Richa não desiste de programa de cortes | Fábio Campana

Richa não desiste de programa de cortes

16480_2_L

Os movimentos sociais que conseguiram barrar a votação das medidas de contenção de gastos na Assembleia tiveram uma vitória que não é definitiva. O governador Beto Richa não desistiu de encaminhar os cortes para a Assembleia logo que ela voltar aos trabalhos depois do carnaval. No dia 23 de fevereiro, segundo previsão do presidente Ademar Traiano, os projetos começarão a tramitar pelas comissões especializadas da Casa, o que significa que a bancada de apoio desiste de transformar o plenário em Comissão Geral para acelerar a tramitação.

A razão é simples. As medidas são absolutamente necessárias para garantir o funcionamento do Estado e ampliar suas possibilidades de investimento, diz Richa. Os projetos, que devem aliviar o caixa, alterando a Previdência e outros benefícios dos servidores públicos, retirados da Assembleia sob alegações do tipo “para reexame” e “para garantir a integridade física dos parlamentares”, estão valendo. Na verdade, foi uma maneira de reordenar o processo e criar as condições de aprovação.

Beto Richa (PSDB), classificou o protesto de servidores e professores públicos, ocorrido nesta quinta-feira (12) contra um pacote de corte de gastos, como “absurdo e violento”.


22 comentários

  1. Allan
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 16:45 hs

    Absurdo e violento é chorar que o estado não tem dinheiro pra folha, e mesmo assim aceitar reajustar o proprio salario e dos secretarios!

    Absurdo e violento é mentir durante a eleição que estava com a casa em ordem (a RPC ta ai pra não me deixar mentir).

    Absurdo e violento é o estado do Paraná ter tido um aumento de receitas muito acima de inflação no ultimo mandato, e mesmo assim o estado estar quebrado!

    Absurdo e violento é ter um play desse como (des) Governador!

  2. Guarapuava
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 16:59 hs

    O pior governador da historia do Parana!!!!!

  3. Borgo
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 17:00 hs

    Não esqueça de chamar a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada para garantir a votação.

  4. EU TRABALHEI E VOTEI NO BETO
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 17:01 hs

    SENHOR GOVERNADOR QUEREMOS SABER SE VAI CORTAR AS GRATIFICAÇÕES ABSURDAS DOS JUÍZES QUE GANHAM AUXILIO MORADIA E MORAM EM RESIDENCIAS PRÓPRIAS E NÃO BASTASSE ISTO AINDA QUEREM RECEBER RETROATIVO.
    OS TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA SECRET. DA FAZENDA RECEBEM UMA GRATIFICAÇÃO MILIONÁRIA E AO CONTRARIO DAS DEMAIS BASTAM APENAS CINCO ANOS RECEBENDO PARA RECEBER INTEGRALMENTE APOS APOSENTADORIA. COMECE CORTANDO ESTAS GRATIFICAÇÕES SERÁ MAIS FÁCIL CONVENCER QUE O SENHOR PRECISA DE DINHEIRO. SE NAO É MUITO ESTRANHO O SENHOR TIRA DE UNS ENQUANTO CONCEDE GRATIFICAÇÕES ABSURDAS PARA OUTROS , NÃO ACHA??

  5. helio nunes
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 17:21 hs

    Sem dúvida que os cortes são necessários na administração pública, não só no Paraná, mas também no País, pois o esgotamento financeiro são os mesmos, de que adianta criar mais impostos e taxas, se verdadeiramente não cortar o mal pela raiz, onde o problema,óbvio
    não é somente nos professores do Estado do Paraná. Se realmente querem cortar gastos o façam generalizados, atingindo os três poderes
    Executivo,Legislativo e Judiciário daí sim poderão angariar a confiança da sociedade, não sendo hipócritas demostrando abuso de poder em causa própria, quando aumentam seus próprios salários e criam despesas em favor de si mesmo ou agregados. A NAÇÃO PARANAENSE E BRASILEIRA ANSEIA E CARECE SIM DE REFORMAS, MAS NÃO ATRAVÉS DE MEDIDAS IMPOPULARES E IMPOSITIVAS.

  6. VOTEI NO CALOTEIRO DO PR
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 17:24 hs

    obaa vamos nos encontrar de novo..seu guri de prédio .. prepare o camburão para os deputados seus amiguinhos

  7. roberta
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 17:30 hs

    Fabio, boa tarde!!!!!!!!

