'Eu não respeito delator', diz Dilma Rousseff | Fábio Campana

‘Eu não respeito delator’, diz Dilma Rousseff

dilma-divulgação

d’O Globo:

“Eu não respeito delator”, disse a presidente Dilma Rousseff na tarde desta segunda-feira, em sua primeira reação pública ao depoimento do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa. Em breve conversa com a imprensa após encerrar, em Nova York, um seminário sobre oportunidades de investimento em infraestrutura no Brasil, Dilma negou as acusações de repasses irregulares durante a sua campanha de reeleição e prometeu tomar providências se voltar a ser citada pelo empreiteiro, mas defendeu que a Justiça investigue as denúncias.

– Não aceito e jamais aceitarei que insinuem sobre mim ou a minha campanha qualquer irregularidade. Primeiro porque não houve. Segundo porque, se insinuam, alguns têm interesses políticos – declarou.

A presidente lembrou que aprendeu cedo a não gostar de Joaquim Silvério dos Reis, o traidor da Inconfidência Mineira:

– Tem uma coisa que me acompanhou ao longo da vida. Em Minas, na escola, quando você aprende sobre a Inconfidência Mineira, tem um personagem que a gente não gosta porque as professoras nos ensinam a não gostar dele. Ele se chama Joaquim Silvério dos Reis, o delator. Eu não respeito delator.

Dilma citou nominalmente o tucano Aécio Neves, argumentando que se ela recebeu R$ 7,5 milhões da UTC no segundo turno da campanha presidencial de 2014, o candidato do PSDB também foi agraciado “com uma diferença muito pequena de valores”. E recorreu, mais uma vez, à sua experiência durante a ditadura:

– Tentaram me transformar numa delatora. A ditadura fazia isso com as pessoas presas. Eu garanto para vocês que eu resisti bravamente, até em alguns momentos fui mal interpretada, quando eu disse que em tortura a gente tem que resistir, porque senão você entrega seus presos. Então não respeito nenhuma fala. Agora, acho, para ser bem precisa, que a Justiça tem que pegar tudo o que ele disse e investigar, tudo, sem exceção. A Justiça, o Ministério Público, a Polícia Federal.

Quando a perguntaram se pretende tomar alguma providência, ela foi categórica:

– Se ele falar sobre mim, eu tomo.

Quanto aos seus ministros – Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação Social, foram citados na delação –, a presidente afirmou que vai discutir com cada um privadamente:

– Aí nós vamos avaliar com cada ministro, porque é foro deles.

No depoimento de delação premiada, o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono das construtoras UTC e Constran, apontado como chefe do “cartel das empreiteiras”, listou como beneficiários de recursos da empreiteira a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014; a campanha do ex-presidente Lula em 2006; a campanha de Mercadante, ao governo de São Paulo em 2010; e mais cinco senadores e três deputados federais. O Ministério Público Federal e a PF vão investigar se as doações foram legais ou se houve irregularidades.

O empresário diz que boa parte dos recursos, mesmo os declarados, repassados a políticos é compensada por desvios de contratos com a Petrobras. Para investigadores, isso pode ser considerado ilegal, mesmo havendo registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outra interpretação é que, se a denúncia se comprovar, haveria corrupção, pelo fato de o empresário ser obrigado a doar para obter contratos, e ainda lavagem de dinheiro, porque recursos da estatal poderiam ter sido drenados para doações de políticos do governo.


25 comentários

  1. MANOEL BOCUDO.
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 16:21 hs

    COM PORVA PARA A CAMPANHA NÃO FALAVA MAL DO HOMEM, AGORA É DELATOR, NA CAMPANHA ERA COLABORADOR. VAMOS EXPLICAR A NAÇÃO
    URGENTE DONA DILMA, COM JOÃO VACCARI PRESO, EDINHO NO ROLO, MERCADANTE NA LISTA, A COISA ESTÁ APERTANDO, E AGORA…….

