Lula faz 'proselitismo' com greve de professores, diz Richa | Fábio Campana

Lula faz ‘proselitismo’ com greve de professores, diz Richa

unnamed

Catia Seabra, Gabriela Guerreiro Folha de S. Paulo

O governador do Paraná, Beto Richa, acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Minas Gerais, o petista Fernando Pimentel, de fazer “proselitismo” com a crise que enfrenta com os professores do Estado em greve.

Apresentando uma tabela em que compara o piso salarial do professor do Paraná (R$ 3.194,71) ao de Minas (R$ 2.061,68), Richa afirmou, nesta quarta-feira (20) que Pimentel faz uso político da crise em seu Estado. E desafiou: “Ele não alcança nem de longe o piso do Paraná. Quando Pimentel atingir esse piso, pode vir discutir comigo”.

Na semana passada, ao assinar acordo com trabalhadores da educação de Minas Gerais para o pagamento do piso nacional até 2017, Pimentel criticou Estados em que a categoria ainda está em greve e disse que “construiu consenso” para evitar paralisação.

Ele classificou de “espetáculos lamentáveis” a repressão a protestos da categoria em outros Estados – uma referência indireta à gestão Richa, criticada após uma ação policial deixou quase 200 feridos durante manifestação de professores.

“Ao contrário de outros Estados, onde nós estamos assistindo até espetáculos lamentáveis de agressão aos professores, em Minas nós construímos o diálogo, o consenso”, disse após a cerimônia.

No Paraná, uma das reivindicações dos professores é justamente o reajuste de acordo com o piso nacional do magistério.

Atualmente, a categoria está em greve em cinco Estados, quatro deles governados pelo PSDB -São Paulo, Goiás, Pará e Paraná- e um pelo PSD, Santa Catarina. Em Minas, o sindicato dos trabalhadores de educação é filiado à CUT, braço sindical ligado ao PT, e comandou greves nas gestões dos tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia.

Richa disse que há “um corporativismo” no país. “É preciso impor um limite a isso”. disse. O tucano participa de reunião de governadores a convite do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).


9 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 16:18 hs

    Com a popularidade no nível de tampa de bueiros, Lula está aceitando convite até pra quermesse e padre de festa junina.

  2. Paulo Alberto ferreira
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 16:24 hs

    Mandem o C.N.J e o tribunal de justiça e o supremo tribunal de justiça , investigar a justiça de londrina desde o fórum as promotorias e principalmente o Gaeco show isto mesmo parceiros e sócios da RPC porque fazem o que querem e vem falar de liberdade de imprensa onde para isto ???? Outra coisa estão detonando com pessoas e com o estado porque não tem contrato de mídia ou dinheiro , investiguem os donos desta tv e jornais , quero ver os deputados que terão culhoes para isto e que vão colocar a boca no trombone denuncie já sr governador não da mole

  3. LUIZ
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 16:35 hs

    Para a felicidade dos brasileiros de bem,esse lixo,já esta com os dias contados.

  4. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 17:00 hs

    Dr quem está mesmo com a popularidade rente ao bueiro,o LULA,quaquaqua,se não ta confundindo as coisas não?

  5. Sociedade Responde
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 18:57 hs

    Bobagem pura dita por Lula. As greves de professores são desencadeadas apenas nos estados em que o PT não é governo. Ou seja: a ordem é tumultuar já com vistas às eleições do ano que vem. ** É só pesquisar! E quem paga o preço são os pobres alunos prejudicados na reposição das aulas e na qualidade dessas aulas que não serão às mesmas. ** Os pais dos alunos tem que por um basta nisso indo para às ruas e fazer barulho, como diz o deputado Nereu Moura mais acima. Sem barulho, essa gente não vai escutar, não é mesmo? E, obviamente, não pagar salário para quem não trabalha.

  6. Anti-petismo.
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 19:17 hs

    SILVESTRE DEVE SER COMICIONADO OU VIVUVA DE ALGUM DERROTADO.

  7. MANEL BOCUDO
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 21:34 hs

    LÁ NÃO TEM APP CONTRA O GOVERNADOR PETISTA OLHA A DIFERENÇA DO PISO SALARIAL DO PARANÁ E MINAS, E ELES NÃO SE MANIFESTAM CONTRA OS MESMOS ???

  8. PIMENTA PURA
    quinta-feira, 21 de maio de 2015 – 4:24 hs

    É bom o Lula nem ler este artigo porque quando pronunciar a
    palavra Proselitismo vai morder a língua. O cara não saber ler !!!

  9. Juca
    quinta-feira, 21 de maio de 2015 – 8:40 hs

    Lula é tão popular quanto aquela pinga de má qualidade consumida pela legião de desocupados criada pelo PT, conhecida como moradores de rua nas grandes cidades seu calça frouxa.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*