Vamos com calma | Fábio Campana

Vamos com calma

Há momentos, nestes dias turvos de denúncias e escândalos de corrupção, em que palavras de políticos e manchetes de jornais movem a um sentimento de pungente perplexidade. Hoje, Dona Fernanda Richa, mulher do governador Beto Richa, foi a vítima. Que fez Dona Fernanda de errado ou condenável? Nada. Diz a notícia que ela foi sócia da mulher de Luis Abi, na época Eloiza Fernandes Pinheiro, e várias outras pessoas, de um centro universitário em Londrina, inaugurado em 1999 e vendido em 2002. É verdade. Essa é toda a verdade.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Nada. Absolutamente nada. Não há qualquer irregularidade no que diz respeito ao Centro Universitário. O único objetivo da notícia é estabelecer vínculo entre o governador Beto Richa e Luiz Abi, o que não é mais necessário, pois o governador já admitiu essa relação.

Por que, então, vincular Dona Fernanda Richa nesse imbróglio? Só há uma explicação, dar ao noticiário tintas novas e envolver diretamente a família do governador. Talvez para desestabilizá-lo. Talvez apenas para alimentar o noticiário em dia de pouca informação. Não é justo. Não é ético. Dona Fernanda Richa nada tem a ver com os fatos revelados pelo Ministério Público e é lamentável vê-la tratada dessa forma.

Os esperançosos da democracia tremem diante da radicalização e da indigência do debate político, que migrou de vez para as páginas policiais. Mas essa é a circunstância do país e de nosso Estado patrimonialista. A imprensa cumpre bom papel na divulgação dos fatos. Dos fatos. Mas expandir o noticiário, envolver pessoas inocentes, é condenável. Creio que o que fizeram hoje com Dona Fernanda Richa foi exatamente isso. Vamos deixar claro de uma vez por todas: ela aparece no noticiário porque é mulher do governador, não porque cometeu qualquer ato ilícito.

A denúncia, apuração dos fatos e punição dos culpados é salutar e necessária. E causa orgulho quando resulta de reportagens investigativas. Neste caso a ordem e os papéis se invertem. O Ministério Público investiga e a denúncia é feita pela imprensa que ele privilegia. Tudo isso pode levar a equívocos. Parte da imprensa esmera-se por conferir ao noticiário o tom de penúltimo ato de tragédia, e na falta de fatos força a criação de evidências. Ao fazer isso envolve pessoas que nada tem a ver com as denúncias de atos condenáveis. Nesta situação, toda a calma é recomendável e toda a notícia deve ser dada sem ânimos movidos por sentimentos menores, sempre deletérios.


40 comentários

  1. Sueli Guimaraes
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 12:25 hs

    Toda ação provoca uma reação.

  2. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 12:26 hs

    O Paraná sempre foi motivo de chacota nacional por causa do canibalismo provinciano. A autofagia dos políticos e lideranças da província, matando-se uns aos outros, com tacapes, machadinhas e coices de ferradura é uma piada nacional. Certamente esse é um dos motivos do Paraná continuar a ser o Piauí do sul e aparecer em manchetes somente com escândalos e barracos regionais.

  3. quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 12:36 hs

    Não vejo esta calma quando o caso é com o PT e principalmente com José Dirceu. Está difícil defender o Beto Richa não é Sr. Fábio Campana?

  4. Sergio Silvestre
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 12:46 hs

    Bagres velhos sabem que se você joga quirera na água junta muito lambari e no meio vem algum peixão para também comer .
    Numa curva de rio onde vai juntando tudo que é tranqueira,de repente você tem ali um monte de coivara e muita sujeira enrustida.
    Ou O beto é inocente útil desse povo ou ele descaradamente se cercou de tudo que é ruim pára dirigir e mal esse estado.Quando voce sonega informação,fica ainda mais claro que esse é um governo que meteu os pés pelas mãos e me parece que está com seus dias contados,apesar da justiça parceira daqui e da lerdeza do nosso povo.

  5. suely walter
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 12:53 hs

    É, só que não é um caso isolado …

  6. COMANDO
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 13:13 hs

    Cada vez mais a coisa fica enrolada…

  7. Dana
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 13:30 hs

    Admitiu , MAS MENTIU MUITO no início dizendo que não tinha relacionamento nenhum com primo distante !!
    Acho que Governador NÃO PODE MENTIR !!

  8. Louize
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 13:36 hs

    A política é um jogo pesado e sujo, ninguém merece, daqui a pouco vão achar que houve alguma coisa de errado com os mais de 130.000 cobertores que os fiscais deram a 1ª Dama, para distribuir aos pobres.
    Gente vamos com calma!!

