Joaquim Barbosa diz que governo mente ao afirmar que combate a corrupção | Fábio Campana

Joaquim Barbosa diz que governo mente ao afirmar que combate a corrupção

unnamed

O ex-presidente do STF Joaquim Barbosa afirmou que o governo mente ao dizer que combate a corrupção. Segundo Barbosa, quem cumpre este papel são a Polícia Federal, a Justiça e o Ministério Público Federal. Ao falar sobre corrupção e fazer críticas ao PT, Barbosa foi aplaudido várias vezes durante sua palestra sobre ética e administração, na noite desta quinta-feira, em Florianópolis (SC). As informações são d’O Globo.

“Quem está combatendo é o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Justiça. Eles não têm nada a ver com isso. Nunca se combateu tanto a corrupção, mentira”, afirmou Barbosa.

O ex-presidente do STF não poupou críticas ao modelo político atual, que, segundo ele, favorece à prática da corrupção. Ao responder uma pergunta de uma pessoa da plateia, Barbosa disse que não poderia quantificar se a corrupção apontada ao PT era maior, menor ou igual aos governos anteriores. No entanto, disse que o PT tem adotado uma retórica “um pouco cínica”.

“Eles alegam:nós não inventamos a corrupção, sempre houve corrupção na vida brasileira, ou seja, é como se tivesse chegado a vez dele”, respondeu com ironia. A plateia riu e aplaudiu Barbosa.

Ele contou que não é militante político, mas votou no Lula duas vezes e uma vez na presidente Dilma Rousseff. E que no início do partido havia uma fé como se o PT tivesse vindo “redimir os nossos pecados.”

“Mas o partido, num determinado momento não soube se expurgar, especialmente da sua cúpula, das pessoas que visivelmente se utilizaram da filiação ou da sua posição de poder dentro do partido para enriquecer e se corromper. A visão messiânica, como uma seita, que seriam imunes à corrupção, permitiram chegar ao nível que está”, falou.

Ao falar da inclusão de pessoa jurídica passível de punição, prevista na Lei Anticorrupção, Barbosa disse que o motivo está na redução, por decreto, do percentual da multa de 20% para 5% sobre o faturamento das empresas envolvidas nesse tipo de crime.

“As penas são 0,1% a 20% sobre o faturamento. Mas, nas últimas semanas, ocorreram fatos que colocam em xeque, ao meu ver, essa vontade, esse comprometimento do Estado brasileiro em combater verdadeiramente a prática de corrupção. O governo federal, ao regulamentar a lei, baixou um decreto, certamente influenciado pelos fatos que nos assolam a todos os brasileiros há meses, limitando essa punição a apenas 5% do faturamento, o que demonstra, a meu ver, a vontade”, disse.


15 comentários

  1. taderu rocha
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 9:12 hs

    DR. JOAQUIM BARBOSA, GRANDE HOMEM QUE IA SALVAR NOSSO BRASIL, FIZERAM QUE FIZERAM ELE SAIU, AGORA É A VEZ DESSE GRANDE HOMEM É …SERGIO MORO,,, ESSE SERGIO E JOAQUIM ELES IAM SALVAR NOSSO BRASIL DESSES PT.

  2. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 10:16 hs

    jOAQUIM JÁ QUE FUGIU DA RINHA PODERIA GOSAR DE SUA APOSENTADORIA PRECOCE LÁ EM MIAMI E NÓS AQUI CONTRIBUINTES AJUDAR COM NOSSOS IMPOSTOS A INCREMENTAR ELA MAIS UM POUCO.

  3. juvenil correia
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 10:21 hs

    QUEM COMBATE CORRUPÇÃO É POLICIA FEDERAL,, MPF, JF..

    PT SÓ VAI PARA A CADEIA. NAO COMBATE NADA

  4. Do Interior....
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 11:34 hs

    Sergio, vá para Cuba. Viu ontem a reportagem de Cuba? Salário de 10 dólares por mês e 500 gramas de frango limitados por mês nas “carnicerias” estatais cubanas.

    Engenheiros, médicos, advogados trabalhando de garçon e fazendo faxina da iniciativa privada que pagam 10 vezes mais que o Estado paga.

