Álvaro Dias: 'A sociedade tem o direito de conhecer caixa-preta do BNDES' | Fábio Campana

Álvaro Dias: ‘A sociedade tem o direito de conhecer caixa-preta do BNDES’

alvaro - senado1

No discurso em plenário, nesta quinta-feira (9/4), ao criticar a retirada de assinaturas dos requerimentos de CPIs, o líder da oposição, senador Alvaro Dias falou sobre a importância de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o BNDES: “Há quantos anos cobramos? Particularmente, desde 2005, venho tentando investigar os negócios envolvendo o BNDES. Há desvio de finalidade? Sim, com a concentração dos recursos em benefício de grandes grupos econômicos e, sobretudo, desvio de finalidade com empréstimos oferecidos por meio de grandes empreiteiras de obras públicas do nosso País para a realização de obras em outras nações como Cuba, Angola, países da África, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Argentina, etc. São empréstimos vultosos com taxas de juros privilegiadas. E é o trabalhador, através do FGTS, FAT e Imposto de Renda, que subsidia as taxas de juros que beneficiam grupos econômicos aqui e governos no exterior”, disse.

Segundo Alvaro Dias, mais de R$400 bilhões foram transferidos do Tesouro Nacional para que o BNDES pudesse alavancar empréstimos significativos para beneficiar outros países, em detrimento do interesse nacional. “Não sabemos, de modo geral, prazo de carência, objetivo do empréstimo e taxas de juros. Muitos empréstimos são sigilosos, como os que foram concedidos a Cuba e Angola – razão de termos impetrado um mandato de segurança no Supremo Tribunal Federal. A impopularidade do atual governo tem como causa inúmeras ações administrativas, escândalos de corrupção, mas, certamente, tem como causa, também, esse tratamento que é oferecido, por meio do BNDES, a outros países, notadamente àqueles que possuem governantes autoritários. São governos quase sempre corruptos e ditatoriais, um estímulo à corrupção internacional. A caixa-preta do BNDES precisa ser aberta. O povo brasileiro tem o direito de saber o que fazem com o seu dinheiro”, finalizou.


6 comentários

  1. tadeu rocha
    sexta-feira, 10 de abril de 2015 – 11:25 hs

    grande senador, O POVO TEM QUE SABER, chega de tantos roubos, OU BRASILEIROS NÃO QUEREM SABER.ATÉ PODE ACONTECER ISSO. obrigado SENADOR ALVARO DIAS é só você que ajuda os BRASILEIROS, ainda falam de você, eu não, para mim você é melhor SENADOR DO BRASIL.

  2. zangado
    sexta-feira, 10 de abril de 2015 – 11:47 hs

    Mas tem toda a razão o grande senador Dias e está perfeitamente em sintonia com o pensamento dos cidadãos e cidadãs de bem deste pais que está sendo vilipendiado por uma turba de ladrões travestidos de mandatários, empresários e servidores de partidos políticos !!!

    Estão com receio do que? De se verem envolvidos ? Pois é isso que queremos saber e onde foi parar o dinheiro público pago mediante tributação escorchante que está já ultrapassando todos os limites do admissível neste país !!!

  3. mauro
    sexta-feira, 10 de abril de 2015 – 12:09 hs

    Senador,

    Poderia fazer um favor a nação, informando o nome dos meliantes que retiraram a assinatura a fim de que os eleitores pudessem cobrar de cada um em suas bases eleitorais. Não será surpresa se a maioria for do Norte ou Nordeste!

  4. tadeu rocha
    sexta-feira, 10 de abril de 2015 – 13:13 hs

    mauro ….. muito bom é isso ai, nomes deles SENADOR, chega de tanto roupo no BRASIL. fora PT…..

  5. Johan
    sexta-feira, 10 de abril de 2015 – 14:54 hs

    Caro FÁBIO, é com a manifestação da sociedade que o processo político vai sendo depurado. A sociedade paranaense deseja conhecer o posicionamento dos SENADORES do PARANÁ, se assinaram a petição para criação da CPI do BNDES, no estado temos como senadores o PINÓCHIÃO – PMDB e senadora anã GLEISY – PT, além é claro do NOBRE SENADOR ALVARO DIAS – PSDB. Estamos no aguardo para conferir. Atenciosamente.,

  6. Ex-funcionário
    sexta-feira, 10 de abril de 2015 – 18:46 hs

    Senador Dias… tenho muito respeito pelo senhor… mas e a CPI da loteria? Sempre teve meu voto, mas ainda deve essa pro povo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*