tem investido bastante na educação aqui do estado, como também em outros diversos aspectos de suma importância… E a educação é a que mais tem se beneficiado, e dado um dos melhores reajustes entre todas as categorias, devemos reconhecer o trabalho do Governo do Estado do Paraná tem feito pelo estado, melhorias, investimentos, etc…

  9. Creusa
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 14:06 hs

    O governo paranaense está sempre investindo em melhorias para diversas áreas, e a educação vem sendo uma das mais beneficiadas. Paraná é um dos estados que investem o máximo na educação, outros apenas o básico….

  10. Giordana
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 14:21 hs

    Beto Richa vem melhorando nosso estado e dado grande importância a educação, concedendo aos servidores os melhores reajustes. nenhuma outra categoria foi tão beneficiada quanto essa. Parabéns.

  11. Caleb
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 14:29 hs

    Richa quer investir cada vez mais em educação, pois sabe que é uma área de muita importância para todos. O que o governo paranaense já investiu até agora, foi muito mais que outros partidos em um tempo quase dobrado á esse. Parabéns para o governador e sua equipe, que estão sempre dispostos a melhor o Paraná!!!

  12. isis lavinia
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 14:45 hs

    Paraná sempre em frente, não para nunca, sempre nos trazendo novos investimentos, novas conquistas em diversos aspectos, temos de reconhecer o que o governo estadual vem fazendo em prol do PR, e o quanto vem investindo na educação, pois a educação é uma área de suma importância, como também a saúde, segurança, e todos esses aspectos o governo vem trabalhando para melhorias!!!

  13. manu bekcer
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 14:55 hs

    A educação tem ganhado bastante investimentos pelo governo estadual, o que é de suma importância e beneficiante para a população, e todos sabemos que o Paraná é estado entre todos os outros que mais investe na educação!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*