Lula depõe na Polícia Federal e diz que nada sabe de dinheiro clandestino | Fábio Campana

Lula depõe na Polícia Federal e diz que nada sabe de dinheiro clandestino

unnamed
Lula foi Lula ao falar à PF e disse não saber de nada em caso de dinheiro clandestino. Inquirido sobre “empréstimo” de 7 milhões de dólares ao PT, ele transferiu a responsabilidade por eventuais irregularidades a Delúbio Soares e João Vaccari

Rodrigo Rangel, Veja

Na sede da Polícia Federal, em Brasília, tudo foi planejado para oferecer ao visitante o conforto a que ele tem direito como ex-presidente da República e, principalmente, a mais absoluta discrição. Lula pediu, e foi atendido, para depor em um local reservado. Os policiais escolheram uma sala contígua ao gabinete do diretor-geral. Foi assim que, na terça-feira 9 de dezembro de 2014, Lula prestou seu depoimento. O ex-presidente, acompanhado de três advogados, entrou pela garagem do prédio e usou o elevador privativo do diretor para levá-lo ao 9º andar. Com a solenidade, o respeito e a deferência que merece um ex-mandatário da República, depois de várias tentativas em vão, a polícia finalmente conseguiu interrogar Lula sobre uma passagem ainda obscura do mais rumoroso caso de corrupção a estourar durante o seu governo, o mensalão.

Desde que deixou o governo, em 2010, pouca coisa se ouviu do ex-presidente sobre o escândalo. Seu principal ministro, seus amigos mais próximos, a cúpula de seu partido e muitos dos parlamentares que apoiavam seu governo foram condenados à prisão. Embora, em última instância, fosse o principal beneficiado pela compra de apoio parlamentar, o ex-presidente nunca foi acusado de nada. Em 2005, Lula se disse traído quando se revelou que o tesoureiro e amigo Delúbio Soares e José Dirceu, seu braço-direito, haviam montado uma rede clandestina de captação de dinheiro para subornar parlamentares e sustentar as campanhas políticas do PT. Preservado por todos os que sabiam de seu envolvimento direto no mensalão, Lula escapou do processo judicial. Ele passou todo o seu governo negando a existência do esquema. Quando desceu a rampa do Palácio do Planalto, porém, prometeu que contaria “a verdadeira história do mensalão”. Diante dos policiais federais em Brasília, Lula voltou à versão que, oficialmente, sustentou.

A Veja teve acesso à integra do depoimento, um documento de valor histórico inestimável em que Lula, pela primeira vez, formaliza o que tem de importante a dizer sobre o caso: absolutamente nada. São quatro valiosas páginas que sintetizam a natureza do ex-presidente diante de uma situação embaraçosa – ele, como sempre, jura que não sabia de nada, que nunca se envolveu com os malfeitos de seu governo e, quando confrontado com os fatos, aponta o dedo para terceiros para salvar a própria pele. Durante pouco mais de uma hora, Lula driblou as 28 perguntas elaboradas previamente e lidas por um delegado convocado especialmente para a ocasião.


22 comentários

  1. Parreiras Rodrigues
    sábado, 14 de março de 2015 – 17:28 hs

    Só o caso Rose Noronha é suficiente para uma temporada na Papuda.
    Juntando-se às picaretagens exercidas em países africanos, mediante gordas comissões pagas por construtoras, a maioria delas já elencadas no Lava Jato, dava prá ele ver a diferença entre a cela dum presídio e o gabinete do finado Romeu Tuma.

  2. VISIONÁRIO
    sábado, 14 de março de 2015 – 17:29 hs

    É bem provável que este cara continue como um verdadeiro bagre
    ensaboado e escapando de todos os interrogatórios. É uma grande
    injustiça para todos os brasileiros que sabem que o cara se benefi-
    ciou de todas as roubalheiras e continua mentindo colocando a cul-
    pa nos outros. Até quando !?

  3. Juca
    sábado, 14 de março de 2015 – 17:31 hs

    Esse vagal nunca soube de nada!

  4. JÁ ERA...
    sábado, 14 de março de 2015 – 17:41 hs

    Este país já era… Um malaco como o Lula que todos sabem que
    mente na cara ainda ninguem conseguiu enquadrar o cara. Estamos
    perdidos !!!

  5. sábado, 14 de março de 2015 – 17:42 hs

    Este e o maior malandro que o Pais já viu,vamos acompanhamento do Lava Jato,ele e Dilma tem que ser presos,como toda a cúpula do PT,roubaram tudo,o Pais nao tem condicóes de pagar as dividas,o dinheiro,sumiu!!!

  6. Flávius
    sábado, 14 de março de 2015 – 18:57 hs

    É a cultura da negação. Nega tanto que até ele mesmo acredita nada saber.

  7. Do Interior....
    sábado, 14 de março de 2015 – 19:09 hs

    Esse é um dos principais terroristas do Brasil. Assim como Stédile. Merecem a cadeira elétrica. Se fosse Indonésia, já teriam sido mortos mil vezes, apenas após ter chegado ao poder.
    Lulla é uma ameaça à segurança nacional. Logo, cabe a pena de morte a ele, como consta na constituição!

