PT perdeu nas urnas, mas ganha na base da greve | Fábio Campana

PT perdeu nas urnas, mas ganha na base da greve

A segunda greve dos professores da rede estadual, comandados pela APP Sindicato, completa 24 dias nesta segunda-feira, 18. Os dias parados neste ano somam 54 dias em um movimento que assumiu caráter meramente político e que não leva em conta os tremendos prejuízos impõe aos alunos. A verdade é que o PT, que perdeu nas urnas no paraná, tenta derrotar o governo através dos pesados movimentos de contestação.

O movimento, já declarado abusivo pela Justiça, iniciou como uma “greve preventiva” para evitar a votação do novo plano de custeio da Previdência. A greve prosseguiu depois que o projeto do governo foi aprovado. O pretexto agora é o percentual de aumento relativo à data base da categoria.

Nesse novo foco a APP radicalizou e se retirou das negociações. O governo estabeleceu então um percentual de aumento de 5%. A APP passou a exigir 8,17% relativos à inflação do período. A exigência tem por objetivo produzir desgastes políticos para o governo.

Desde 1994, Plano Real, a indexação (reposição automática da inflação) não existe mais e é proibida. Os professores não estarão tendo perda alguma com uma correção abaixo do índice do INPC. Nos últimos quatro anos receberam aumentos de 63,6%, 32% acima da inflação do período.

A intransigência da APP, sindicato alinhado fanaticamente ao PT, não faz sentido quando se compara com a situação do governo federal, comandado pelo partido, e de outros estados. O governo Dilma vai dar um reajuste com os mesmos 5% que o Paraná. Não se vê movimentação dos sindicatos ligados a CUT, como a APP, para contestar esse índice de aumento.

O Rio Grande do Sul atravessa uma crise tão grande que o salário dos professores está sendo parcelado. Nem se fala em aumento. O Espírito Santo não deu nenhum aumento. São Paulo proibiu por decreto qualquer aumento ao funcionalismo em 2015. Minas Gerais, estado governado pelo PT, promete pagar o piso nacional da categoria até 2017.

O Paraná paga acima desse piso. Na verdade, segundo a ex-presidente da APP, Marlei Fernandes, um professor da rede estadual do Paraná pode se aposentar com até R$ 12 mil mensais (https://www.youtube.com/watch?v=JKe_Ti_Yd5A) que é 3 vezes o teto do INSS. A greve dos professores é 100% política e a sociedade precisa manifestar seu repúdio a esse movimento.


31 comentários

  1. VLemainski - Cascavel
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 11:49 hs

    No final do mês, se o governo não afrouxar e atingir a parte mais sensível dos manifestantes, o bolso, a situação será resolvida… Uma pena que tem muitos professores sendo ameaçados por contestarem a greve.

  2. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 12:32 hs

    E TEM MUITOS SENDO AMEAÇADOS POR ADERIR A GRAVE,

  3. juvenil correia
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 12:37 hs

    FORA PT,, FORA APP, GREVISTAS QUE NAO GOSTAM DE TRABALHAR, PREGUIÇOSOS, SUGANDO DINHEIRO PUBLICO, RECEBENDO SEM TRABALHAR

  4. araujo
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 12:43 hs

    Tem que colocar essa pelegona para trabalhar.Usa os profewssores para defender interessespróprios e da petezada.Se fosse gente boa só o professorado teria feito dela deputada federal.Final do ano nas férias o professorado vai ter que trabalhar e a pelegona vai pra beira mar tomar água de coco.

  5. COELHO RICOCHETE
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 13:12 hs

    Pelega covarde!
    – Atiça seus cumpanhêros amestrados para romper cordão de isolamento policial,
    – Atenta contra as bandeiras,
    – Atenta contra a Democracia e contra a República
    – Impede o direito dos cidadãos de ir e vir livremente (bloqueando ruas),
    – Desrespeita o direito de greve (ilegal)
    – Desrespeita o direito de os alunos terem aula.
    Vão trabalhar, cambada de vagabundos!

  6. COELHO RICOCHETE
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 13:13 hs

    PS: SS, vá cuspir teus comentários vermelhos em blogs petralhas!

  7. taderu rocha
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 13:15 hs

    JUVENIL,,, VOCÊ DISSE TUDO É ISSO AI, AGORA PT QUER SER A VITIMA DESSA VERGONHA … DELES..

  8. segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 13:21 hs

    O direito de um termina quando começa o direito do outro, então está na hora de parar e pensar no direito do aluno, que exemplo que estão dando, querendo tudo a força.
    Um governo não deve ficar refém de uns poucos associado ao Pt, Cut e App, afinal é o povo quem paga os salários dos funcionários públicos, o povo já cansou dessa baderna, chega!

