Dilma despenca no Datafolha | Fábio Campana

Dilma despenca
no Datafolha

unnamed

Apenas três meses e meio depois do segundo turno, o país assiste à mais rápida e profunda deterioração política desde o governo Collor. Segundo pesquisa Datafolha, a queda abrupta de popularidade arrasta a presidente Dilma Rousseff (PT) para a vala comum da rejeição. Em dezembro passado, Dilma tinha 42% de ótimo/bom e 24% de ruim/péssimo. Agora, marca respectivamente 23% de ótimo/bom e 44% de ruim/péssimo. As informações são da Folha de S. Paulo.

Dilma não se livra de responsabilidade perante a população. Segundo o Datafolha, 77% dos entrevistados acreditam que ela tinha conhecimento da corrupção na Petrobras. Para 52% ela sabia dos desvios e deixou continuar; para outros 25%, sabia e nada pôde fazer. Quase metade (47%) dos brasileiros a consideram desonesta, além de falsa (54%) e indecisa (50%). A imagem deteriorada alcança correligionários. Entre petistas, 15% falam em desonestidade e 19%, em falsidade.

Não há tanto o que estranhar, quando se tem em mente que seis de cada dez entrevistados consideram que Dilma mentiu na campanha eleitoral. Para 46%, falou mais mentiras que verdades (25% em meio a petistas). Para 14%, só mentiras. Se na época do segundo turno só 6% achavam que a situação econômica do próprio entrevistado iria piorar, hoje são 26%. Como 38% acreditam que ficarão na mesma, conclui-se que o desalento contagia 2/3 da população.

Segundo o Datafolha, Dilma obteve a primeira nota vermelha (4,8) após quatro anos no governo e uma campanha vitoriosa pela reeleição. A perda de prestígio da presidente se verifica mesmo nas faixas de renda em que encontra mais eleitores. Metade dos que ganham até dois salários mínimos consideravam seu governo ótimo ou bom em dezembro, e agora são 27% -23 pontos de queda em dois meses.

As más novas se acumulam em todas as frentes: escândalo na Petrobras, piora das perspectivas da economia, aumento do pessimismo na população, restrição de benefícios sociais e uma estiagem que ameaça apagar as luzes e secar as torneiras. O tema da corrupção, impulsionado pelo combustível do Petrolão, rivaliza com a saúde pública como principal problema do país. Cravou 21% das preferências dos entrevistados pelo Datafolha, contra 26% da saúde. Mão vicejou no governo Luiz Inácio Lula da Silva, mas em seus dois mandatos não mais que 9% dos brasileiros apontavam o desvio de dinheiro público como mal maior. Agora, a corrupção se avizinha do pódio.


11 comentários

  1. Zangado
    sábado, 7 de fevereiro de 2015 – 22:07 hs

    Não é só no DataFolha, é no caráter, na autenticidade, na legitimidade do mandato presidencial.
    Não tem condições mínimas de ser representante do Brasil e do povo em geral.
    O Brazuca pode ser tudo mas não é mau caráter!
    Fora Dilma já!

  2. Luiz Eduardo
    sábado, 7 de fevereiro de 2015 – 22:09 hs

    Olha gente, a maioria dos cidadãos brasileiros, dos celetistas, dos servidores públicos federais, estaduais e municipais ativos e inativos ainda não se ligou na MEDIDA PROVISÓRIA 664/2014, que foi publicada em diário oficial extra no dia 30 DEZ 2014, enquanto o povo estava distraído com os festejos de final de ano. Esta MP, que deverá entrar em vigor em março/15 está na Câmara dos Deputados para ser votada e retira das pensões por morte 50% do salário do contribuinte falecido. Quer dizer que, morreu o marido, a mulher, que passará a condição de pensionista receberá apenas a metade, A METADE do que o marido recebia. Uma verdadeira maldição que a comunista guerrilheira presidente quer impor aos brasileiros e brasileiras. Uma injustiça para quem trabalhou a vida toda contribuindo com a previdência. Isto é coisa do FDP do LEVY, da quadrilheira e guerrilheira DILMA e do bebado LULALA. Povo brasileiro, acorde, esperte-se, é preciso pressionar os parlamentares a não aprovar esta medida. Maldita Dilma, maldito Levy, maldito Lulala. Afundaram o Brasil e querem jogar a responsabilidade sobre o povo. Não é correto, não é justo e é coisa de gente hipócrita, mal intencionada e que certamente tem raiva da classe média, que será a mais prejudicada. Os despreparados, acomodados, fazedores de filhos, desinteressados recebedores da eleitoreira BOLSA FAMÍLIA estão intocáveis e é esta merda da bolsa família, a Copa do Mundo, o corrupto Mensalão do Lulala, o Petrolão da Dilma e da Gracinha, a doação para Cuba, Bolívia e outros camaradas que colocaram o Brasil nesta merda que está hoje. O Povo não pode ser responsabilizado pelas falcatruas do PT – Partido dos Tocaias.

  3. SOLANGE LOPES
    sábado, 7 de fevereiro de 2015 – 22:20 hs

    Serginho, o que você está achando desta pesquisa?

  4. Sergio Silvestre
    domingo, 8 de fevereiro de 2015 – 0:31 hs

    Só faltaria com todo esse tiroteio ela estar com 100% de aprovação,tava na cara que ela fosse cair.

  5. VERDADE
    domingo, 8 de fevereiro de 2015 – 6:15 hs

    Foi esquecido de dizer que o Alckmin caiu na mesma proporção. Se fosse feita uma pesquisa aqui no Paraná o Beto não ficaria atrás! Noticias pela metade…

  6. Juca
    domingo, 8 de fevereiro de 2015 – 6:16 hs

    Só mesmo os trouxas fisiológicos acreditaram nela.

  7. FUI !!!
    domingo, 8 de fevereiro de 2015 – 6:45 hs

    Hoje o PT está provando veneno que fabricando. É mortal saber que a
    mentira difundida com a maior cara de pau do mundo nestes doze anos
    chegou ao fim. A implosão do partido está bem próximo.

  8. Paolo
    domingo, 8 de fevereiro de 2015 – 9:51 hs

    “Dilma despenca no Data Folha”! Mas ela É CANDIDATA A QUÊ? Acho perfeitamente IRRELEVANTE, nesta altura do campeonato, os índices de (in)popularidade de Dilma!!! O que importa meeesmo é que ela continuará lá, por quatro longos anos, ditando regras estúpidas para o País inteiro cumprir, enquanto deveria estar presa!!!!

  9. justino bonifacio martins
    domingo, 8 de fevereiro de 2015 – 10:02 hs

    O erro de Lula e Dilma repete, é DAR GRANA PARA A MÍDIA MAFIOSA. ESTÁ NA HORA DE CORTAR AS VERBAS DA GLOBO, DA FOLHA, DO ESTADÃO E OUTRAS MÍDIAS GOLPISTAS.

  10. Palpiteiro
    domingo, 8 de fevereiro de 2015 – 11:31 hs

    os otimistas acham que logo o povo comerá titica. Já, os pessimistas acham a titica não será suficiente para todos. Viva Lula e via Dilma, os exterminadores do futuro do Brasil.

  11. JÁ ERA...
    domingo, 8 de fevereiro de 2015 – 16:32 hs

    A Dilma pulou do avião e percebeu que esquecera o paraqueda. Ainda
    bem que até o chá são alguns segundos…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*