A ruína da era Lula | Fábio Campana

A ruína da era Lula

Acossado pelas investigações da Lava Jato e cada vez mais impopular, o ex-presidente parte para o ataque – e expõe o ocaso do modo petista de fazer política

Flávia Tavares, Leandro Loyola e Diego Escosteguy, Época

Num encontro recente com os principais chefes do PMDB, o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva, novo líder da oposição ao governo petista de Dilma Rousseff, comparou a presidente a uma adolescente mimada. Na analogia, Lula se apresenta no papel de pai preocupado. O petista, como é de seu hábito, sempre aparece nesse tipo de metáfora como figura sensata, arguta, sábia. Desempenha a função do pai – do bom pai. “Ela (Dilma) faz bobagem, você senta para conversar e dizer por que aquilo foi errado. Ela concorda, claro”, disse Lula. “Mas não demora, logo no dia seguinte, ela vem e faz tudo de novo. Te chamam na delegacia para buscar a filha pelo mesmo motivo.” Todos eram homens, e riram. A culpa pelas desgraças do país não é da Geni. É de Dilma.

A historinha de Lula, compartilhada num momento de intimidade política, revela quanto Lula tem, de fato, de argúcia – e quanto Dilma tem de impopularidade. Conforme a aprovação da presidente aproxima-se do chão (10%), como mostrou o Datafolha na semana passada, mais à vontade ficam os políticos para fazer troça da petista. Até ministros próximos de Dilma, que conseguem trabalhar há anos com ela, apesar das broncas mal-educadas que recebem cotidianamente, não escondem mais o desapreço pela presidente. “A Dilma conseguiu implodir as relações com os movimentos sociais, com o Congresso e com o PIB”, diz um desses ministros, que é do PT. “O segundo governo acabou antes de começar. Estamos administrando o fracasso e os problemas do primeiro mandato. Resta apenas o ajuste fiscal para o país não quebrar.”

Ninguém discorda que Dilma é uma presidente estranha. Num momento de crise profunda no país que ela governa, só aparece em público para pedalar pelas ruas de Brasília. Os políticos mais antigos lembram-se das corridas matinais de Collor nas proximidades da Casa da Dinda, quando o governo dele desmoronava. Transmite o mesmo tipo de alienação. Na semana passada, num discurso que entrará para os arquivos da Presidência da República, Dilma “saudou a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil”. Estava no lançamento dos Jogos Indígenas. Falou de improviso. Inventou expressões como “mulheres sapiens” e pôs-se a elogiar a bola usada pelos índios. “É uma bola que eu acho um exemplo, é extremamente leve. Já testei e ela quica”, disse Dilma. Um ministro que presenciou o discurso não acreditou no que via. “Dava vontade de sair correndo e tirar o microfone dela”, diz ele, ainda rindo da cena.

O esporte do momento em Brasília, como fez Lula, é ridicularizar Dilma. Mas será ela a verdadeira responsável pela crise que acomete o Brasil em 2015? Ninguém discorda de que a presidente tem responsabilidade – e muita – pela crise econômica. Mas os fatos políticos dos últimos meses, e em especial das últimas semanas, demonstram que a crise prolongada – política, social, criminal e econômica – é sintoma da ruína de uma era, uma era definida não por Dilma, mas por quem a concebeu politicamente: Lula, o pai. Trata-se de uma era em que o PT exerceu o poder por meio do fisiologismo do mensalão e do petrolão, abandonando, a partir do governo Dilma, a razoabilidade econômica e a conciliação política.


16 comentários

  1. Gardel
    sábado, 27 de junho de 2015 – 12:25 hs

    Lula antes da chegada a presidência da republica dizia que dobraria o poder de compra do salario mínimo, na verdade aconteceu o contrario, pois agora convivemos com uma inflação que corrói a população.

  2. Luigi
    sábado, 27 de junho de 2015 – 12:32 hs

    E afinal de contas, quem faz o papel da Geni? Será que a teoria de gênero explica?

  3. LUIZ
    sábado, 27 de junho de 2015 – 12:33 hs

    E O QUE SE PODERIA ESPERAR,DO MAIOR LIXO QUE JÁ PISOU NA TERRA.

  4. sábado, 27 de junho de 2015 – 13:33 hs

    O pai de toda desorganização ( bandalheira ) existente no país inclusive de se ter uma 4º adminstração desastrosa que na verdade é sinomino da gestão Petista, chama -se lulismo.Aquela senhora simples tinha toda razão quando falou que não acreditava no Presidente Lula quando canditato pela 1º vez, este fato, foi contado aos quatro canto do país pelo o próprio Ex- Presidente Lula, conveamos que senhora sábia.Agora este senhor se apresenta como crítico da sua própria cria, uma hora fala de modernidade, quer saber chegou a hora de vossa excelência vestir o Pijama.

