Morreu Niva Khoury | Fábio Campana

Morreu Niva Khoury

unnamed

Morreu Niva Sabóia Khoury, aos 87 anos. Mulher do deputado Aníbal Curi, o homem mais influente na política paranaense durante toda a segunda metade do século XX. Avó do deputado Alexandre Curi.

Dona Niva acompanhou lances capitais da vida paranaense de lugar privilegiado. Discretíssima, companheira e conselheira inseparável,influente nos bastidores, foi a anfitriã e organizadora dos célebres cafés da manhã em sua casa, quando o marido Aníbal recebia as figuras mais importantes do poder no Paraná para tomar decisões e definir providências.

Viu passar por ali as figuras capitais da vida paranaense na época. Governantes, desembargadores, líderes empresariais, deputados, senadores, políticos do alto e do baixo clero, num ritual diário. Dizia-se que o governador, ao chegar ao Palácio, pouco tinha a fazer, tudo já se decidira no café da manhã de Aníbal. Aos olhos de Dona Niva.

O velório acontece no Cemitério Parque Iguaçu. O sepultamento será às 16h30min.

Mais sobre a vida de Dona Niva Khoury no Leia Mais.

Faleceu na noite de ontem (21), aos 87 anos, a sra. Niva Sabóia Khury, esposa de Anibal Khury e avó do deputado estadual Alexandre Curi (PMDB. Ela será sepultada nesta quarta-feira (22), às 16h30m, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.

Natural de União da Vitória, em 1954 mudou-se para Curitiba ao lado do marido, quando este assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual. Com Anibal, teve dois filhos: Ricardo Khury e Aníbal Khury Júnior, ambos advogados.

Teve intensa atuação na área da ação social e foi vice-presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro e presidente da Associação das Senhoras dos Deputados estaduais. Seu nome batizou várias instituições ligadas à educação no Estado, como o Centro Municipal de Educação Infantil de Balsa Nova.

Foi sempre companheira e conselheira do marido, um dos nomes mais destacados da história política paranaense, deputado estadual por 19 legislaturas, presidente da Assembléia Legislativa e governador interino do Paraná por várias ocasiões. Aníbal foi um dos responsáveis pela articulação da criação de 88 municípios paranaenses.

Em sua homenagem foi denominado um parque ambiental em Almirante Tamandaré, o centro legislativo da ALEP, uma rodovia e diversas ruas dos municípios do estado.


7 comentários

  1. BigPeter
    quarta-feira, 22 de abril de 2015 – 13:10 hs

    De Dª Niva, nada a declarar. Mas do seu marido, o velho Anibal, a única coisa que se salva dele, é que era atleticano. Pelo menos assim apresentou-se quando, devida e corretamente cassado pelo Regime Militar, arranjou uma vaga de Presidente do Clube Atlético Paranaense; conforme ele mesmo dizia, para não ser esquecido pela mídia.
    Fora isso, trata-se de uma das mais obscuras figuras da nossa política. O texto acima classifica-o como “o homem mais influente na política paranaense durante toda a segunda metade do século XX.”
    Negativo! Esse homem simplesmente dominou políticamente nosso estado, por mais de vinte ano. E todos os políticos desse macabro período, prestaram-lhe vassalagem, e beijaram-lhe as mãos, obedecendo-o cegamente.
    Nenhum filho dedicou-se à política; talvez por conhecerem bem de perto o estilo do pai.
    Esperava-se alguma coisa do neto; porém já está comprovado, que a frutinha caiu bem perto pé. –

  2. nereu vidal cezar
    quarta-feira, 22 de abril de 2015 – 13:27 hs

    Que Deus a tenha, mulher de coração de ouro, estive por duas vezes na residência do deputado Anibal Khouri, em companhia do saudoso Georg Kouri, ela era a simpatia em pessoa, isto aconteceu em l984, quando fui presidente da Camara Municipal de Maringa, mas, eu nunca esqueci desta senhora.

  3. eleitor de boa memoria
    quarta-feira, 22 de abril de 2015 – 13:49 hs

    o neto Alexandre se manteve na assembleia depois do rolo que ele bibinho e nelson justos fizeram graças as articulaçoes da dona niva que sabia tudo , muitos dossies arquivados

  4. eleitor de boa memoria
    quarta-feira, 22 de abril de 2015 – 13:56 hs

    o neto Alexandre se manteve na assembleia depois do rolo que ele bibinho e nelson justos fizeram graças as articulações da dona niva que sabia tudo , muitos dossies arquivados.

  5. ELEITOR
    quarta-feira, 22 de abril de 2015 – 14:06 hs

    O QUE ESTA SENHORA PRESENCIOU POUCAS PESSOAS VIRAM .SABIA MAIS DAS ARTICULAÇÕES POLITICAS DE QUE SEU NETO .
    É INDISCUTIVEL A IMPORTÂNCIA DELA NA ELEIÇÃO DO NETO. DIZEM OS CORREDORES QUE OS ARQUIVOS DELE SÃO MAIS COMPLETOS QUE OS DO ANTIGO DOPS.
    E QUE O REQUIÃO NESTE FURIA DE EXPULSAR O POVO DO PMDB QUE APOIOU O BETO ENTRE ELES O ALEXANDRE, QUE SE CUIDE POIS A “HERANÇA SERÁ MALIGNA”HAHAHAHA

  6. quarta-feira, 22 de abril de 2015 – 14:29 hs

    MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA….KHOURY…PERDER Á ÁVÓ É DIFICEL E TRISTE PARA TODAS AS FAMILIAS,,INDEPENDENTE DE CRÉDOS..E SITUAÇÕES FINANCEIRAS,,,,,,,ELA É A NOSSA SEGUNDA MÃE..NOS ORIENTA ..E NOS PROTEGE….QUE DESCANSE EM PAZ;;;;;;;;;;;;;

  7. Neuzinha
    quinta-feira, 30 de abril de 2015 – 10:02 hs

    Que Deus Pai a receba de braços abertos…..Dona Niva ,,,,sempre muito querida e atenciosa…so tenho boas lembranças dela. Lembro quando ela dizia: hoje vou fazer quibe pra meus netos. Vá com Deus.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*