A RPC e o absurdo da sordidez | Fábio Campana

A RPC e o absurdo da sordidez

Há, entre os civilizados, um limite para tudo, inclusive para o uso de armas, mesmo na guerra. Respeitar limites e direitos é uma das exigências para vivermos como civilizados. Aqui, no Paraná, todos os limites que separam a barbárie da civilização foram rompidos hoje. O noticiário da RPC, repetidora da Rede Globo de propriedade e dirigida por Guilherme Cunha Pereira e Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, apresentou uma denúncia anônima, que teria sido filtrada no Ministério Público, para fazer uma acusação gravíssima contra Dona Fernanda Richa. Pasmem. Sem provas, sem nada mais que uma denúncia anônima, os Cunha Pereira apontam o dedo contra Dona Fernanda Richa e a acusam de exigir dinheiro em troca de apoio na promoção de fiscais da Fazenda Pública. O Paraná mudou e para pior. Nessa escalada que beira a insanidade onde vamos parar?

Não acredito que qualquer pessoa normal, sem paixões políticas ou interesses contrariados, possa acreditar nessa aleivosia. Calúnia, difamação, maledicência. Pior. Para dar alguma aura de credibilidade ou origem, se apoia em denúncia anonima que teria sido filtrada do Ministério Público. Isto é de uma sordidez tão grande que exige repensarmos a situação que vivemos.

Seriamos todos nós reféns de um monopólio de comunicação que decide atacar seus inimigos ou os inimigos de quem serve no momento? É licíto que use o nome da instituição Ministério Público e o use para levar pessoas à execração pública, antes de qualquer prova ou sentença? Senti engulhos. Nojo.

Isto é imprensa livre ou prática fascista? Quem leu Hanna Arendt não tem dúvida. O fascismo que habita personalidades frágeis, amparadas em sua perversão pelo poder ou pela seita onde se esconde, ou pelos que veem em tudo apenas uma boa oportunidade de negócios, são capazes de atos inomináveis. Passamos a ser testemunhas de sordidez tão absurda. E devemos calar para que a máquina de comunicação que se aproveita dos índices de audiência da Globo não transforme cada um de nós em nova vítima?

E o Judiciário? A Justiça? Vê esse processo com a distância regulamentar e permite que até mesmo processos que correm em segredo de Justiça para preservar direitos sejam usados para enxovalhar pessoas?

Até quando, vocês, irmãos Cunha Pereira, vão manter essa ignomínia sob o ar de juizes da moral alheia? Até quando?


35 comentários

  1. Said Searom
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 9:12 hs

    A RPC está fazendo uma verdadeira lavagem cerebral na população com os casos do GAECO e a greve dos professores. Onde será que se situa o limite entre a liberdade de imprensa e a calúnia, difamação, uso político dos fatos? Todos os dias, em todos os telejornais é uma repetição sem fim, com imagens geradas no passado e comentários como “parente do governador” sistematicamente colocados por muitas vezes ao dia. Estariam agindo da mesma forma se o governador fosse de outro partido? Isso não é liberdade de imprensa, isso é USO DA MÍDIA PARA FINS POLÍTICOS.

  2. Caio S
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 9:12 hs

    “O tempo passa, o tempo voa, e os barões continuam numa boa”. É Fábio, a coisa tá feia. É engraçado que estes se apresentem como defensores da ética e dos bons costumes. Amizade? Só por interesse. Até onde sei os garotos Richa chegaram a jogar futebol com os Cunha em priscas eras. Pelo jeito era por obrigação, só para atender ao Zé. A falta de controle que a geração atual tem sobre as redações é vexaminosa. Perguntem a qualquer um como foi a recepção ao Lula na redação do jornalão na campanha de 2002 – se não me engano só faltaram cantar “Lula lá” com a mão no peito e em posição de sentido. Só que naquele tempo, com o Dr Francisco ainda vivo, houve uma intervenção, suave e serena, na redação para dizer: assim não dá! Hoje é capaz do patrão ser posto pra fora com chute nos glúteos! Tirando o Celso Nascimento quem se salva por ali? Os ilustres desconhecidos e arrogantes a mais não poder Galindo, André Gonçalves… Faz-me rir! E tanta defesa da ética e do bem comum para andar com carro em nome de laranja, o caseiro do sítio, para escapar das multas? Os padres que eventualmente andam no carro sabem disso? Pior é que acho que sabem… Yeda Crusius, Fábio, Yeda Crusius! O que estão fazendo é exatamente o que a RBS fez com Yeda no RS. São tão pequenininhos que imitam até nisso. Gente mediocre!