    Você um jornalista de alto conhecimento, de uma visão crítica e de capacidade de análise invejável. Desarmados de amores por este ou aquele Partido ou Gestor. Você não acredita que as contençoes de despesas devem ser exemplares??? Senão vejamos:
    – Salário do Governador, obteve aumento, tornando-se o maior do Brasil, dentre os Governadores;
    – Salário dos Secretários, inclusive, deste Senhor que veio de outras aragens,obteve reajuste e os mesmos não abrem mão;
    – Senhores deputados, tiveram reajustes e tb não abrem mão de seus benefícios.
    – Magistrados, possuem salários altíssimos e ainda recebem auxílio moradia; e mais, oquerem retroativo a cinco anos;
    São poderes que nos representam.
    A família do Governador recebe mais de 1 milhão de reais ao ano e tb não abrem mão disso.
    Agora:
    – Querem acabar com o mísero auxílio transporte que os trabalhadores da educação recebem para deslocamento ao trabalho e ainda numa reunião na educação, debochadamente, o Secretário da Fazenda diz se o Professor vai à lua;
    – Querem acabar com o Plano de Careira do Professor e Servidor de Escolas, cuja conquista fora às duras negociações;
    – E mais, não temos fundo de garantia e nem um outro benefício, e deseja apossar-se de nosso Fundo Previdenciário com seus 8 bilhões, criar um novo Fundo com teto semelhante ao INSS.
    Ora, Sr. Fabio Campana, há de convir que nós, trabalhadores não podemos pagar pelo excessivo gasto do Governo. E mais, o nº de Comissionados neste Governo é maior que o Governo Federal. Assim, de concordar comigo que o exemplo de austeridade, deve vir de cima. Como em nossas casas, nós pais e mães devemos ser o exemplo p nossos filhos. Só assim conquistamos a credibilidade e a confiança.
    Espero que publique este comentário. Mto obrigada!!!!!!!! Como se vê não contêm nenhumaofensa!!!!! Abraços!!!

  8. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 18:33 hs

    Não tem INVESTIMENTO.

  9. jk
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 19:26 hs

    Roberta disse tudo, pena que os dirigentes desse estado não leem os comentários desse blog;

  10. zangado
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 19:51 hs

    O governador pode dizer o que bem entender, mas deveria ter um ato de grandeza no sentido de reconhecer que o arrocho provem de sua própria “herança maldita”, já que passou 4 anos/48 meses pilotando o Estado na banguela, seja pela sua já proverbial inapetência em governar seja pelo incompetente assessoramento recebido.

    Já quando foi prefeito deixou uma “herança” que repercutiu no Estado – a questão da tarifa do transporte público, que empurrou com a barriga por meio de subsídio buscando não se prejudicar no pleito eleitoral.

    Se continuar assim será lembrado de que forma pela sociedade e pela história?

  11. Luiz Eduardo
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 20:41 hs

    Roberta, além e tudo que você falou, acrescente:
    – aposentadoria integral de governador que ficou no cargo por apenas 9 meses;
    – os secretários e outros comissionados e alto coturno fazem parte dos conselhos e conselhinhos fajutos ganhando muito bem, por jetons ou por mês. Por exemplo, veja na internet sobre o CETRAN- Conselho Estadual de Trânsito. Isto é, se quiser estragar seu carnaval.

    Se o Beto Richa colocar a mão nesta reserva de futuro do PR PREVIDÊNCIA, nunca mais este dinheiro voltará para o mesmo, de forma que ele sai o governo e passa a bomba para outro, mas serão os aposentados que vão dançar. Bem antes disso, o secretário e conselheiro da Copel, MAURO RICARDO ( nome de ator e novela mexicana) já foi embora.

    Portanto, de promessas, CHEGA .De mentiras, CHEGA. De propaganda enganosa, CHEGA. .

  12. Barnabe1
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 20:49 hs

    Eu votei no Beto e dai, eu também votei. Vamos parar de falar mal de outras secretarias, se você não esta contente, entre na justiça por seus direitos ou procure fazer outro concurso ou outro emprego companheiro, cuide da tua bunda e não olhe a bunda dos outros.

  13. andres batista sottomaior
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 22:43 hs

    é uma vergonha – e o pior que o Betinho e família vivem na Igreja – só que é pecado em cima de pecado – vão ter que procurar o Padre José para confessar! aproveitem o carnaval para meditar as besteiras cometidas e voltem com espírito de austeridade e que o Betinho não se esconda, faça como o seu pai, Ney, Munhoz da Rocha que foram estadistas e não como ele que se escondeu atrás do nome familiar para se eleger e fugiu dos professores quando deveria ter ido ao meio da multidão para dar explicações pois não havia nenhum baderneiro como ele disse.

