É o fim do sonho da nova classe média? | Fábio Campana

É o fim do sonho da nova classe média?

novaclassemedia
Número de desocupados subiu 22,5% em janeiro; para especialistas, desaceleração do mercado de trabalho pode ameaçar avanços sociais

Por Ruth Costas, BBC

“É angustiante. Às vezes, não consigo dormir pensando no que construí nos últimos quinze anos – e em como tudo isso desmoronou em questão de meses”, conta Anderson de Souza (foto), pequeno empresário da periferia de Salvador que acaba de fechar seu negócio na área de distribuição de bebidas.

“Como vou pagar a escola dos meus três filhos? E em que vou trabalhar se as empresas parecem só querer contratar gente jovem?”

A história de Anderson é uma das muitas ouvidas pela BBC Brasil que mostram como a estagnação da economia, a desaceleração do mercado de trabalho e as demissões em massa em setores específicos parecem estar colocando em risco o sonho de classe média de algumas famílias brasileiras.

Segundo dados do IBGE, o desemprego ficou em 5,3% em janeiro, contra 4,3% em dezembro e 4,8% no mesmo período de 2014. A taxa ainda está em patamares historicamente baixos, mas essa alta de 1 ponto percentual significa que o número de pessoas desocupadas aumentou 22,5% no mês passado. No total, o saldo de janeiro é de um fechamento de 220 mil postos de trabalho.


17 comentários

  1. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 6:52 hs

    Quem está destruindo o Brasil são eles mesmos,com boatos em cima de boatos segue o Brasil rumo a sua auto destruição por causa de um grupo que quer terra arrasada para voltar ao poder.
    Essa pratica está custando a existencia da Petrobras,ela sendo massacrada pelos proprios que nela formaram esse esquema de corrupção que naqueles tempos antes de 2001 era comissões de mais de 15%
    Ai entrou em campo a hipocrisia,as grandes empreiteiras que constroem tudo no Brassil são as unicas que estão no banco dos reus.o Brasil parado por causa de um JUIZ pirotecnico,e o Pais corre o risco de enfrentar uma guerra interna que pode ser um tiro no pé deste juiz coxinha.

  2. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 6:59 hs

    Lembrei de um filme:

    “O SINHO ACABOU”.

    Estavam escondendo o índice de desemprego – tenho insistido nisso -.

    Economia ENCOLHENDO X EMPREGOS em alta (como estava sendo divulgado) são incompatíveis.

    Pessoas que “perdem” o emprego e Não procuram outra ocupação,

    Ficaram RICOS?

    Pessoas que chegam aos 18 anos, sem procurar trabalho,

    Seriam os “Filhos-de-papai”?

    Estariam vivendo de renda?

  3. clarice franze
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 7:59 hs

    É muito triste, e abala saber que isto tende à piorar no Brasil, enquanto isto, os que estão efetivados, com emprego garantido, estão promovendo e participando da Anarquia que instala-se no País.
    Na verdade somos e vivemos em um País Livre e Democrático, temos que fazer valer nossos direitos qdo estes estão ameaçados, mas, transformar isto em praça de Guerra, destruir o que pagamos para construir, agredir, isto deixa muito a desejar, perde a Legitimidade, assusta..

    Vamos repensar, pq do jeito que as coisas vão, só tende a piorar, o que não é bom, para ninguém.

  4. RR
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 9:07 hs

    UÉ,O LULADRÃO NÃO AFIRMOU EM CERTA OCASIÃO QUE,QUEM GANHA ACIMA DE ” TREZENTÃO ” JÁ PODE SE CONSIDERAR CLASSE ” MÉRDIA “.

  5. Henry
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 9:22 hs

    ESTE CARA TEM DE PERGUNTAR PARA A presidANTA QUE ELE AJUDOU A ELEGER. ESTE COM CERTEZA VOTOU NA dilmANTA. SE NÃO CONSEGUIR RESPOSTA, ELE QUE PROCURA OS corruPTos DO pt DA SUA CIDADE, QUE ELES VÃO DAR UM POUQUINHO DA GRANA QUE ELES ROUBARAM DA ptROBRAS. PARECE QUE ESTOU FAZENDO GALHOFA, MAS É A REALIDADE DESTE PAÍS DOMINADO POR ESTA CORJA.