  9. Paulo
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 13:56 hs

    eh so nao mentir que nao conhece. mentira tem perna curta. e o caldo vai engrossar.

  10. Do Mato
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 13:56 hs

    Eu vi alguem perguntar se o blog é a favor do povo ou do beto esta ai a resposta mas se fosse o pt teria umas 20 manchetes metralhando isso da náusea

  11. Rossby
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 14:01 hs

    José Dirceu foi condenado por corrupção ativa sendo sua pena de 7 anos e 11meses, mais 670 mil reais de multa. Não há o que defender ou esconder. Ele foi punido por um crime praticado, teve pleno direito de defesa, foi julgado num tribunal penal e condenado. É a democracia e o estado de direito, simples assim. É que tem pessoas que não toleram isso…

  12. LENZA TOLEDO
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 14:20 hs

    O PT(leia-se Dilma) está hoje com apenas 12% de aprovação dos brasileiros. E quem são esses brasileiros(os 12%) que ainda aprovam o governo Dilma? A turma que come na mão dela, é claro. O clamor do povo brasileiro hoje é FORA PT. Só isso.

  13. quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 14:38 hs

    A maioria do povo brasileiro não entende é o fato de Zé Dirceu ter sido condenado a sete anos e onze meses de RECLUSÃO MAIS MULTA, e ficar um ano e pouco na prisão e ter novamente a liberdade pelo cumprimento da pena bem inferior a que recebeu. Essa é a indignação da Nação Brasileira. A benevolência da Lei em casos idênticos a esse deveria ser mais rigorosa por ter sido (José Dirceu) considerado funcionário público, pois era Ministro e como Ministro cometeu os delitos a si atribuídos. Isso tudo é culpa de uma legislação, imposta pela OAB, para ser branda e reduzir as penas por terem bom comportamento (fato natural que todo presidiário tem que ter) e o fato de trabalhar no Presídio. Bons tempos em que esses bandidos eram acorrentados e colocados para trabalhar em pedreiras durante o dia todo. E viva a imaturidade legislativa.

  14. clarice franze
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 15:32 hs

    ´LAMENTAVEL A FACILIDADE COM CERTAS PESSOAS USAM PARA ATINGIR O PRÓXIMO,

    É MAIS TRISTE QUANDO USAM MEIOS TORPES PARA ATINGIR QUEM ESTA QUIETO. SE D. FERNANDA ESTIVESSE EM MEIO À ESTE TIROTEIO TENTANDO APARAR AS BALAS DE PRATA COM AS QUAIS QUEREM ATINGIR O BETO RICHA, SERIA MAIS FÁCIL USA-LA COMO ALVO.
    MAS PARA ALGUNS, QUE JA NÃO SABEM MAIS O QUE FAZER PARA ENFEIAR MAIS AINDA O CENARIO, ARRUMAM A PESSOA MAIS PRÓXIMA, QUANDO NÃO A ESPOSA, OS FILHOS E ATÉ OS PAIS.
    O DITADO ENSINA E DIZ: ENQUANTO A CARAVANA PASSA, OS CÃES LADRAM.

  15. fabio Campo Mourão
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 16:12 hs

    A RPC TV faz um verdadeiro terrorismo contra o governador Beto Richa. Quer dizer que se um parente distante do dono do grupo RPC cometer algum crime, ele é automaticamente culpado também? O nome do governador não aparece nas investigações. Não tem nada com isso. Siga em frente governador, confiamos na sua seriedade e no seu trabalho. A raiva e os ataques diários deste grupo de comunicação ao senhor deve ser por causa de sua amizade com o Ratinho e seu SBT/ Rede Massa. #tamojuntobeto

  16. quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 16:21 hs

    Nunca antes vimos uma campanha diária de desconstrução da imagem de um cidadão , como estamos vivenciando nos últimos dias, notícias requentadas , suposições maldosas, matérias tendenciosas , é um verdadeiro massacre , não respeitam as famílias e não tem nenhum compromisso com a verdade.Simplesmente o prazer de denegrir a vida das pessoas sem dó nem piedade, e olha que não tem nenhum indicio de que o governador esteja envolvido em qualquer armação. Vemos claramente que os inimigos, e uma parte da imprensa que não tem seus interesses atendidos pelo governo, destilam ódio e disparam mentiras como se fossem verdades.

