Doação oficial ao PT foi feita com recursos desviados da Petrobras, diz empresário | Fábio Campana

Doação oficial ao PT foi feita com recursos desviados da Petrobras, diz empresário

augusto_ribeiro_mendonca
Em depoimento, Augusto Ribeiro Mendonça Neto confirma que Duque mandou pagar propina como doação oficial ao PT

Cleide Carvalho, O Globo

O empresário Augusto Ribeiro Mendonça Neto, do grupo Toyo Setal, confirmou em audiência na 13ª Vara Federal de Curitiba, realizada na segunda-feira, que o então diretor da área de Engenharia e Serviços da Petrobras, Renato Duque, mandou pagar parte da propina negociada nos contratos fechados com a Petrobras em forma de doação oficial ao PT. Segundo ele, no total, as propinas pagas em dois contratos fechados pela empresa somaram cerca de R$ 60 milhões. Os pagamentos de propina a Duque eram feitos em dinheiro vivo, remessas ao exterior e doações oficiais ao PT, explicou. O empresário entregou à Polícia Federal depósitos realizados ao PT no valor de R$ 4,26 milhões.

— O diretor Duque me pediu que fizesse contribuições ao PT decorrente da comissão que havia negociado com ele — afirmou Mendonça Neto.

A Setal fechou dois contratos com a Petrobras nos quais foram pagas propinas. Um deles na Refinaria Duque de Caxias, em parceria com a MPE Montagens Industriais, e o outro na Refinaria Presidente Vargas, no Paraná, no qual a Setal integrou um consórcio com a empreiteira Mendes Junior e a MPE Montagens Industriais. Segundo ele, os contratos foram fechados em 2007 e a propina foi paga durante a execução do contrato, que durou até 2011.


10 comentários

  1. Seneca
    terça-feira, 3 de fevereiro de 2015 – 23:23 hs

    fevereiro 3, 2015 às 20:18
    A Polícia Federal confirmou ter aberto inquérito para investigar a atuação do ex-presidente Lula em uma das operações financeiras do mensalão. Lula é oficialmente investigado por sua participação no esquema que movimentou milhões de reais para pagar despesas de campanha e comprar o apoio político de parlamentares durante o primeiro mandato do petista.
    Responder

  2. macedo
    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 8:25 hs

    Acham que o Brasil é o cofre do Ademar

  3. Do Interior.....
    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 8:52 hs

    Cadê os defensores dos petistas comunistas cubanos vermelhos que aparecem por aqui? Cadê LuLLa? O que ele tem a dizer dos escândalos que foram iniciados sob a sua ordem?

    Nestes casos ou os patrulheiros virtuais, pagos com o dinheiro sujo da petrobras, somem ou entram em cena dizendo outra coisa, tipo de Beto Richa. Misturam alhos com bugalhos para defender a bandidagem sem pudor!

    Fora PT
    Fora Cubanos do foro de São Paulo

  4. Tarzan
    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 9:08 hs

    Para mim que sou leigo, é motivo suficiente para mandar prender o SAPO BARBUDO e toda a escória do PT, inclusive a PRESIDENTA.

  5. Gardel
    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 9:20 hs

    Antes os climes dos ptralhas eram perpetrados na calada da noite. Caracterizados pela incapacidade e pela ineficiência. A busca pelo poder total vem sendo construída através de meios escusos, portanto, tirar o PT do poder, é tornar melhor a historia do Brasil. Na verdade, o PT é um partido cuja identidade esta baseada na corrupção.

  6. Luigi
    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 9:24 hs

    Gostaria de saber onde e quando os petebas pagaram alguma coisa com recursos próprios! Um pequeno exemplo: aqueles levantamentos de grana, pela internet, para pagar as elevadas multas dos mensaleiros, que ocorreram de forma surpreendentemente rápida, alguém tem dúvidas de que foi com uso de dinheiro desviado da lava-jato?

  7. Do Interior.....
    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 10:05 hs

    Aumento de impostos para manter os rombos do PT nas contas e nas Estatais, apinhadas de ratos vermelhos.

    Além disso há o rombo do bolsa família. Não há sinais de diminuição dos gastos do governo. Contudo, os que produzem não estão tendo mais competitividade devido à mordida do governo ser cada vez maior para cobrir as benesses e os roubos.
    Vê-se a estagnação e o aumento do custo de produção como causa da falta de competitividade. Aumento de custos para manter a corrupção e os ideais chavistas deste desgoverno.

  8. ciro
    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 11:51 hs

    ESTÃO ESPERANDO O QUE SEUS SACO ROXO PARA PROTOCOLAR O IMPEACHMENT DA VACA

  9. jaime rodrigues
    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015 – 13:24 hs

    JAULA NO PT

    CADEIA NO PT

    FORA MENSALEIROS, FORA , FORA

  10. RR
    quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015 – 7:58 hs

    TÁ,ME MOSTREM SÓ UMA COISA QUE NÃO TENHA ROUBO E pt JUNTOS.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*