  6. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 10:46 hs

    Estes 12 anos de empulhação lulopetista fizeram chegar neste ponto. O mágico de Oz de araque com suas ilusões e fanfarronices e seus postes de segunda conseguiram enganar a patuleia com vale-miséria e vale-cerveja, criando uma sensação de porre nacional de crescimento. Só fantasia. E como na quarta-feira de cinzas, o populacho acordou de ressaca, na quaresma do sacrifício nacional. O povo seguirá pela via crucis do desemprego até ser crucificado na sexta-feira da paixão. Enquanto isso, esperamos pela ressurreição da dignidade nacional, quem sabe com o suicídio de Judas e a expulsão dos fariseus do templo.

  7. Antonio Alvaro Rosar
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 10:49 hs

    E agora a Dilma vai socorrer com bolsa família?

  8. Antonio Alvaro Rosar
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 10:50 hs

    E agora a Dilma vai socorrer com bolsa família ou criar bolsa desocupado.

  9. Do Interior.....
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 11:12 hs

    Para quem votou nos canalhas vermelhos, é bem feito! Que comece a derrocada do governo incompetente.

  10. Sergio João Cantelli
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 11:13 hs

    Eu não tenho culpa, vcs de Salvador Tambem são culpados, quem mandou votar do PT , agora aguentam o ferro e o pioer ainda esta por vir

  11. Freddy Kruger
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 12:18 hs

    Vocês aí na Bahia não votaram em massa no PT, agora aguentem !
    Mas o PT que é uma raposa, irá contratá-los como militantes em manifestações públicas pró Dilma/Lula pondo a culpa nos empresários, donos do capital e certamente também sobrará para o FHC… Aqui no Sul do País, a maioria não votou no PT, mas infelizmente por opção do Nordeste, estaremos pagando esta conta juntos. Parabéns pela cagada, agora estão começando a sentir no próprio pelo !

  12. sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 12:52 hs

    Corrupção sempre existiu e, infelizmente, continuará existindo. Só que no Governo petista a CORRUPÇÃO foi lapidada e aprimorada de tal forma, que, é difícil, uma Estatal ou Ministério que não tenha respingos de nódoas corruptivas. E o advogado do PT, seo Sérgio Silvestre, parece viver em outro País e não no Brasil. Falar em BOATOS, ora que boatos, A realidade está exposta em todos os setores tais como a ausência de: saúde, educação, mobilidade urbana, infra estrutura, saneamento básico, desemprego, segurança pública e etc.etc.etc. Nós oposicionistas e anti petistas amamos nossa Pátria, queremos o melhor para ela. Pois se a Pátria vai bem todos os seus também serão. Queremos governos que não iludam a população, chega de engodos, de mentiras, de assalto aos cofres públicos. A BOATARIA quem aplica são pessoas do PT, o dedo duro do LULA, e a companheirada como você. Você enxerga e não quer VER?

  13. Falido e mau pago
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 12:54 hs

    Nova classe média? Uma fantasia criada pela ptzada com base em bolsa-qualquer coisa e subsídios na base de corte de impostos e abrindo mão de receitas para fomentar o consumo. Claro que não se sustenta!
    Só serviu para sustentar politicamente a presidANTA garantindo a sua reeleição e o emprego, por um tempo, da companheirada dos metalúrgicos vinculados à cut/pt.

  14. RR
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 14:27 hs

    ESSE SS DEVE COMER BOSTA,SÓ PODE.

  15. TROLL
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 15:22 hs

    È uma pena o ocorrido, porém estão colhendo os resultados da opção política que escolheram aí na Bahia.
    Pelo menos o pão com mortadela está garantido pelos PTralhas ,desde que apareçam nas manifestações vermelhas.
    Bom apetite.

  16. Do Interior.....
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 – 17:19 hs

    Culpa do Sergio Silvestre Silva Roussef Maduro Chavez Castro Genoíno Falcão Vargas Maluff Willys (é um nome só tá)

  17. Helena
    domingo, 1 de março de 2015 – 12:16 hs

    É mesmo futuro bolsista do PT, é isso mesmo que eles querem, eles usam os pobres para serem seus subservientes, e os ricos para ficarem ricos juntos com os mais ricos, estão extinguindo a classe média, aquela que mais paga tributos. O Lula disse em um discurso em ambiente fechado deles mesmos que odeiam a classe média…então nem precisa mais de comentários.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*