  17. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 16:25 hs

    Há que se espantar, sim senhor!. Primeiro, diz que é Antoun é parente longinquo. Depois, essa sociedade entre as esposas de um e de outro.
    Batom na cueca e pronto.

  18. MARCO
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 16:37 hs

    MAIS PARA QUEM É UM PARENTE DISTANTE.. RSRSRSR UMA SOCIEDADE ENTRE AS MULHERES APROXIMA MUITO ESSA AMIZADE.. NÃO DA MAIS PARA SUSTENTAR ESSA FARSA DE PRIMO DISTANTE… O BETO SABIA DE TUDO… SÓ FALTA UMA CAPA DA VEJA..COMO AQUELA DO DIA ELEIÇÃO LEMBRA CAMPANA..

  19. Milton
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 16:55 hs

    Vamos canonizar a Sra Fernanda, manda-la ao vaticano, não pode transitar pelo palácio iguaçu, perigo de contaminação…

    Quanta piada vejo aqui….

    Vergonha

  20. Norma Cecy Kaviski
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 16:59 hs

    Fernanda Richa é uma mulher amada pela comunidade… essa conquista ninguém vai tirar dela…que feio que está ficando prá RPC…estão dando tiro no pé…

  21. Edson
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 17:32 hs

    Quanta falta está fazendo o Dr. Francisco…

  22. Maurílio Viana Pereira
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 17:42 hs

    Quer parecer que os detentores do “Poder”: LULA, DILMA e agora o BETO são uns completos IDIOTAS/RETARDADOS, que são facilmente enganados, pelos seus “colaboradores”. Se não o são, o que dizer?

  23. zangado
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 18:02 hs

    Vamos falar linguagem de piloto de formula 1: a segunda marcha não está engatando, acho que arranhou os dentes ou quebrou algum nalguma engatada mal feita nestas curvas da vida …

  24. VERDADE
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 18:16 hs

    Amada pela comunidade? Que comunidade? A casa da Fernanda caiu…Vale uma capa da Veja! Muito feio e inexplicável…

  25. Helena
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 19:12 hs

    Ninguém pode mentir, só o PT pode tudo!

  26. PARANA NETO.
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 20:19 hs

    ….Ele é laranjaço….todos sabem,não precisava mentir que eram distantes…todos sabem é mentira…dna. Fernanda é uma SANTA!!!
    Paga pela mentira do marido…que força tem esta Sra…uma autentica
    neta de Avelino Vieira…forjada em aço de 1200°…!!!!!..
    ….O que corria nos meios sociais capitalistas de nossa cidade é que
    Luis Abi estaria de negociação para comprar” ELE” o Autodromo Internacional de Pinhais….e tem muita bomba ainda por vir…
    …A turma de cargos comissionados do Governo no Palácio esta sem
    dormir…aguardem os novos desdobramentos….
    …ARTILHARIA PESADA…!!!!
    PN.

  27. Luiz F. Guimarães
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 21:01 hs

    NÃO SABEM DE NADA INOCENTES…….. NESSE MATO TEM MTOS COELHOS PRA SAIREM DAS TOCAS, TEM BICHO GRANDE AINDA PRA SAIR…… ASSIM COMO DEVEMOS CUMPRIMENTAR O MPF, A POLÍCIA FEDERAL E O JUIZ FEDERAL MORO PELA OPERAÇÃO LAVA JATO, DEVEMOS TBM CUMPRIMENTAR O MPE A GAECO, OS PROMOTORES , INCLUSIVE A RPC POR INFORMAR TODOS OS PARANAENSES DOS DESMANDOS DO GOVERNO, PRINCIPALMENTE REVELANDO A VERDADEIRA CARA DESTE GOVERNO QUEBRADO , AGORA, QUEBRADO MORALMENTE POR ESCÂNDALOS BATENDO NA PORTA DO GABINETE DO GOVERNDOR….

  28. Mírian Waleska
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 21:51 hs

    Essa PTzada imunda que insiste em querer arrastar todo mundo para o mesmo lamaçal em que se encontram, corruptos que querem medir todo mundo pela mesma régua, bando de safados a serviço do moribundo cachaceiro.
    Dá-lhe Beto Richa !
    Chorem PTzada, dia 12 está aí e vamos tirar a quadrilheira de lá, daí quem sabe vocês sossegam o facho!
    Vale também para os fanáticos do Requião comedor de bolinha.

  29. Mírian Waleska
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 21:54 hs

    Essa RPC é uma vergonha, TVzinha escrota, vieram na minha cidade atrás de uma denuncia, quando chegaram aqui e viram que era contra o prefeitinho PT/PMDB editaram a matéria toda para não aparecer o que falaram dele.

