Justiça Federal afasta petista reitor do IFPR | Fábio Campana

Justiça Federal afasta petista reitor do IFPR

reitor - ifpr

A 11ª Vara Federal de Curitiba determinou suspensão imediata do ex-deputado Irineu Colombo (PT) do cargo de reitor do Instituto Federal do Paraná. Além disso, a instituição deve adotar as providências necessárias para “imediata convocação do processo eleitoral”. Ação ajuizada pelo professor Frederico Fonseca da Silvam alegou a prorrogação indevida do mandato de Colombo. Isto porque o decreto 6.986/09, que criou os institutos federais, determina mandato de três anos para a reitoria. Quando Colombo assumiu no lugar do ex-reitor Alípio Santos Leal Neto, que renunciou em janeiro de 2011, o MEC teria determinado mandato de quatro anos de forma indevida. No entendimento da justiça o mandato é ilegal desde 1º de maio de 2014. Com informações da Gazeta do Povo.

Decisão similar já havia sido tomada pelo TRF da 4ª Região, em Porto Alegre, 22 de julho de 2014. Na época a ação foi movida pelo sindicato dos trabalhadores da educação. Antes disso, em 2 de maio, o sindicato conquistou uma liminar na Justiça Federal de Curitiba, mas no mesmo mês a reitoria conseguiu a suspensão da decisão. Posteriormente a ação foi extinta; segundo o presidente do Sindiedutec, Nilton Brandão, em função do entendimento de que o sindicato não poderia ajuizar uma ação civil pública. Questionada pela reportagem, a assessoria do IFPR informou que terá uma posição oficial nesta sexta-feira (6).

Colombo já foi afastado do cargo, entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014, durante as investigações da Operação Sinapse, da Polícia Federal. À época, o MEC nomeou, como interventor, Jesué Graciliano, do Instituto Federal de Santa Catarina. A PF apontou um esquema de desvio de dinheiro público no setor de ensino à distância do IFPR, cuja estimativa ultrapassa os R$ 11 milhões.


7 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 6 de março de 2015 – 10:44 hs

    Zulivre…

  2. tadeu rocha
    sexta-feira, 6 de março de 2015 – 11:01 hs

    TEM QUE SER PETISTA…. MUDA BRASIL..

  3. Dieter
    sexta-feira, 6 de março de 2015 – 11:45 hs

    Precida é investigar a roubalheira no ifpr. Tem muita sujeira.

  4. Eugenio
    sexta-feira, 6 de março de 2015 – 16:05 hs

    PETISTAS…

  5. Gardel
    sexta-feira, 6 de março de 2015 – 16:25 hs

    Caos na universidade. Fora ptralha.

  6. Johan
    sexta-feira, 6 de março de 2015 – 17:52 hs

    Caro FÁBIO, está ficando uma situação INSUSTENTÁVEL a presença de mais um meliante promovendo desvios e roubos do órgão em que trabalha. Esses membros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA honram a organização, praticando o que sabem fazer, uma cópia da chefia do DUENDE LULLA. Polícia Federal nele, e onde der que péle. A sociedade brasileira não pode mais admitir a presença desses meliantes em órgãos públicos, pois pelo que pode ser avaliados SÃO TODOS LADRÕES. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país” e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, agora no poder, para evitar maiores VEXAMES e VERGONHAS a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  7. BigPeter
    sábado, 7 de março de 2015 – 2:53 hs

    Coisa corriqueira; diária.
    Onde tem encrenca, rolo, confusão, tem petista envolvido. – Caramba, não se salva um sequer.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*