    Se lá fosse bom não era proibido sair do país. E, além do mais, é terminantemente proibido emprestar dinheiro à Cuba. Mas o PT, seu partido, achou um jeito: contratou médicos com salários de 10 mil, pagos ao governo (com nosso dinheiro), sendo que os médicos ficam com 300.

    Fora PT
    Fora Foro de São Paulo
    Fora esquerda bolivariana mequetrefe.

  5. ferreira
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 11:38 hs

    O SS sempre com suas troLLagens em defesa dos bandidos lesa-pátrias, mas o JB não está a “GOZAR” sua aposentadoria, na sua pequena kitnet, em Miami e mais, sua aposentadoria precoce foi uma questão de segurança pessoal e familiar pelas ameaças recebidas destes criminosos ptistas e cia.

  6. valdir izidoro silveira
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 12:07 hs

    Estou sentido, pelas manifestações direitistas, que o negão – tratamento carinhoso porque sou negro sectário- dançou como um dos arautos contra a corrupção; agora eles preferem o branquelo Moro. Benfeito para p Obama do Brasil!

  7. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 12:31 hs

    Ferreira,conhece a Kitinete do JB,tambem deve conhecer a mansão do Lulinha,aquele que é a sede da PUC ahahahahahaah

  8. ferreira
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 13:07 hs

    SS você não merece réplica fique “gosando” .

  9. dibel
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 13:29 hs

    Valdir:

    Seu comentário foi infeliz: ao se intitular como um negro sectário e afirmar que o termo “negão” utilizado para o referenciar o ex-ministro JB é carinhoso, não se preocupando em fazer o mesmo relação ao termo “branquelo Moro” fica evidente um certo ranso de “brancofobia”; considerando que o Juiz Moro é um obstinado em cumprir a lei, você poderá ter problemas. Se servir, fica o conselho para que você se retrate!
    Sou de família de negros, brancos, pardos e até amarelos (tenho uma sobrinha – cujo pai toda a família chama carinhosamente de “Nego” – que é viúva de um coreano!) e me sentiria ofendido se, em contexto semelhante, referissem a mim como “Branquelo”.
    Ademais, o Juiz Sérgio Moro nem tem a pele tão clara assim, para, ainda que de brincadeira, merecer o pejorativo. mencionado.

  10. AMARAHAL
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 13:29 hs

    Já começa a aparecer a intolerância esquerdista preconceituosa ao ‘caucasiano’ Dr. Sérgio Moro pela sua atitude intolerante com os canalhas sanguessugas da nação e tentar, apesar das forças contrárias, fazer que se cumpram as normas legais assim como fez o Dr. Joaquim Barbosa.

  11. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 14:52 hs

    Xiiiiiiiiiiiichegou mais dois malas metidos a anti racismo que já encheu o saco.Agora vão dizer que é preconceito chamar o MORO de branquelo.Daqui a pouco peidar fedido vai ser preconceito,vão caga gente.

  12. Juca
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 17:18 hs

    SS. As cadelinhas estão à sua disposição.

  13. Helena
    segunda-feira, 20 de abril de 2015 – 19:18 hs

    Não somente combate a corrupção, como dificulta as investigações, como os parlamentares petistas e aliados advogam para os investigados quando estão sendo inquiridos pela oposição da CPI.
    Se não fosse desastroso para o nosso País, seria muito mais cômico as defesas indefensáveis…

  14. QUESTIONADOR
    quarta-feira, 22 de abril de 2015 – 12:24 hs

    -O ex-ministro do STF, sr. Joaquim Barbosa não “fugiu de seus compromissos”, para quem lê e entende a atual situação do STF, houve algum boate de que ele e sua família estariam sendo ameaçados de morte. Para bom entendedor meia palavra basta.
    -Admiro muito o Joaquim Barbosa, foi um bom ministro e tratou o Mensalão como pode. Pois as forças políticas obscuras desta nação foram preponderantes para evitar maiores danos aos réus!!!

  15. kaka
    domingo, 5 de julho de 2015 – 15:54 hs

    Governo de bandidos, isso nunca terá fim poqur eles compram todos e nunca ninguém terá peito para enfrentá-los
    Bem feito para bem colocou esse picaretas no poder

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*