  3. Hiram
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 9:21 hs

    Realmente da nojo!

  4. daniel
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 9:23 hs

    Agora a RPC é sórdida?
    Pq faz denúncias contra o governo do estado… enquanto a Globo fazia denúncias contra o gov fed, utilizando AS MESMAS condições, não havia sordidez?

  5. Flores Pilarski
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 9:31 hs

    O Pior ai não é só a TV divulgar, mais sim O MINISTERIO PUBLICO, deixar publicar denuncia anonima, pessoa que não tem coragem de assinar algo no meu entendimento não merece credito

  6. Araldo.
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 9:44 hs

    E o papel da Rede Massa nas eleições aqui no Paraná? Não é o Sr. um ferrenho papagaio de pirata contra a proposta do PT em fazer a regulação da mídia?

    Por isso eu digo. A língua é o chicote do cu.

  7. João
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 9:57 hs

    Já há algum tempo não dá mais para assistir à RPC.

  8. Tisa Kastrup
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 10:07 hs

    Se vivo, Roberto Marinho retiraria a concessão desta repetidora de asneiras, pois EDUCAÇÃO, DECÊNCIA, RESPEITO e PROFISSIONALISMO ele sempre teve.

    E como gosta de repetir asneiras três vezes por dia, há meses requentando as mesmas matérias! O “nível jornalístico” da RPT está repulsivo.

  9. Simões
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 10:07 hs

    Da nojo esta Rede Globo, seja aqui em SP no Rio de Janeiro. É impressionante como querem a todo custo manipular a mídia, correndo atrás do ibope que vem perdendo já faz tempo.

    No futebol chega as raias do absurdo, onde os clubes são reféns desta bosta de televisão. Agora, vemos a insistência em mostrar todos os dias no Jornal do meio dia esta guerra entre professores e governo estadual, passando de todos os limites toleráveis de se assistir um jornal de notícias.

    Como se não bastasse, vem agora com esta denúncia sobre uma pessoa que a meu ver(não sou eleitor do marido, que fique bem claro) por enquanto está acima de qualquer suspeita, com o único intuito de acabar de vez com a carreira política da família Richa. Tudo tem limite e a Rede Globo, sustentada por governos pra lá de corruptos, como é o Federal, se acha acima da Lei com a certeza de que nada lhe acontecerá.

    Será que isso já é desespero de alguns por ter o seu nome aparecido como virtual candidata do PSDB e com chances de eleição a Prefeitura de Curitiba.

  10. Antenor t.
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 10:14 hs

    Enquanto derem credibilidade ao grupo de comunicação a coisa fica estranha mesmo… Esse não é o primeiro nem será o último caso.

    Bem fez Requiao com seus cartazes advertindo que a gazeta mente!

  11. jorge
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 10:26 hs

    Gostaria que algum jornalista ou blogueiro fizesse uma defesa, tão grande e boa destas, toda vez que um pobre coitado é acusado “injustamente” por algum crime.
    Ridículo. Pior. Tendencioso.

