Dilma confirma indicação de Fachin para a vaga de Joaquim Barbosa no STF | Fábio Campana

Dilma confirma indicação de Fachin para a vaga de Joaquim Barbosa no STF

Fachin

A presidente da República, Dilma Rousseff, confirmou em nota que indicou nesta terça-feira o advogado Luiz Edson Fachin para compor o quadro de ministros do STF. Segundo a nota, “a indicação de Fachin, catedrático de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, professor visitante do King’s College, na Inglaterra, e pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, será encaminhada ao Senado Federal para apreciação”.

Indicado pela presidente Dilma Rousseff, Luiz Edson Fachin já pediu voto para ela em 2010.

“O advogado Luiz Edson Fachin cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país”, diz a nota distribuída pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Depois de mais de oito meses de indefinição, a presidente Dilma Rousseff indicou o jurista na vaga deixada por Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado. Antes de anunciar o nome de Fachin, Dilma consultou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem a missão de encaminhar a votação do indicado. Segundo pessoas próximas do peemedebista, Renan disse à presidente Dilma que vai trabalhar pela aprovação do nome de Fachin pelo Senado, mas ressaltou que não pode substituir o plenário da Casa. Na campanha presidencial de 2010, Fachin pediu votos para Dilma.

O futuro ministro do STF aparece em um vídeo da campanha petista, lendo um manifesto de juristas a favor de Dilma. Na mesa estão, entre outros, o vice-presidente Michel Temer, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) e o professor Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência. Depois de citar programas do governo, como Bolsa Família e Luz Para Todos, Fachin encerra o discurso afirmando que “dia 31 de outubro votamos Dilma Rousseff para a Presidência do Brasil”, e é aplaudido.


9 comentários

  1. beco prado
    terça-feira, 14 de abril de 2015 – 22:18 hs

    Esse é fera de verdade. Ponto para a Dilma. Se ela tomasse mais decisões como esta, viraria o jogo.

  2. Do Interior.....
    quarta-feira, 15 de abril de 2015 – 8:53 hs

    Mais um petista para ajudar a transforma o Brasil na tão sonhada “pátria grande”, de Hugo Chavez.

  3. Palpiteiro
    quarta-feira, 15 de abril de 2015 – 8:56 hs

    O MST e a CUT agora tem um aliado forte no Distrito Federal.

  4. Carlos
    quarta-feira, 15 de abril de 2015 – 9:20 hs

    Mais um PeTista prestando seus serviços para toda a quadrilha PeTralha. Lamentável

  5. DIÁRIOS SECRETOS
    quarta-feira, 15 de abril de 2015 – 12:14 hs

    OS SEM TERRAS IRÃO TOMAR AS NOSSAS CASAS!

  6. Rogerio Sampaio
    quarta-feira, 15 de abril de 2015 – 12:26 hs

    Meu Deus mais um Bolivariano na Alta Corte!!

  7. CÉSAR
    quarta-feira, 15 de abril de 2015 – 14:06 hs

    Mais um comuna para completar o tribunal bolivariano desta república das bananas.
    Homem ligado à CUT!!!!!!!
    Meu Deus!!!!
    Ou a população se movimenta forte nos próximos meses e exige a renúncia da Presidente ,ou a ditadura petista dominará o País de vez.

  8. Rodrigo
    quarta-feira, 15 de abril de 2015 – 16:54 hs

    Ó amantes do autoritarismo e das ditaduras, acalmai-vos!!!! O advogado Luiz Edson Fachin, é uma excelente escolha. Currículo acadêmico impecável, militância na advocacia pautada na ética e no respeito às instituições. Essa estorinha de “tribunal bolivariano”, de “aparelhamento do STF”, isso é só choro, raivinha besta de criança, coisa de gente que não tem o menor apreço pela democracia. Qualquer que fosse o nome indicado pela Presidenta, seria alvo de críticas obtusas e reducionistas do tipo “petralha”, “petista”, ou “comunista”. Ou alguma das viúvas que perderam as últimas 4 eleições elogiaria alguma indicação de Lula/Dilma???
    Pelo menos tem uma coisa de bom, as pessoas se atentam um pouco para a escolha dos ministros do STF. Coisa que há 12 anos atrás ninguém dava a mínima. Ou que se lembra de onde veio Celso de Melo? ou Marco Aurélio Mello? ou Gilmar Mendes??? ou alguém alguma vez acusou qualquer presidente que não Lula/DIlma de aparelhar o STF??? Ou por acaso alguma vez o FHC indicou algum nome dissonante da hegemonia tucana-neoliberal??? Ou alguém enchia os pacovás do PFL (atual DEM) quando ocorriam as movimentações para nomear ministros do STF??
    Quero ver a “oposição” no Senado na sabatina do Prof. Dr. Fachin… será até divertido. Será possível o Senador Aécio Neves empreender algum tipo de debate com Fachin? e o Senador Serra?? ou Aloysio Nunes, o ex-terrorista??. Preparem-se para ver esta sabatina será um banho, um show, uma lavada, uma lição de direito e democracia nessa oposiçãozinha de meia pataca, que ao invés de arregaçar as mangas e agir com firmeza e serenidade, fica aí de mimimi pelos cantos tentando desvaler a vontade soberana e democrática das urnas.

  9. Do Interior.....
    quinta-feira, 16 de abril de 2015 – 8:00 hs

    Esse Rodrigo deve ser aquele filho do político de Campo Grande-MS (O bar-bicha) que gravou aquele famigerado vídeo que roda na internet…

    Todos da oposição já falaram muito bem da indicação do Faccin. Mas, na minha opinião, que ele é um petista é… O vídeo defendendo Dillma pilantra, não nega!.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*