  8. sandro
    sábado, 14 de março de 2015 – 19:27 hs

    Acho que a PF serviu apenas água e café, pois se tivesse uma “marvada da boa” na bandeja , o rumo da conversa seria outro.Que pena !!

  9. Zangado
    sábado, 14 de março de 2015 – 19:39 hs

    O Bagrão ensaboado será pego na mentira, mais dias, menas dias, pois, como ele mesmo disse: o pobrema da mentira é que o sujeito depois de contar uma mentira tem contar outra para encobrir aquela e assim tem que passar a vida inteira mentindo.
    Ele já deu muitas versões para o tal mensalão.
    É um pulha honoris causa.

  10. Dieter
    sábado, 14 de março de 2015 – 21:34 hs

    Mais uma vez o maior ladrao que já apareceu por aqui, se finge de inocente e culpa seus asseclas pilantras pelas suas falcatruas.

  11. Paolo
    sábado, 14 de março de 2015 – 22:10 hs

    Aí eu pergunto aos petistas safados: quantas vezes FHC teve que ir escondidinho até a PF prestar depoimento acerca de falcatruas em seu governo? Respondo: NENHUMA!!!!!

  12. sábado, 14 de março de 2015 – 22:23 hs

    E alguém tinha dúvida de que ele diria que sabe de alguma coisa?
    Acho que o bagre aí nasceu sem cérebro. Ele nunca sabe de nada! É tão fácil se livrar das responsabilidades! É só dizer… não sei!!!!!!!!!!

  13. lindacir
    domingo, 15 de março de 2015 – 6:37 hs

    Lula o câncer do Brasil nunca sabe de nada!

  14. PIMENTA PURA
    domingo, 15 de março de 2015 – 6:47 hs

    Este é o famoso bagre ensaboado e “barbudo” !!!

  15. TROLL
    domingo, 15 de março de 2015 – 7:02 hs

    De bobo este cara não tem nada!
    Afinal, crises de amnésia podem acontecer a qualquer um não é?….kkkk…
    Vende até a mãe para tirar o c… da reta.
    Um dia a casa cai para este imbecil!

  16. CLOVIS PENA- nojo de comentar.
    domingo, 15 de março de 2015 – 7:16 hs

    Até quando ?

  17. ind
    domingo, 15 de março de 2015 – 8:58 hs

    O QUE TEMOS HOJE É UMA POLICIA FEDERAL A MANDO DO EXECUTIVO, OU SEJA, INVADIR A MELHOR COMPANHIA DE SANEAMENTO DO BRASIL DIZENDO QUE NAO TRATAMOS O ESGOTO E QUEBRARAM A CARA, QUE A NOSSA AJUDA PELA PEC 412, PARECE BRINCADEIRA, DÃO AO DONO DA JBS E TANTAS MAIS EMPRESAS COMPRADAS COM DINHEIRO PUBLICO O SOFAZAO DE LUXO E VEM ESSE SR LULA DIZER QUE NADA SABIA E NAO PARTCIPAVA DO ESQUEMA, FECHA O BRASIL E VAMOS EMBORA.

  18. ind
    domingo, 15 de março de 2015 – 9:36 hs

    E TODOS NA POLICIA FEDERAL OFERECERAM AO ILUSTRE SR LULA UM WISKY 18 ANOS E CHARUTO CUBANO E FIQUE A VONTADE PRESIDENTE E DIGA O QUE QUIZER QUE VAMOS ACREDITAR E ARQUIVE-SE O PROCESSO CONTRA O DISCIPULO DO FIDEL CASTRO, EU DIGO A VOCES LEITORES TEM COISA PIOR PRA ESTOURAR, A PETROBRAS É CAFÉ PEQUENO, SE O BNDES FALASSE, SE A JBS FALASSE A SE O LULA FALASSE, SE AS CONTAS NA SUIÇA FALASSEM, O POVO TEM QUE SAIR AS RUAS E PROTESTAR, DIZEM ELES QUE É GOLPE, GOLPE FOI DO LULINHA PAIS E AMOR, O GOVERNO DEVERIA LANÇAR O BOLSA CORRUPÇÃO, SE BRINCAR O PT MUDA ATÉ A NOSSA MOEDA, JÁ PENSOU GANHAR SALARIO MINIMO COM ESSA MOEDA, A ECONOMIA VIRA UM CAOS, UMA VERDADEIRA ILHA CUBANA, UMA VERDADEIRA VENEZUELA DO LOUCO MADURO (ESTE VAI CAIR DE MADURO E VAI SER FEIO LA EM CARACAS).

  19. Helena
    domingo, 15 de março de 2015 – 22:57 hs

    Ah, coitado! Como é “bobinho” não sabe nada?! Façam-me cócegas para conseguir rir da piada do lularápio!

  20. BigPeter
    segunda-feira, 16 de março de 2015 – 0:13 hs

    E dizem que todos somos iguais perante a dita Lei.
    Pendura esse safado pra ver se ele não lembra de tudo. Até do resto…

  21. humberto martins
    segunda-feira, 16 de março de 2015 – 8:47 hs

    fizeram o teste de detector de mentira???

  22. Helena
    segunda-feira, 16 de março de 2015 – 13:15 hs

    Acho que até ao detector de mentira, ele vai tapear é só isso que os petralhas sabem fazer além de encherem as cuecas de dindim roubados.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*