  12. Aurelino Menarim Junior
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 10:27 hs

    Há mais de 25 anos minha esposa e Eu, mantemos a assinatura do Jornal Gazeta do Povo, não tanto pela qualidade, que após a morte de seus dois Titulares, decaiu e muito,
    mas para que tivéssemos como mais um assinante a ajudar a manutenção do Jornal.
    Todavia, neste momento, a conspiração da péssima qualidade junto à verdadeira bandidagem que resolveram praticar, atacando de maneira irresponsável ao Nosso
    Governador e agora até mesmo sua Esposa, comprometendo inclusive a maioria de
    seus Reporteres, que se vêm acuados a mentir e falar tanta asneira que resolvemos não mais tolerar tanta mentira e vergonha a que estão submetidos tantos repórteres que
    consideravamos gente séria.

  13. Araldo.
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 10:30 hs

    Mas só para informar… Quem está denunciando é o MP e a RPC está fazendo seu papel de divulgar.

  14. quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 10:50 hs

    A coisa tá feia pro lado do Beto, tome cuidado governador pois onde há fumaça, há fogo.

  15. Sociedade Responde
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 10:53 hs

    Simplificando tudo que foi dito e com razão: uma metrópole como Curitiba, capital do Estado, não pode ter apenas um jornal ditando o que é certo ou errado. É preciso um novo e sério jornal com peso e qualidade para trazer o equilíbrio. ** Do jeito que está a RPC ou RPT como já está ficando conhecida manda e desmanda e faz o que quer. ** Está mais do que na hora de um novo veículo de comunicação entrar no mercado com força total, inclusive para melhorar a qualidade jornalística que anda péssima. Feito isso, volta o equilíbrio. ** Atualmente eles estão só no páreo com o Gazetão alimentando jornalisticamente a RPC/RPT. ** Assim não dá, assim não pode. Vira baderna e o jornal panfleto político direcionado… A sociedade decente não merece isso.

  16. toninho
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 11:00 hs

    Volto a afirmar que pimenta nos olhos dos outros é refresco. Quando o colunista fala dos seus desafetos não vai primeiro saber da verdade. É desancar mesmo. Vamos usar os mesmos pesos e medidas. Não se deve falar apenas pelo que “ouvi falar”. O que estamos vendo é um descalabro total no País. Quando escutamos um Deputado Federal, em discurso chamando a Presidente de “desgraçada e outros adjetivos”, vemos que respeito e educação foram pro brejo. Não tem mais jeito, pelo jeito.

  17. Luiz Belmiro
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 11:17 hs

    KKKKKKKKKKKKKKKKK. Imparciais são vocês que só atacam o Governo Federal e dizem que o Paraná é a ilha da prosperidade. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  18. DENUNCIA?
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 11:27 hs

    E AS DENUNCIAS FEITAS PELA PRÓRIA RPC DE QUE OS JORNALISTAS ESTARIAM SENDO AMEAÇADOS DUARNTE AS REPORTAGENS EM LONDRINA?

    ESTRANHO COMO HOMENS DE IMPRENSA NÃO FILMARAM, NÃO DERAM DETALHES. QUE JORNALISTAS SÃO ESSES?

    FICOU PARECENDO AUTO PROMOÇÃO? NOTICIAS SENSACIONALISTAS?

    PRONUNCIEM-SE SENHORES, MOSTREM QUAIS FORAM AS AMEAÇAS, CADE AS IMAGENS DAS CAMERAS PÚBLICAS JÁ QUE OS VOSSOS EQUIPAMENTOS NÃO FORAM ACIONADOS.

  19. quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 11:37 hs

    Quem não sabe que quem manda na RPT é Paulo Bernardo , quantos milhões da gangue do PT sustenta tal meio de comunicação ?

    SORDIDEZ é pouco para quem publica uma nota ANÔNIMA , se já estava desacreditada , agora então , bobo ou oportunista quem lê, manda uma ou faz uma notícia desse tipo.

    Por mais bandido que seja sempre existe um limite mas a RPT não conhece limites e isso é um perigo.

  20. ELEITOR ARREPENDIDO
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 11:46 hs

    O CARLOS SABE REALMENTE O QUE ESTA FALANDO E FALA COM PROPRIEDADE.EXPLICOU TUDO PARA MIM NÃO PRECISA DESENHAR.

