Sérgio Moro fez o comentários ao negar liberdade a Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente da UTC
O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, considerou ‘intolerável’ e ‘reprovável’ a atitude de advogados de empreiteiras e acusados da Operação Lava-Jato de se reunirem com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo ele, a mera tentativa dos acusados e das empresas de “obter interferência política” no processo judicial indica a necessidade da manutenção da prisão preventiva dos réus para garantir a instrução e a aplicação da lei e “preservar a integridade da Justiça contra a interferência do poder econômico”.
Moro fez o comentários ao negar liberdade a Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente da UTC Engenharia, que está preso desde novembro passado na sede da Polícia Federal em Curitiba, acusado de coordenar o “Clube das Empreiteiras”.
“Intolerável, porém, que emissários dos dirigentes presos e das empreiteiras pretendam discutir o processo judicial e as decisões judiciais com autoridades políticas, em total desvirtuamento do devido processo legal e com risco à integridade da Justiça e à aplicação da lei penal”, afirmou Moro.
Publicidade
Em seu despacho, Moro afirma que “não socorre os acusados e as empreiteiras o fato da autoridade política em questão ser o Ministro da Justiça. Apesar da Polícia Federal, órgão responsável pela investigação, estar vinculada ao Ministério, o Ministro da Justiça não é o responsável pelas ações de investigações, cabendo-lhe apenas dar à Polícia Federal as condições estruturais de realizar o seu trabalho com independência e, se for o caso, definir orientações gerais de política criminal e de atuação dela”.
Moro reafirmou a existência de provas e indícios da prática sistemática de crimes de cartel, de fraude à licitação, de corrupção e de lavagem de dinheiro por parte das empreiteiras e lembrou que a cada grande contrato da Petrobras eram pagas propinas a diretores e empregados da estatal, políticos e partidos políticos, corrompendo o regime democrático.
“Não se trata de um ou dois parlamentares, mas mais de uma dezena”, afirmou o juiz, acrescentando que parte dos crimes está sob a competência do Supremo Tribunal Federal (STF).
16 comentários
vamos ver se nós brasileiros criamos a vergonha na cara, e os politicos tb, e caso esses não criem vamos fazer a nossa parte – q todo mundo sabe o q é ?!?!?!?!
Ele criticou e depois foi em cima do muro como um bom tucano e se duvidar maçon.
Da asco ver o JB depois de abandonar o barco aparecer agora e dar palpites.
Da asco ver o sr Moro centrar somente em petistas e deixar bilhões em corrupção desde o banestado sem ninguém devolver um centavo sequer.
O Brasil ainda tem uma elite mafiosa que mesmo o povo mandando por dose anos está sendo bombardeado e eles mesmo assim não voltam ao poder.
Daqui ate 2018 vamos ver vacas voar e toda sorte de artimanhas e até guerrilha vai ter.Ou eles tomam o poder ou ficam amis esse seculo a ver navios.
O sr juiz esqueceu de mencionar o ministro da justiça, a principal figura deste encontro, e que tem muito interesse nas investigações..;
Moro, esperto que é, não quis comprar briga com o PT! Ele está “careca” de saber que foi o petista cardozo que chamou os divogados pra traçar umas estratégia mode blindar os CHEFES DO PETROLÃO, Lula e Dilma!!!!
Será que o Moro está se inspirando no Barbosa e não na Constituição Federal? Ou, quem sabe o Moro não sabe diferenciar o que é Legal do que é partidário, uma lástima. Perdi a minha credibilidade neste “juiz”.
Hum…que este encontro foi bizarro, não restam dúvidas…mas, e aí o juiz comete um deslize grave, os advogados podem usar de todas as maneiras para defender seus clientes…quem errou foi o Ministro da justiça que recebeu os advogados e fez promessas cretinas! Cuidado Juiz Moro, com a ânsia de transformar empreiteiros e intermediários nos maiores vilões do Brasil, vai favorecer aos bandoleiros! Estamos de olho
Apesar de opiniões que achem normal os advogados das empreitei-
ras em procurar o Ministro Cardozo eu acho que é complicado estas
atitudes porque demonstra claramente que estão tentando colocar as
forças políticas no jogo. Os caras devem permanecer no xadrez indefi-
nidamente.
