do Rogério Galindo, Caixa Zero:
A 4.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba condenou o governador Beto Richa, o dono da empresa Helisul e o chefe da Casa Militar, Adilson Casitas, a indenizar o governo em R$ 2 milhões em função de uma contratação emergencial de aeronaves em 2011. A sentença foi dada nesta quinta-feira pelo juiz Guilherme de Paula Rezende. Cabe recurso.
A sentença do juiz foi dada em resposta a uma ação popular movida por Roberto Rocha contestando a decisão do governo de contratar aviões sem licitação no início do mandato de Richa. Na época, a Helisul recebeu R$ 2 milhões pelo contrato. A argumentação da acusação dizia que a Helisul, tendo prestado serviços para a campanha de Richa, teria sido beneficiada pelo governo.
Na sentença, o juiz diz que o governo tinha três aviões em condições de uso – embora fossem considerados inservíveis pelo governo, tinham registro e autorização da Anac para voar. Uma das aeronaves, posteriormente, foi inclusive leiloada e vendida para o próprio Eloy Biezus, dono da Helisul.
A contratação de um avião a jato e de um helicóptero sem licitação ocorreu por três meses, entre março e junho de 2011. Depois, a Helisul venceu também a licitação e continua prestando serviços para o governo do Paraná.
O governo do estado diz que o contrato “foi assinado respaldado em parecer jurídico garantindo a legalidade da contratação. Foi amparado ainda na avaliação técnica de membros da Casa Militar, que atestaram a necessidade da contratação. Cabe ressaltar também que não houve prejuízo algum aos cofres públicos. E, por último, o governador Beto Richa irá recorrer da decisão”.
14 comentários
Ki ki é isso, companheiro?
Foi uma negociata que só no Brasil consegue passar.Eu não sei como levou dois anos para sacar que isso estava errado,pois foi dado os aviões do estado para a locadora,o estado ainda pos dinheiro no negocio e locou aeronaves novas e os locadores deram uma garibada nos aviões do estado e voltou a locar,BELEZA DE NEGOCIO NÉ.
Não tô entendendoooo nada… é 2 milhões na campanha… agora é 2 milhões na contratação de aviões sem licitação… poxa… o negócio sempre gira em 2 milhões???? E o Tribunal de Faz de Contas que não sabe nada… não vê nada… ??? E o governador vem a público tentar salvar a esposa… porque ela não fala nada… fica calada…
GOVERNADOR UM UBUBU POUSOU NA SUA CABEÇA . TÁ PIOR QUE A DILMA
Ué! Não estão pagando as prestações?
Campana, nos mostre quem é esse Roberto Rocha.
Será que Elle fez o mesmo com os governos Lula/Lulalu e Dilma/Dil-má?
Poxa… agora vem a notícia que o MP vai novamente investigar a propina no TC/PR… 2 milhões… até parece carimbo… 2 milhões…
Vou tentar adivinhar a resposta do nosso nobre governador…O meu governo vem sofrendo uma forte e maldosa campanha de difamação, vou ordenar que seja investigado o responsável por este ato ilícito e determinar a punição de quem seja que for.
Pelo jeito o Rene Dotti vai encher o bolso!
A turma alegre do country clube
Pense em um governador honesto, íntegro, extremamente capaz ¨De afundar o estado do paranᨠele é o cara. Onde tem fumaça tem roubalheira, ele pensa que engana quem?
Se deve , que pague
MAS
LULA que nem é mais governo e que até hoje faz uso de aviões por conta do povo , vai pagar também ?
E quais os PTistas de alto escalão que fazem uso direto de voos sem licitação, vão pagar ou já foram denunciados ?
Sabe quando que vão devolver?
Quando a Gazeta do Povo fizer jornalismo sério…..
Tá errado? Então tem que pagar. Errou? Conserta. E paga.