  2. Bidu
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 16:22 hs

    Nossa! Coitado do Luiz Antonio, aquele auditor da Receita! A Chefe suprema ferrou com ele hein? E o GAECO? Vai ficar pianinho ou vai detonar D.Dilma? Com a palavra o MP!

  3. Paolo
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 16:44 hs

    E eu não respeito delatado(a) corrupto(a)!!! Empatamos!

  4. Rubens Slaviero Filho
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 17:28 hs

    Sra Dilma, a excelentíssima está faltando com respeito há muito tempo com o povo brasileiro de modo geral. O delator é somente a ponta do iceberg em que vocês estão metidos. Essa política de “compadrio” está chegando ao fim através do juiz Sérgio Moro.

  5. João
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 17:32 hs

    Enquanto o empresário era achacado era amigo. Agora que resolveu contar o que sabe é inimigo?

  6. Sergio R.
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 17:46 hs

    Ela resistiu mas perdeu o cérebro, que foi substituído por serragem. É muita cara de pau.

  7. LUIZ
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 17:48 hs

    ESSA IMBECIL SÓ RESPEITA A LAIA,A QUADRILHA À PERTENCE.

  8. segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 17:58 hs

    Alguma vez um PeTista respeitou alguém ?
    São todos doentes com alto grau de periculosidade

  9. Jair Pedro
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 18:03 hs

    O problema dona Dilma, não é a senhora respeitar delator.
    O problema é ninguém mais respeitar a senhora. É que a senhora mentiu descaradamente. Agora quer posar de pessoa séria?
    Se olhe no espelho, sendo que a única coisa que pode fazer bem ao seu ego é sua silhueta.

  10. Do Interior....
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 18:15 hs

    Não respeita porque ele não leva mais dinheiro surrupiado das estatais para os cofres podres do PT.

    Está cuspindo no prato que comeu, agora que a cobra fedeu!

    Fora PT
    Fora Lulismo corrupto

  11. Do Interior....
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 19:52 hs

    O PT não respeita nada. Nem a democracia, nem a opinião de outros. Não admitiu que a funcionária do Santander estava certa quando ela fez a previsão de que o dólar iria passar dos 3 reais. Depois, o sapo barbudo, o sabe tudo, disse que ela não entendia nada de Brasil e mandou o presidente do Santander demiti-la. E foi o que aconteceu. Hoje vemos quem tinha razão e quem não entende nada de Brasil e de economia.

    Veja que deu o PT grego no poder. Estão falidos!

  12. Sueli Guimaraes
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 20:08 hs

    Eu respeito Presidente da Republica. Mas depende do (a) Presidente !!

  13. segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 20:18 hs

    Graças a DELAÇÃO PREMIADA é que foi descoberto a CORRUPÇÃO na PETROBRAS. Ela tem ódio dos mesmos, pois acabou~se a SANGRIA na PETROBRAS e em outras ESTATAIS e MINISTÉRIOS. Ela sabe que deve, mas nega, como todo bom petista.

  14. Ex-Funcionário
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 21:17 hs

    Alguém garante que a “presideanta” foi torturada na ditadura??? Cuidado que o MP esta chegando próximo da corja que se instalou no Planalto… E o chefe Brahma deve estar com o ** que não passa nem vento!!!!!

  15. Odemar
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 21:32 hs

    Isso. Então se vc souber de uma pessoa que abusa de crianças, não delate.
    A sumidade quer comparar delação de segredo com delação de crime.
    Mandem essa mulher pra cadeia.

  16. EU HORA
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 21:50 hs

    -E A REFINARIA DE PASADENA???
    NÃO VAMOS ESQUECER. A GRANA FOI ALTA.

  17. Apartidário
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 22:10 hs

    Virando o cocho. Agora o empresário financiador da campanha do PT virou um desacreditado e mentiroso delator.

  18. Zé Ruela
    terça-feira, 30 de junho de 2015 – 4:58 hs

    Não respeitar delatores é CÓDIGO DE HONRA DE BANDIDOS. Meu Deus, essa mulher não tem noção do que fala, ou tá usando alguma droga estragada.