Vá firme aí Moro, não dê chance para essa quadrilha.
ELES VÃO TENTAR DE TUDO…
LADRÕES DO POVO BRASILEIRO…HÁ 500 ANOS ROUBAVAM O BRASIL…
CONTRATOS SUPERFATURADOS…DISTRIBUIÇÃO DO DINHEIRO AOS PARTIDOS DA BASE DO GOVERNO…
ERA UMA FARRA…
AGORA É PRENDER OS POLÍTICOS E DEPOIS METRALHAR TODOS NA PRAÇA DA SÉ EM SÃO PAULO…
NUNCA MAIS IRÃO ROUBAR…
MORO E BARBOSA NELES…
PT PEDE PARA SAIR…
QUE VERGONHA…NOJO…SÓ MENTIRAS…
IMPEACHMENT JÁ…
Pela graça de um Deus que tudo vê, e muito em breve SE fará visível, é que temos Homens, com “H”, que não se deixam corromper, e não temem as ameaças de seres humanos corrompidos pela ganancia e falta de carácter. Parabéns Exmo. Dr. Sérgio Moro. Estamos orando por sua determinação em fazer o que é correto.
Corretíssima apreciação!
Faltando argumentos jurídicos que socorram seus petroleiros, os advogados vão bater à porta do ministro?
Pode-se imaginar o que foram pedir …
Os advogados tem que fazer de tudo para defender os seus clientes. Eles são a “longa manus” dos clientes. O Ministro da Justiça tem obrigação em receber advogados. Agora, o juiz não precisa reclamar disso. Isso demonstra só a fraqueza da defesa no plano judicial e a busca de uma saída na via administrativa. Eles não terão sucesso. Pois o Ministério da Justiça não pode interferir no processo judicial. Poderia ter interferido na fase do inquérito pois a PF está submetida ao Ministério da Justiça. Mas essa fase já passou para aqueles que estão em fase judicial. Se existir abuso na prisão, interrogatório ou nas condições carcerárias dos presos o caminho certo dos advogados é reclamar sim ao Ministério da Justiça.
Um coisa, com certeza a população brasileira gostaria de saber: “Quanto recebem esses advogados pela “causa” que abraçaram em defender esses réus?
Ministros de Estado e ainda da Justiça, conversando com réus? Que país é este? Porque ele não foi conversar com o advogado do Fernandinho Beira-Mar, o Juiz Lalau, os advogados de seus correligionários do PT, José Dirceu entre outros?
Somente estes que tem dinheiro?
Que país é este, que vale-tudo?
A Máfia montada pelo PT e certos aliados está s desmoronando, E assim vai ser, pois a Máfia Italiana, que era muito mais compacta e que sobrevivia por mais de um Século foi desbaratada devido a Juízes como Dr. Moro. O Império do PT está ruindo a medida, que a cada dia que passa são descobertos os depósitos em nome do PT e de petistas. A hora que chegar as contas do PT no exterior, como aconteceu, na campanha anterior, sob alegação de caixa dois, daí cai tudo. Essa sigla tornou-se MALDITA e é sinônimo de CORRUPÇÃO.
O Ministro da Justiça não ocupa um cargo público? Então tem que atender o público.
Seu eu for conversar com o Pelé, me transformarei num craque? ou será que o Pelé só pode receber craques para conversar.
O Ministro, com certeza atendeu a uma agenda.
Agora isso é precedente para manter os homens na cana?
Se eles tiverem que ficar presos não deverá ser porque seus advogados estão procurando meios de os liberta-los.
Me desculpe o Juiz Moro, mas esta atitude foi totalmente contrária aos princípios de direito.