Leprevost tem projeto para detectar dificuldades de alimentação de bebes | Fábio Campana

Leprevost tem projeto para detectar dificuldades de alimentação de bebes

unn
O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, apresentou projeto de Lei propondo a realização, do teste da linguinha em todas as maternidades e hospitais do Paraná.

De acordo com o texto, todas as maternidades e hospitais públicos ficam obrigados por Lei a realizar o exame de avaliação do frênulo da língua em recém-nascidos. O objetivo é detectar se existe alguma alteração na membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecida como freio ou frênulo. A alteração pode gerar a popular língua presa.

Segundo o parlamentar “no primeiro momento, o teste serve para detectar a língua presa, que é quando esse fio está fixado mais para a ponta da língua. Só se considera língua presa quando limita o movimento”, disse.

Os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos, a alimentação pode ser prejudicada já que afeta a sucção. “Isso tem sido uma das maiores causas de desmame precoce. O bebê pode ter dificuldade de passar para a papinha porque tem dificuldade de deglutição. Por volta de um ano e meio, pode ter problemas no processo mastigatório também”, afirmou.

Para Leprevost, a grande vantagem é que com a Lei mais crianças poderão ser diagnosticadas.


3 comentários

  1. Eleonor
    segunda-feira, 2 de março de 2015 – 23:25 hs

    Este deputado apresenta ideias boas. Parabéns pelo belo trabalho!

  2. Eliseu
    terça-feira, 3 de março de 2015 – 2:15 hs

    É o deputado que mais trabalha pela saúde.

  3. Juca
    terça-feira, 3 de março de 2015 – 7:41 hs

    Mas isso aí não precisa de lei, basta o médico ser diligente e examinar a criança. Agora a maioria dos hospitais públicos tem atendimento precário,muitas vezes sem médico.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*