Brasil está de ressaca, diz Levy | Fábio Campana

Brasil está de ressaca,
diz Levy

jlevy

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta terça-feira (23) que a economia brasileira tem desacelerado e avaliou, ao fazer uma analogia com o mar, que é como se o país estivesse vivendo “um pouco de uma ressaca”. “Tem uma vantagem. Ressaca passa. Uma boa noticia. A gente tem que se preparar. Não pode deixar o barco bater nas pedras. Temos de fazer eventuais adaptações, equilíbrio nas medidas. Temos essa confiança. Sem muita marola, é o que eu diria com relação a situação”, afirmou. As informações são do G1-Brasília.

De acordo com o ministro, com a desaceleração da economia, a arrecadação de impostos e contribuições federais tem caído mais do que a “elasticidade tradicional”. Para este ano, o mercado financeiro prevê uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,45% – o que, se confirmado, será o maior recuo da economia em 25 anos.

“Temos tido nos últimos anos desequilíbrio quase que estrutural de arrecadação recorrente e as despesas. Isso se acentua quando tem uma desaceleração cícilica. Não ainda devido ao ajuste [fiscal, implementado com alta de tributos e limitação de gastos]. Não foi tão significativa. Obviamente, estamos sendo mais comedidos. Não estamos dizendo que estamos fazendo uma ‘trava’ tão forte. Também não tivemos aumentos de impostos significativos”, declarou Levy.


8 comentários

  1. Regabofe
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 14:29 hs

    Eu também!

  2. QUESTIONADOR
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 14:55 hs

    -Meu Deus que dedução mais inusitada!!!
    -Enquanto o EUA e Europa está voltando à crescer, o Brasil anda na contramão da economia mundial!!! Por qual motivo???
    -Seria o aumento acachapante de impostos, a ineficiência governamental em cortar os próprios gastos, falta de incentivo e políticas para exportação, ou a própria incompetência do governo que joga sua responsabilidade na “elita branca de olhos azuis”???

  3. COMANDO
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 15:01 hs

    Ressaca esta os que pensam que governam, mas não conseguem governar nem mesmos suas casas…

  4. Olmir Antonio de Oliveira
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 15:13 hs

    Quais as soluções, coisas práticas, efetivas, duradouras. Sabemos que grande parte é uma espécie de trauma psicológico, com causas e causadores conhecidos, sabemos e isso fez parte da escolha popular, voto. Existem saídas sim, trabalho, investimentos, ética,… zelo com os recursos públicos, estabelecimento de prioridades, entre os quais educação e formação profissional, segurança pública, este em especial é um dos nossos maiores problemas do país. Aqui na paróquia temos até funcionário espécie de rebelde oportunista sem causa, por mais inacreditável até se sentido a vontade em dizer e ter quem possa acabar com a vida de pessoa a quem ele insiste em caluniar, difamar,.. prejudicar de toda ordem e sorte, sem razão e ou motivo, a questão porque e de conta de quem, parece ser coisa da cultura do individuo. Isto e muito mais são coisas que não podem acontecer em um país livre, democrático e capitalista, oportunista impondo a desordem e desrespeito a direitos e a lei.
    Antes de tudo o país precisa oferecer segurança para as pessoas. para as empresas, dizer do respeito aos contratos, leis e normas….

  5. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 15:22 hs

    O Brasil ainda está de porre. Enquanto o lulopetismo governar o país continuará de porre. A ressaca ainda não veio.

  6. JOÃO DO LITORAL DE SC.
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 15:34 hs

    E o povo está com muita dor de cabeça, perdendo emprego,não tendo grana para pagar as contas,sem medicamentos, muitos não tem em sequer um AAS ou uma Dipirona….Como diz o comentarista NETO,é brincadeira………..

  7. FUI !!!
    quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 16:39 hs

    Por mais competente que seja o Levy não vai resultar em nada
    se o não conseguir cortar os gastos do governo. É o que dizia antes
    de assumir o cargo. Cortar os gastos significa cortar a própria carne,
    o que os políticos não farão de jeito nenhum. Quem cortaria todas
    as mordomias que possuem para beneficiar o país !? Nem morta !!!

  8. NA CORDA BAMBA
    quinta-feira, 25 de junho de 2015 – 4:10 hs

    O número de Ministérios e cargos comissionados que se espalhou
    neste maldito governo inviabiliza totalmente qualquer país. É como
    se uma família tivesse duzentos filhos pendurados em um só pai.
    Nem que fosse bilionário o cara estaria falido em pouco tempo…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*