O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, apresentou projeto de Lei propondo a realização, do teste da linguinha em todas as maternidades e hospitais do Paraná.
De acordo com o texto, todas as maternidades e hospitais públicos ficam obrigados por Lei a realizar o exame de avaliação do frênulo da língua em recém-nascidos. O objetivo é detectar se existe alguma alteração na membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecida como freio ou frênulo. A alteração pode gerar a popular língua presa.
Segundo o parlamentar “no primeiro momento, o teste serve para detectar a língua presa, que é quando esse fio está fixado mais para a ponta da língua. Só se considera língua presa quando limita o movimento”, disse.
Os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos, a alimentação pode ser prejudicada já que afeta a sucção. “Isso tem sido uma das maiores causas de desmame precoce. O bebê pode ter dificuldade de passar para a papinha porque tem dificuldade de deglutição. Por volta de um ano e meio, pode ter problemas no processo mastigatório também”, afirmou.
Para Leprevost, a grande vantagem é que com a Lei mais crianças poderão ser diagnosticadas.
3 comentários
Este deputado apresenta ideias boas. Parabéns pelo belo trabalho!
É o deputado que mais trabalha pela saúde.
Mas isso aí não precisa de lei, basta o médico ser diligente e examinar a criança. Agora a maioria dos hospitais públicos tem atendimento precário,muitas vezes sem médico.