  9. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 13:27 hs

    Ué,existe blogs vermelhos ou todos os blogs são uma democracia.
    Não conheço o Campana pessoalmente,as vezes são barrados algum comentários meu e eu até concordo por meu impeto italiano de dizer meio que na cara
    Mas um sujeito com o pseudônimo de coelho me dizer pra ir comentar noutro lugar,cheira o que o ditadorzinho barato,nazista.Só gosta de opinião favorável a suas idéias imbecil

  10. Tisa Kastrup
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 13:31 hs

    Professores ensinam pelo exemplo e devem SER o exemplo.
    Essa “professora” é exemplo para quem? Para os alunos?

  11. LUIZ
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 13:35 hs

    COMO JÁ FOI DITO,VÃO TRABALHAR AO INVÉS DE ACHACAR A POPULAÇÃO QUE PAGA POR UMA COISA DE PÉSSIMA QUALIDADE E NEM ISSO TEM.

  12. MANOEL BOCUDO.
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 14:03 hs

    PELEGOS DO ORÇAMENTO DA APP, SIM, MAS MAS OS MESTRES VERDADEIROS ESTÃO NA SALA DE AULA. QUE POLITICAGEM DO CACETE ESSA APP. TEMOS PROFESSORES ÓTIMOS NAS FILAS A ESPERA DE VAGAS DE QUEM NÃO QUER TRABALHAR.
    E COM IDEAIS DE LECIONADORES VERDADEIROS.

  13. henry
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 14:05 hs

    VOU REPETIR, SÃO UNS BANDOS DE VAGABUNDOS petistas curruPTos DA APpt sindicato. OS VERDADEIROS PROFESSORES ESTÃO QUERENDO VOLTAR AO TRABALHO.

  14. segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 14:24 hs

    O SS deve ser funcionário público federal comissionado, ou é advogado do PT e sua caterva, pois diz tanta besteira e não se emenda. O PT querer tirar proveito político da greve dos professores (?) ou de malfeitores, que não obedecem os mais comezinhos princípios de civilidade, que é o respeito ao bem comum. Invadem e depredam a AL numa atitude de guerra e querem ser tratados a pão de ló? Roubam objetos da AL. Será que são professores ou arruaceiros, ou estão sendo pagos com o dinheiro d corrupção petista? Que exemplo dão aos alunos. É devido a problemas iguais a esse (greve) que tem que ser DESCONTADOS OS DIAS DE FOLGA. Se não estão SATISFEITOS os com seus salários PEÇAM DEMISSÃO e tentem as ESCOLAS PRIVADAS. E só tentem fazer greve para ver se no dia seguinte ao motim não estarão no olho da rua. O Governo está benevolente com essa cambada de preguiçosos, tem que abrir processo disciplinar e colocá-los na rua, que está sendo atualmente o lugar deles. Em compensação o ensino no Paraná está tão fraco e a mingua que de PRIMEIRO (1°) lugar no IDEP passou a ser o DÉCIMO (10°) E NÃO SE ENVERGONHAM.

  15. Do Interior.....
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 14:25 hs

    PT tem índole nazista. É contra a democracia, apesar de falar nela, utiliza-a para promover seu autoritarismo, mesmo que por intermédio de seus sindicatos, onde há pelegos denegrindo a imagem de qualquer um que tente entrar no frente do PT.
    Fora PT
    Fora APP
    Fora Nazista.

  16. jaques brody
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 14:31 hs

    É preciso desmascarar essa greve política e sem vergonha que está causando prejuízos imensos para nossas crianças. Esse pessoal se faz de coitado, mas pode levar na aposentadoria o triplo que a gente pode sonhar no INSS. Fora PT!

  17. Jair Pedro
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 14:38 hs

    Oh Coelho Ricochete não te incomodes com esse tal Sérgio Silvestre. Não te esqueças que ele se auto declarou inteligente e qualificado. Só não sei, embora seja direito dele, comentar em um blog que não é do nível dele.
    É direito dele se achar superior, o difícil é sê-lo.
    Cabeça de petista. Pura prepotência e arrogância.

  18. Gardel
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 14:43 hs

    Segundo uma agente russa residente no Brasil, disse que quando serviu a embaixada da Rússia, era ela quem organizava o pessoal para realizar protestos. Ela informa que recrutava desempregados nas periferias urbanas e transformava em massa de manobra. O novo conceito de educação tem no comando, agentes de mudanças.
    Acostumados a mamar na teta do governo, os zumbis dos petrallhas da dinastia PT, esquerda sul-americana esta se apoderando do Brasil.