  21. Carlos
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 12:01 hs

    Para vocês terem idéia, no projeto Safra da Gazeta do Povo em Cascavel somente a CEF colocou R$ 800 mil, eu vi a autorização. Imagina na TV, etc… banco do Brasil e demais empresas do Gov. PT…. a emissora está nadando em $$$$$ para desconstruir o Beto, que paga esse alto preço por ter sido coordenador de campanha de Aécio.

  22. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 12:06 hs

    Meu Deus,despencou toda turma do 3º andar do IGUAÇU.
    Coitada da RPC virou a veja dos petistas e a turma do DAS está toda ai a postos no blog do Campana para justificar o injustificável
    .
    Isso é,tinha um esquema na receita para burlar o fisco e arrecadar dinheiro para a campanha ora.
    Isso está claro e só não vê quem e cego ou é ajudado pelo esquema.

  23. Paulo Alberto ferreira
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 13:17 hs

    Eu pergunto que raio de liberdade de impressa é esta , que este pessoal grita e quer , que jornalista e este que foi ameaçado onde quando ??? E mais a rpc em londrina junto com um jornal de londrina é um blog chamado baixo clero estão fazendo o que querem e dizem o que querem e ninguém faz nada ??? Acusam dia e noite auditores , governador , 1 dama , deputado , e destrói a imagem das pessoas sem serem julgados ou condenados ou sei lá mais o que , se é proçesso de investigação como podem acusar as pessoas assim olha ai o ex fotógrafo do governador preso para investigação em um caso de sair com prostitutas já foi acharcado pela mídia olha o primo do governador destruído sem ter prova , olha ai empresários sendo humilhados por esta emissora e jornal e blog eu pergunto e está imprensa que é livre e isto que é ser imprensa livre . Atenção senhor do tribunal de justiça do C.N.J olhe mais que este povo ta fazendo em londrina TV e gaeco show deve ser acorda C.NJ

  24. marcello
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 13:27 hs

    Vendo a defesa ferrenha do governo pelo dono deste blog, chego a pensar que o Fábio Campana, aquele que falava no rádio anos atrás, já morreu e quem publica no Blog atualmente é alguém que ficou com a senha para fazê-lo. Vamos aceitar os fatos que estão aí. Nem tudo pode ser mentira como o Senhor insiste em querer nos fazer acreditar.

  25. Carmem Fulgencio
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 13:44 hs

    Esse é o Paraná………….um Estado maravilhoso, Governado com toda Dedicação, Generosidade e Ética, sendo enxovalhado por quem deveria levar o nome do Paraná, e não joga-lo na lama como faz a RPC, se alguém que um dia foi visto ao lado do Governador passar mal, vão noticiar o amigo do Gevernador Beto Richa teve dor de barriga, ……………….brincadeira………….A RPC subestima a inteligência dos Paranaenses, só sabem falar no Governador, muda um pouco, Tem Dilma roubando a Petrobras, André Vargas preso, Gleisi conseguindo fugir das interrogações e muito mais, mas o foco de vocês é o Governador, onde esta a ética desta Emissora, É inveja do Governador, Mas ele tem um Deus que é seu escudo…………..Beijinho no ombro para os invejosos de plantão…………..beijinho no ombro para os recalcados…………….vocês querem ser o que ele é……………..conseguirem a audiência e a popularidade que ele tem e vocês tentam destruir…………….eu sou Beto Richa

  26. LENZA TOLEDO
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 14:25 hs

    A intenção do PT é simplesmente desviar o foco de cima deles. Criando notícias falsas contra o governador do Paraná o povo brasileiro tende a esquecer a roubalheira do PT. Que feio! E mais feio ainda é saber que os principais militantes do PT são pessoas que se chamam de professores. Hahahaaaaaaa

  27. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 14:33 hs

    Nossa isso é sintoma de AVC Lenza.