  5. sábado, 27 de junho de 2015 – 16:31 hs

    Ele e responsável,pelo mensalão PETROLAO,Dnitao,correios,BNDES,BB. Caixa,fundo de pensões.A Policia Federal,tem que estar vigilante,pois ele vai sumir e ir para Cuba Venezuela Etc..,mas acho que ele deve ir para a CUBA QUE O PARIU!!!!!!!!

  6. Luis Break
    sábado, 27 de junho de 2015 – 16:42 hs

    O que sabem sobre isto a APP sindicato, Prefeito Fruet e sua vice?
    Tiveram participação nos encontros?

  7. Larry de Camargo Vianna Nascim
    domingo, 28 de junho de 2015 – 10:50 hs

    Estou aguardando ansioso a prisão deste picareta

  8. Jair Pedro
    domingo, 28 de junho de 2015 – 11:26 hs

    É a demonstração clara da derrocada do PT.
    E como sempre foi a principal atitude de chefe da quadrilha e de sua pau mandado, alguém tinha que ser responsabilizados pelos desmandos e erros. Lógico, desde que não fosse um deles.
    Agora, já não tendo mais como enganar os trouxas, e não tendo mais a quem imputar as responsabilidades, começam a se comer. Triste fim!
    O calça frouxa, de que lado você está? Do chefe ou da sua obra prima?

  9. Palpiteiro
    domingo, 28 de junho de 2015 – 12:12 hs

    Somos um povo honrado governado por ladrões. Essa manchete da Tribuna da Imprensa é cada vez mais atual.

  10. Do Interior....
    domingo, 28 de junho de 2015 – 12:41 hs

    Lula propôs ao ministro do TCU que contestasse pedaladas. De outro lado, frente de esquerda com partidos e movimentos sociais ganha nome de Grupo Brasil. Isso indica que os Petistas malandros de esquerda, entre eles, LuLLa, estão querendo abandonar o barco de Dilma e, para isso, já tramam uma saída “pela esquerda”. É como se fizessem oposição a si mesmo.

    A situação seria cômica se não fosse trágica…É como se o ladrão fosse tirar “satisfação” com a polícia…NÃO É DE PASMAR?

  11. domingo, 28 de junho de 2015 – 15:04 hs

    LULA NÃO TEM MORAL SUFICIENTE OU NENHUMA EM FALAR MAL DE DILMA, ELE APRESENTOU AO BRASIL DE QUE SE VOTASSE NELA ESTARIA VOTANDO NELE, ASSUMIU A PATERNIDADE DA CRIATURA, POIS IMPÔS SEU NOME A DE MUITOS OUTROS PETISTAS, NA ÉPOCA, TIDOS COMO PRESIDENCIÁVEIS. MAS A ESCOLHEU POR ACHAR QUE A MANOBRAVA, E OS PREJUÍZOS FICARAM EVIDENTES, POIS O GOVERNO LULA FOI UMA FARSA E DELA TAMBÉM. MANIPULAM TUDO O QUE TEM DIREITO MAS QUEREM ASSUMIR RESPONSABILIDADES tanto LULA quanto DILMA. Agora o Lula que fz da criatura a Presidente desta Nação não quer assumir tal ENCARGO. O povo brasileiro aprendeu que votar no PT é votar no ilusionismo, na mentira e na CORRUPÇÃO. Corrupção sempre existiu e continuará tendo, mas o PT a APERFEIÇOOU e a DILAPIDOU de tal maneira que, embora perceptível, é quase impossível de dectetá-la.

  12. antonio carlos
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 10:11 hs

    O Brahma da Silva parece ter ficado meio lento depois que saiu do trono, só agora ele viu que a cria dele é do jeito que é? Cara, mano você parou no tempo ou só começou a enxergar isto agora? Não vou te mandar crescer porque você já é bem velhinho, se não te mandaria. Mas o que enterrou de vez o segundo mandato, se é que se pode dizer assim, da camarada presidanta foram estas declarações, a da Mulher Sapiens é coisa pra entrar na nossa história, foi de uma estupidez retumbante. O negócio da camarada presidanta é se amarrar na mandioca e calar a boca. Cala boca Magda, ou melhor dizendo, Dilma.

  13. jaferrer
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 10:27 hs

    Vamos ver se a população finalmente acorda e enterra de vez esse elemento abjeto de nossa fauna política.

  14. QUESTIONADOR
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 12:29 hs

    -Com a operação Lava-Jato, os ratos abandonam o navio em que há tempos se beneficiavam….

  15. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 13:20 hs

    O ídolo de pés de barro. Não resistiu à primeira enchente e vai virar lama da história.

  16. junior MARIANO
    segunda-feira, 29 de junho de 2015 – 14:27 hs

    BIOGRAFIA DO EX PRESIDENTE FOI MANCHADA PELA CORRUPÇÃO, EMPREGUISMO, TOMA LÁ DA CÁ.., MANCHADA PELOS MENSALEIROS, PETROLÃO, LOBISTA DE EMPREITEIRAS.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*