  19. surfista gente boa
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 14:44 hs

    OS FILHOS DOS PROFESSORES QUE ESTÃO EM GREVE ESTUDAM EM ESCOLA PARTICULAR, NÃO PERDERAM NEM UM DIA DE AULA. QUE VERGONHA ESTA POLITICAGEM QUE ESTA ACONTECENDO NO PARANA.

  20. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 15:54 hs

    Zulivre…

  21. Adriane
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 16:49 hs

    É, meu caro, você não é confiável.

  22. João Carlos
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 16:58 hs

    A paralização dos Professores não é política, mas sim de Direito….

  23. Juca
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 17:08 hs

    Essa gente não quer trabalhar. Tudo é desculpa para não trabalhar. Trouxas estão servindo de massa de manobra para o PCC da política brasileira! O Calça frouxa não é funcionário publico federal comissionado e muito menos advogado do PT.É apenas mais um daqueles que acha que saiu da miséria graças ao PT porque tem um computadorzinho surrado para escrever besteiras e defender a caterva e se sente na obrigação de fazer isso em troca do bolsa família. Depois o calça frouxa nem sabe o que foi o nazismo,

  24. Roberto Silva Junior
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 18:00 hs

    Que vergonha, senhor Campana. Escrevendo uma barbaridade dessas…

  25. Johan
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 18:32 hs

    Caro FÁBIO, para ajudar na discussão desejamos sugerir a APP – SINDICATO a proposição de reduzir os dias do ano letivo para 150, pois dessa maneira ajusta o calendário com o desejo de greve dos professores. Os professores como qualquer profissional, sabe a qualidade do produto que coloca no mercado, ou indica para o ensino superior. Sendo assim, no futuro quando forem ser tratados pelos médicos, engenheiros ou dentistas, pela qualidade do serviço prestado pelo profissional saberão se foram seus alunos, ou então buscarão na rede particular um profissional qualificado para atendê-lo. A história segue e cobra no futuro, lembrem-se. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a mobilização dos CAMINHONEIROS e a redução de R$ 0,50 no preço do litro de diesel. Apoio a RENÚNCIA JÁ da DILMA, agora no poder, para evitar que cometa maiores VEXAMES e VERGONHAS, praticadas contra a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  26. segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 18:48 hs

    Taí outra DERROTADA querendo aparecer
    Será que está em campanha ? Desse jeito , com esse exemplo vai levar outra surra dos paranaenses .
    PARANAENSE NÃO É BURRO, GOSTA DE ESTUDAR DE SE INFORMAR
    Essa PÁTRIA ENGANADORA já era. PT NUNCA MAIS NO PAÍS

  27. Helena
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 20:15 hs

    E o Direito dos alunos às aulas, como fica?

  28. Helena
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 20:24 hs

    Na realidade o PT não engoliu a baita derrota nas urnas e agora quer ganhar destaque nacional usando os professores como bode expiatório para difamar o governador e desviar a atenção negativa do povo da operação Lava Jato. em estratégia maquiavélica são mestres, além das grandes mentiras, é claro.

  29. terça-feira, 19 de maio de 2015 – 8:42 hs

    Fabio sou admirador da sua coragem de denunciar professores eles não trabalham desde dezembro de 2014 6 meses sem dar aula com esse salario. Peço que você coloque de novo por vários dias na primeira pagina para que todos possamos divulgar isso e uma covardia e coisa do PT. Por que que os professores podem aposentar com 3 vezes amais que o INSS e nos nem podemos aposentar com 4.700,00.
    Divulguem isso e o Povo fica do lado do Governador, por favor divulguem esse vídeo!

  30. QUESTIONADOR
    terça-feira, 19 de maio de 2015 – 11:21 hs

    -Põe o BOPE,tropa de choque e a polícia montada não rua e muito gás lacrimogenio, bomba de efeito moral e gás de pimenta. Prisões para os mais exaltados e para o comando de greve!!!
    -Este negócio de manifestação já deu o que tinha que dar…agora é nas esporas e bico do coturno!!!
    -Atrapalham os alunos, os pais dos alunos, o trânsito, os pedestres, os comerciantes e toda a cidade fica prejudicada!!!

  31. TARZAN
    terça-feira, 19 de maio de 2015 – 11:41 hs

    Nos lesaram nas URNAS e agora acham que greve é o caminho. Isso é coisa de petistas que nunca gostaram de trabalhar, o chefe (lula) é o maior exemplo. A sigla PT (partido dos trabalhadores) não combina com seu proceder.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*