  28. Gardel
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 14:45 hs

    A serviço dos ptralhas, a principal bandeira dessa rede de televisão, é a dominação da mente do povo brasileiro. A busca pelo poder total vem sendo construída com ajuda da TV que favoreceu a ditadura. O que mais se nota nessa gente da rede globo, é a ausência total de discernimento acompanhado da falta de inteligência.

  29. Edson
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 15:51 hs

    Repito novamente: ” Saudades do Dr. Francisco…”

  30. Strapasson
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 16:02 hs

    Sergio Silvestre, agora, é médico? Consulta on line? AFF!!!

  31. Paulo Alberto ferreira
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 16:12 hs

    Ta na hora do Supremo tribunal de justiça e o maior órgão respeitado vir a Londrina e fazer uma varredura C.N.J venha ver que realmente está acontecendo aqui na cidade pelo amor de Deus . C.NJ venha colocar um ponto final no show de televisão e jornal e blog apadrinhados pela justiça local , gaeco e ministério público dando tudo que a mídia mentirosa quer em londrina basta ver , um jornaleco chamado jornal de londrina com um blog chamado baixo clero e o jornal da RPC local . Senhor jornalista e colunista Fábio campana senhor é sério e pode nos ajudar por favor denucie e avise os órgãos superiores destes órgãos aqui do ministério público e fórum local para o C.N.J ou tribunal superior de justiça ou supremo tribunal de justiça para que venham fazer uma devassa em londrina . Eu sou de Curitiba e meu amigos moram lá e não aguentar ver mais o que a rpc e estes órgãos estão fazendo

  32. Paulo Alberto ferreira
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 16:34 hs

    Mandem o C.N.J e o tribunal de justiça e o supremo tribunal de justiça , investigar a justiça de londrina desde o fórum as promotorias e principalmente o Gaeco show isto mesmo parceiros e sócios da RPC porque fazem o que querem e vem falar de liberdade de imprensa onde para isto ???? Outra coisa estão detonando com pessoas e com o estado porque não tem contrato de mídia ou dinheiro , investiguem os donos desta tv e jornais , quero ver os deputados que terão culhoes para isto e que vão colocar a boca no trombone denuncie já C.N.J conselho nacional de justiça , superior tribunal de justiça e tribunal de justiça do Paraná …. Façam já uma limpeza lá em londrina e investigue estes órgãos

  33. Ana pereira
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 22:18 hs

    Existe uma denúncia não anônima no tribunal de contas do Paraná até hoje sem andamento que denuncia superfaturamentos na área de publicidade envolvendo o tal grupo de comunicação….Processo 398360/08.

    Isso não sai na imprensa.

  34. Nicolas
    quarta-feira, 20 de maio de 2015 – 23:24 hs

    Só por curiosidade…
    Sua opinião é a mesma quando as denúncias anônimas são contra o outro lado da nossa polarizada política? Não me parece.

  35. ARLINDO
    domingo, 31 de maio de 2015 – 10:29 hs

    vamos olhar essa questão sem paixões políticas, o fato do cunha pereira ser do opus dei a priori não o coloca como uma pessoa acima do bem e do mal mas também o distancia diametralmente da posição de “diabo” reputada indelicadamente pelo colunista. Se a RPC vem fazendo oposição tanto a requião quanto a richa observa-se que é a linha editorial implementada e nao um enfileiramento ao neo petismo. O empresário de comunicaçao tem direito a ter linha editorial em seu meio de comunicação, seria o fim da linha amputar-lhe o direito de opinião, e nao vejo critica tao acidas a jornais de sustentação ao governo richa como por exemplo o impacto. So quem não conhece nada da prelazia opus dei pode ao mesmo tempo querer baralhar o opus e o PT, digo de pronto, são instituições imisturáveis. Alias, há membros do opus em cargos chaves do governo richa, e que bom ter pessoas de boa prática católica tanto na imprensa quanto no governo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*