'Não estou numa fase muito boa' , confessa Lula | Fábio Campana

‘Não estou numa fase muito boa’ , confessa Lula

unnamed

O ex­-presidente Lula admitiu, nas conversas que teve com políticos em Brasília anteontem, que não atravessa uma boa fase. Lula disse estar preocupado com o andamento do governo de sua sucessora, Dilma Rousseff, e com os desdobramentos da Operação Lava Jato, em especial a decisão do dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, de ter fechado um acordo de delação premiada em troca de eventual redução de pena. As informações são do Estadão.

“Não estou numa fase muito boa, não”, afirmou o ex-­presidente. Com ar abatido, contrariando o discurso normalmente otimista nas conversas privadas, segundo pessoas com quem se encontrou, o petista comentou que está desesperançoso com as perspectivas para a economia brasileira, tidas por ele como muito ruins.

Na avaliação de Lula, a rentabilidade das empresas no País tem caído, atribuindo ao governo da presidente Dilma Rousseff, sua pupila, a responsabilidade por estar tomando medidas equivocadas na condução da política econômica.

Agenda negativa. Em uma dessas conversas, no almoço com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-­AL), Lula afirmou que o governo precisa sair da pauta negativa do ajuste fiscal. O ex­-presidente disse aos presentes que ações do governo que poderiam estimular a retomada da economia, como a terceira etapa do PAC e o pacote de concessões, ainda não saíram do papel.

No giro por Brasília, o ex­-presidente chegou a confessar também que o projeto político dele está “esfarelando”. Ontem, Lula almoçou na embaixada de Cuba.

Delação. Lula também se mostrou preocupado com as implicações da delação do dono da UTC, que na quarta-­feira assinou com Procuradoria­-Geral da República o acordo. Pessoa é apontado nas investigações como o chefe do cartel de empreiteiras que atuou na Petrobrás.

No início do ano, antes da decisão do Supremo Tribunal Federal do fim de abril de soltar Pessoa e outros oito empreiteiros presos na operação, Lula se mostrava apreensivo com o que o dono da UTC poderia falar. Ele e Pessoa se tornaram amigos nos últimos anos. O ex-presidente temia que o empreiteiro, para poder deixar a prisão logo, revelasse informações que pudessem comprometê-­lo.


11 comentários

  1. Strapasson
    sábado, 16 de maio de 2015 – 13:30 hs

    Nossa! Estou tão tristinha porque você não está numa fase muito boa…

    Só vou me alegrar quando sua fase estiver péssima, horrível! Quando você estiver na cadeia seu nojento, asqueroso. E vão falta muito tempo, não. Será ainda este ano. Pode anotar!. Prepare a mochila desde já.

  2. Edson
    sábado, 16 de maio de 2015 – 14:15 hs

    Quem não deve, não teme! Ou, se teme é porque deve!

  3. Do Interior....
    sábado, 16 de maio de 2015 – 14:40 hs

    É rei da trambicagem. É difícil governar quando não há enxurrada de dólares externos (devido à crise lá fora como ocorreu no seu governo) e quando a teta da Petrobras secou porque seu partido, o PT, e o seus cupinchas (PMDB e PP) a quebraram de tanta roubalheira e incompetência.

    Enquanto surfava nas ondas das commodities em alta, era só festa. Mas como agora precisa de competência, tentou chamar um secretário tucano e mesmo assim não esta resolvendo porque a roubalheira ainda não cessou pois há distribuição de cargos a vontade nas estatais.

  4. LUIZ
    sábado, 16 de maio de 2015 – 14:45 hs

    Esta indo para as profundezas ?
    Uma luz no fim do tunel,o Brasil se salvaria.

  5. jota santos
    sábado, 16 de maio de 2015 – 17:10 hs

    Eu acho o seguinte: O STF que apure os fatos e se considerar culpados que prendam o Lula, a Dilma e levem junto o piá de prédio.

  6. JOAQUIN DO SUDOESTE
    sábado, 16 de maio de 2015 – 17:47 hs

    Aééééé….O bicho tá pegando para teu lado seu LULA….Agora,culpando tudo a tua sucessora pelos erros.É muita cara de pau seu Lula….Tua hora tá chegando…..

  7. sábado, 16 de maio de 2015 – 21:16 hs

    A hora que o Ricardo Pessoa falar, o Lula estará enrascado pelo resto da vida. Essa é a sua temeridade, O Pessoa tem que mostrar à Nação quem é quem. Caso contrário o dedo duro da ditadura ficará imune novamente, O Rcardo Pessoa para ter direito a delação premiada tem que abrir o bico e contar que o Lula era PADRINHO do esquema da corrupção.

  8. FUI !!!
    domingo, 17 de maio de 2015 – 5:58 hs

    Quem foi mordido por cobra tem medo até de minhoca. Esta é a situa-
    ção do Lula e sua “turminha”. O Lula montou juntamente com Dirceu
    e toda a cambada de ladrões uma mega estrutura para roubar o país
    e enficar dinheiro até no esgoto. O que eles nunca imaginaram foi que
    jamais seriam descobertos. Roubalheira montada dentro do Palácio do
    Planalto..

  9. Raymond
    domingo, 17 de maio de 2015 – 11:32 hs

    Na verdade o Brasil está passando por uma péssima fase e voce LULA e o responsável por isso….

  10. JÁ ERA...
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 6:47 hs

    O que espero ansiosamente é que este sapo barbuda vá para a ca-
    deia juntamente com toda esta turminha do mal. O cerco está fechando
    e justamente nesta fase o que mais se ouve é que o cara está sem de-
    fesa. Todas as provas levam até ele como mandante.

  11. TARZAN
    segunda-feira, 18 de maio de 2015 – 9:54 hs

    Sapo barbudo, tua hora está chegando. Você só fez caca no governo e ainda indica a dilMÁ como tua sucessora, esperar o quê? Os brasileiros do bem não veem a hora de você e quadrilha usarem tornozeleiras.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*