  19. FUI !!!
    terça-feira, 30 de junho de 2015 – 6:21 hs

    A maior cara de pau desta dupla Lula / Dilma é afirmar que não
    respeita delator… É bom lembrá-los que todos os delatores foram
    colocados por eles no poder e roubaram bilhões. Quem é o culpa-
    do !?

  20. terça-feira, 30 de junho de 2015 – 8:19 hs

    “É… Está todo mundo preocupado com isso que ela falou. Me deu 10 tipos de medo agora. Vindo dela essa fala é um elogio. Pior se fosse o contrário. presidANTA… presidANTA… Por favor tenha a compostura que seu cargo exige. Desça do pedestal e reconheça que vocês estão ATOLADOS até o pescoço nesse mar de lama de corrupção. A casa caiu para vocês. IMPEACHMENT JÁ…” – Profº Celso Bonfim

  21. clarice franze
    terça-feira, 30 de junho de 2015 – 8:37 hs

    POIS É, ELA NÃO RESPEITA DELATOR……MAS…RESPEITAOS LADRÔES, I QUE A FAVORECERAM PARA CHEGAR AO CARGO COM DIREITO À RETÔRNO É CLARO.
    PARA ELA EXISTE O DÁ L´, QUE DOU CÁ.
    AGORA OS CAMARADAS ESTÃO INCOMODANDO.
    SE CUIDA D. DILMA, COISAS PIORES VIRÃO POR AI.

  22. Johan
    terça-feira, 30 de junho de 2015 – 10:43 hs

    Caro FÁBIO, com as manifestações acima, sobra pouco espaço para manifestação. Essa tresloucada presidente DILMA A LOUCA está delirando, tomou algo estragado. Está por demais HUMILHADA, não vale UM TOSTÃO FURADO, pois após mais de 30 anos praticando um anti-americanismo boco-roto foi ao país americano pedir apoio FINANCEIRO aos empresários para cobrir os PRÓPRIOS FUROS praticados nos últimos 12 anos. Após jogar fora no lixo mais de US$1,0 bi em uma refinaria obsoleta, adquirida com o aval da mesma pela PETROBRÁS, acredita que os empresários colocarão recursos em canoa furada, TÁ BRINCANDO!!!. Agora ficou claro que além da pratica criminosa de caixa 02, os membros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA são praticantes como RECEPTADORES DE PRODUTOS ROUBADOS, desviados das empresas estatais. Como esconder esse fato. O recurso entra com recibo na campanha, porém a origem desse recurso é produto de ROUBO.. Lembrarei as palavras do DEPUTADO ROBERTO JEFERSON, Zé Dirceu, vá para casa e fique queito, altero para DILMA VÁ PARA CASA JÁ, antes que a casa caia em sua cabeça. É apenas uma questão de tempo. Defendo a liberdade de opinião,, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a mobilização dos CAMINHONEIROS e a redução de R$ 0,50 por litro de diesel. Apoio a RENUNCIA JÁ da DILMA A LOUCA, para evitar que cometa maiores VEXAMES e VERGONHAS, praticadas contra a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  23. Freddy Kruger
    terça-feira, 30 de junho de 2015 – 13:10 hs

    Por mais esta e por outras, está comprovado que não se pode acreditar em Petistas. Quando o “Delator” desviava fortunas para Ela, para o Lula, para o PT e partidos aliados, Ele era extremamente confiável e figura parda. Agora que foi pego com a boca na butija, e que incriminou os mandantes, com provas, é somente um delator que não merece mais confiança. Este, com certeza, deve ser o raciocínio lógico de “mulheres sapiens”, nova espécie que evoluiu aqui no Brasil, a partir da PresiDANTA !

  24. Helena
    quinta-feira, 2 de julho de 2015 – 17:20 hs

    Não respeita nem quem a elegeu? Traiu todos seus eleitores!

  25. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 3 de julho de 2015 – 11:22 hs

    Dilma não respeita ninguém. Chuta a própria sombra.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*