  30. Junior
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 22:04 hs

    O Governo Paranaense está sendo atacado de tal maneira, que nem o respeito pela família do governador está sendo mantido, Dona Fernanda Richa é uma pessoa querida pela população e não merece esta podridão que a RPC e o jornal Gazeta do Povo estão usando para atingir o Governador, que não é citado em nenhuma investigação e muito pelo contrário exige todas apurações dos fatos.
    É uma Vergonha…..

  31. marco antonio
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 22:35 hs

    A cada dia que passa o nosso governador mais é desmascarado em sua mentira inicial…
    Quem mandou falar que nem o lula, que não sabia de nada??
    Acho salutar mostrar tais fatos em sua crueza, para desmistificar o homem.
    Bem feito!!

  32. Edson
    quinta-feira, 2 de abril de 2015 – 23:50 hs

    Sei que é impossível o blogueiro ter a mesma consideração e ética quando a questão cita o “o outro lado”. O castelo está em ruínas.

  33. BigPeter
    sexta-feira, 3 de abril de 2015 – 3:33 hs

    O grupo RPC deixa a impressão de que só tem isso pra noticiar. O assunto, abre e fecha todos os noticiosos da emissora, e do jornal.
    A rádio CBN, que por aqui já trocou de mãos, uma pá de vezes, mas que é ligada ao império Globo no RJ, usa a mesma estratégia; e cada vez que fala no dito Abi, acrescenta: Primo do Governador.
    PQP. Será que esses caras não têm nada mais pra mandar pro ar? – Falem da Dilma. Falem do Lulla – Falem dessa quadrilha desgraçada que quebrou a Petrobrás, e está prestes quebrar o Brasil, de vez, caramba.

  34. Errepecinho
    sexta-feira, 3 de abril de 2015 – 12:28 hs

    Está ficando cada vez mais evidente que a RPC está fazendo o jogo do governo federal aqui no Paraná, a final o este “investiu” na emissora mais de 1 bilhão nos últimos anos em propaganda oficiais.

    Portanto, está na hora de retribuir o investimento, não é?

  35. luia antonio
    sexta-feira, 3 de abril de 2015 – 14:41 hs

    Curioso qSe o governador estivesse fazendo propaganda (auto promoção) em anúncios veiculados na RPC, certamente

  36. luia antonio
    sexta-feira, 3 de abril de 2015 – 14:46 hs

    Quem comete ato ilícito deve ser responsabilizado e ponto. Quem calunia ou difama, idem. Porém, devemos nos atentar que o Governo do Estado não faz propaganda na RPC (usa a TV estatal, o que é correto). Há uns dois anos, denúncias cessaram assim que o governo veiculou auto promoção, digo, propaganda governamental na RPC. Curioso não?

  37. Paulo
    sexta-feira, 3 de abril de 2015 – 18:20 hs

    RPC mudou para R PT

  38. Luiz Porto
    sexta-feira, 3 de abril de 2015 – 21:09 hs

    Realmente, as relações entre os dois são “sociais”.
    Será que são sócios em algo mais?

    É mais bonito e correto admitir do que tentar ocultar uma verdade. Ainda mais se tratando de um governador.

  39. ricardo noronha
    sexta-feira, 3 de abril de 2015 – 22:31 hs

    Entendo que o Governador foi mal orientado, no início deste episódio Luiz Abi, em dizer que se tratava de parente distante e com pouco relacionamento, infelizmente. Nesse giro, deu margem a uma exploração midiática, que acabou expondo sua esposa Fernanda Richa, absolutamente distante destes acontecimentos. Seria mais correto e aceitável, ter assumido a relação, sem contudo – significar envolvimento com qualquer irregularidade.

  40. terça-feira, 7 de abril de 2015 – 14:52 hs

    Pelas palavras proferidas pelo sr. Sergio Silvestre, fica visível que trata-se de um energúmeno, cria do governador comedor de mamona , é um verdadeiro excremento da sociedade do Paraná, só faz comentários denegrindo a imagem dos cidadãos que nem sabem quem são, somente por que são adversários políticos de seus amestradores, por que isto nunca recebeu uma educação mínima ou frequentou uma escola, recebeu ensinamentos básicos sobre religião, é uma pessoa frustrada , amargurada , que é corroído pela inveja , é um verdadeiro incompetente , pois nem se expressar corretamente ele consegue , dando maus exemplos aos leitores deste conceituado Blog político com seus erros grosseiros de português.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*