Deputados aprovam fim da reeleição para presidente, governador e prefeito | Fábio Campana

Deputados aprovam
fim da reeleição para presidente, governador
e prefeito

Foto: Maryanna Oliveira / Câmara dos Deputados cunha222

Antes, Câmara aprovou doação de empresas a partidos, não a candidatos. Texto completo da reforma política ainda terá que ser votado em 2º turno.

do G1:

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política.

O texto do fim da reeleição, de autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas, nesta quinta-feira (28), o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram nesta quarta o financiamento exclusivamente público das campanhas e aprovaram a doação de empresas a partidos, mas não a candidatos.

A proposta de emenda à Constituição da reforma política começou a ser votada no plenário nesta terça (26). Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.

Fim da reeleição
Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.

Leia aqui a matéria completa do G1.


5 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 28 de maio de 2015 – 12:39 hs

    Mais um acerto deste cidadão. A reeleição é a mão de todas as corrupções. Um legado lamentável de FHC, que permitiu o aparelhamento do Estado brasileiro por um bando de patifes e malacos que assaltaram os cofres públicos e jogaram na lama a honra da Nação.

  2. Juca
    quinta-feira, 28 de maio de 2015 – 14:13 hs

    Certo Doutor Prolegômeno quanto ao fim da reeleição. Porém aprovaram a doação de empresas a partidos, mas não a candidatos, isso vai concentrar o dinheiro nas mãos de gente como lula e seus comparsas, diretamente ligados ao PT e outros partidos, que investirão somente em candidatos de grande potencial eleitoral, tipo tiririca e continuam dominando a política, porque um titirica bem votado elege muitos outros candidatos. Se não mudar a forma de eleger o candidato com o tal coeficiente eleitoral vivente a coisa continua a mesma.

  3. Beatrix Kiddo
    quinta-feira, 28 de maio de 2015 – 15:26 hs

    Que ótimo, assim estamos livres de reeleger canalhas conhecidos, vamos sim poder agora eleger canalhas desconhecidos. Mas a culpa de tudo isto tem nome, FHC, se ele quisesse o bem do País jamais teria proposto esta canalhice que é a reeleição para chefes do Poder Executivo.

  4. Johan
    quinta-feira, 28 de maio de 2015 – 16:48 hs

    Caro FÁBIO, essa última noite da CÂMARA FEDERAL foi para, HUMILHAR todos os eleitores brasileiros. Os DEPUTADOS FEDERAIS não estão adaptados, preparados para discutir o que a população deseja. Eles estão SURDOS. Votam e aprovam a instalação de um SHOPING CENTER no espaço do LEGISLATIVO. A população tem aquele ambiente como promíscuo, e agora com um shopping. O que os DEPUTADOS FEDERAIS entendem que são?. Esperam aprovar a não reeleição para os cargos do EXECUTIVO e se perpetuam no cargo do legislativo – até 40 anos, isso não pode – e praticando todas as asneiras imagináveis e inimagináveis, como ROUBOS, haja visto a presença de 300 parlamentares picaretas do LULLA e 400 parlamentares achacadores do CID GOMES. Os DEPUTADOS FEDERAIS não possuem estatura MORAL e ÉTICA para pleitear a reeleição para os cargos legislativos. DEFENDO O DIREITO A APENAS UMA REELEIÇÃO PARA TODOS OS CARGOS PÚBLICOS, pois acredito que ainda existam políticos sérios, honestos e de boa vontade. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a mobilização dos CAMINHONEIROS e a redução de R$ 0,50 por litro de diesel, apoio a RENÚNCIA JÁ, da DILMA, agora no poder, para evitar que cometa maiores VEXAMES e VERGONHAS, praticadas contra a sociedade brasileira. NÃO PODEMOS ACEITAR MAIS ESSE ABUSO DA SOCIEDADE. Atenciosamente.

  5. QUESTIONADOR
    sexta-feira, 29 de maio de 2015 – 12:17 hs

    -Faltou fim da reeleição para vereadores, senadores, deputados estaduais e federais!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*