  14. Mara
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 – 22:57 hs

    Ladrão , mentiroso, isso que esse governador é, se apoderar de um dinheiro que não é dele, corte gratificação, pare de pagar cabos eleitorais que só servem para trabalhar para o senhor em época de eleições.

  15. Luigi
    sábado, 14 de fevereiro de 2015 – 9:58 hs

    Convenhamos, a seguir como está, a manutenção da máquina pública em breve será a verdadeira autofagia do estado brasileiro e não apenas das unidades federativas, pois hoje praticamente só trabalhamos para alimentar o estado, sobrando um mínimo para investimentos, sem contar com a corrupção que também é grande.
    O atual sistema de preservação de direitos ‘adquiridos’ através de burlas interpretativas requererá, queiramos ou não, a atuação de assembleia constituinte que estabelecerá novos critérios para o tema, criando o divisor de tempo para o ANTES DE – vigência da regra atual até que se extinga com o tempo, e para o DEPOIS DE – nova regra que nos conduzirá para um estado enxuto, sem a garantia vitalícia de privilegios como os de hoje.

  16. SOMBRA
    sábado, 14 de fevereiro de 2015 – 10:23 hs

    Vamos gerenciar o Estado do Paraná, de uma forma que não prejudique a classe menos favorecida, porque juízes, deputados e
    principalmente os cargos comissionados estão com salários totalmente fora da realidade do governo, já que o estado esta
    endividado.

  17. marcos
    sábado, 14 de fevereiro de 2015 – 10:36 hs

    teve 4 anos pra fazer os ajuste necessários… com certeza vai conseguir ser o pior governador …lerner agradece

  18. ferreira
    sábado, 14 de fevereiro de 2015 – 10:46 hs

    COMO OS DEMAIS PÉSSIMOS GOVERNADORES QUE TIVEMOS NO PARANÁ, ESTE AÍ VAI AUMENTAR AS DEMANDAS JUDICIÁRIAS CONTRA O ESTADO DO PARANÁ, QUE JÁ SÃO IMPAGÁVEIS .
    ACORDA SEU BETO, SE VOCE NÃO SOUBE GOVERNAR, RENUNCIE É MAIS HONROSO QUE LEVAR E PECHA MACULOSA DE IMCOMPETENTE.

  19. PRIORADO DE SIÃO
    sábado, 14 de fevereiro de 2015 – 13:14 hs

    pau no auxilio moradia, vergonha, vergonha…

  20. Roberta
    sábado, 14 de fevereiro de 2015 – 14:00 hs

    Fábio, boa tarde!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Hoje só quero agradecê-lo por publicar meu comentário acima.
    Vejo que tb ficou um tanto decepcionado com os últimos acontecimentos em nosso Estado.
    Democracia não é isso o que vimos e mto menos o que nosso Governador se intitulou: democrata…. tão pouco chamar professores e servidores de baderneiros e arruaceiros. Obrigada!!!!!!!!!! Como diz o pensamento: AS PALAVRAS CONVENCEM, MAS SÃO OS EXEMPLOS QUE ARRASTAM!!!! Professores e Servidores, exemplos de luta, justiça, verdade e determinação. Governador Beto Richa, exemplo de nepotismo, autoritarismo, mentira e vergonha!!!

  21. ferreira
    sábado, 14 de fevereiro de 2015 – 15:11 hs

    COMO OS DEMAIS PÉSSIMOS GOVERNADORES QUE TIVEMOS NO PARANÁ, ESTE AÍ VAI AUMENTAR AS DEMANDAS JUDICIÁRIAS CONTRA O ESTADO DO PARANÁ, QUE JÁ SÃO IMPAGÁVEIS .
    ACORDA SEU BETO, SE VOCE NÃO SOUBE GOVERNAR, RENUNCIE É MAIS HONROSO QUE LEVAR E PECHA MACULOSA DE INCOMPETENTE.

  22. Ataíde
    domingo, 15 de fevereiro de 2015 – 0:04 hs

    Vamos ver se o Governador Beto Richa se acorda e corta as gratificações milionárias que existem na Secretaria da Fazenda, assim agindo nem precisa se utilizar desse pacotasso.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*