Bendine levou Val Marchiori em missão do BB, diz executivo | Fábio Campana

Bendine levou Val Marchiori em missão
do BB, diz executivo

unnamed

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, deu carona para a socialite Val Marchiori e mais dois amigos num jato a serviço do Banco do Brasil na época em que era o presidente do banco, segundo o depoimento de um ex-vice-presidente do BB ao Ministério Público Federal. Bendine e o então vice-presidente da área internacional do banco, Allan Toledo, viajaram para Buenos Aires em missão oficial em 20 de abril de 2010, para concluir a aquisição do Banco da Patagonia. As informações são da Folha de S. Paulo.

“Val Marchiori acompanhava Aldemir Bendine, sendo que se tratava de avião pequeno. Neste voo foi um casal de amigos de Bendine ou de Marchiori, além do próprio depoente e dois pilotos”, disse Toledo em seu depoimento, prestado em novembro. Três anos depois dessa viagem, Marchiori obteve um empréstimo de R$ 2,7 milhões do Banco do Brasil para sua empresa, numa operação que contrariou normas internas do banco e se tornou alvo de investigações do Ministério Público e da Polícia Federal.

Na viagem a Buenos Aires, Bendine e Marchiori ficaram hospedados no mesmo hotel, o Alvear, um dos mais caros da capital argentina. No ano passado, questionado pela Folha de S. Paulo se o Banco do Brasil havia custeado a estadia da amiga, Bendine negou que os dois tivessem viajado juntos e disse que sua presença no mesmo hotel foi coincidência.

Toledo não deixou claro no depoimento em qual trecho da viagem Marchiori foi no avião com os executivos. Três ex-dirigentes do BB que pediram para não ser identificados disseram à Folha de S. Paulo que Marchiori e seus amigos estavam no voo de volta ao Brasil. A assessoria do Banco do Brasil negou na quinta-feira (19) que Marchiori tenha voado no avião usado por Bendine. O jato pertencia ao Banco da Patagonia e foi emprestado para o Banco do Brasil, que controla quase 60% do capital do banco argentino.

O inquérito em que Toledo foi ouvido foi aberto pelo Ministério Público para investigar denúncias do motorista Sebastião Ferreira da Silva, que trabalhou para Bendine por quase seis anos e diz ter transportado dinheiro vivo para ele em várias ocasiões.Ferreira mencionou Toledo e a viagem a Buenos Aires em um depoimento, e por isso os procuradores intimaram o ex-vice-presidente do banco para que fosse ouvido na condição de testemunha.

Um dos principais objetivos da investigação é apurar se a amizade entre Bendine e Marchiori resultou em mau uso dos recursos do banco, o que caracterizaria crime de improbidade administrativa. Bendine afirma que não participou da liberação do empréstimo do BB para a socialite. O motorista disse ao Ministério Público que, a pedido de Bendine, levou Marchiori a diversos endereços em São Paulo, em carros oficiais do banco, na época em que trabalhou para ele, até 2013.

Uma semana após a viagem a Buenos Aires, Bendine e a socialite se hospedaram no Copacabana Palace, no Rio. Dois ex-dirigentes do BB disseram à Folha de S. Paulo que o banco pagou a estadia de Marchiori. Bendine e o BB negam. O advogado de Toledo, José Roberto Batochio, afirmou que seu cliente não daria entrevista por tratar-se de assunto em segredo de Justiça. Desafeto de Bendine, Toledo foi afastado do BB em 2011, quando um depósito milionário em sua conta o tornou alvo de suspeitas. Toledo justificou o depósito mais tarde e decidiu processar o banco na Justiça, acusando-o de quebrar seu sigilo bancário.


19 comentários

  1. tadeu rocha
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 10:48 hs

    ISSO JÁ ESTA PASSANDO DOS LIMITES, QUEM É BRASILEIROS, É UMA VERGONHA, QUEM TERIA QUE DECIDIR ESSA NOMEAÇÃO DA PETROBRAS SERIA , O SENADOR OS SENADORES E DEP. FEDERAIS, NÃO DILMA, ..MEU DEUS…

  2. segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 10:51 hs

    Or bolas! Dar uma carona para uma pessoa amiga é comum e natural. Daí a interpretação de cada um nesse episódio. Não se pode crucificar ambos, sem explicação plausível.

  3. JOÃOZINHO DO SUDOESTE
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 11:17 hs

    Foi uma carona,uma cortesia.Nada,sem segunda inteção,apenas uma programação social talvez…..

  4. Juca
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 11:33 hs

    Sei, sei.Tudo coincidência!

  5. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 11:37 hs

    Eu penso assim,prefiro um grande gerente comedor do que um gerente quebrador.
    Deixe o distinto dar seus pulos,o cara é gente boa de Paraguaçu,menino bão e já está me dando lucro e recuperando minhas ações da Petrobras.

  6. Juca
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 11:51 hs

    Pois é Sérgio, mas quem disse que o mesmo é comedor? Talvez você que é petista saiba detalhes.

  7. Strapasson
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 12:19 hs

    Se os SEUS interesses estão atendidos, o resto que se exploda, não é SS?

    Típico de um petralha. É método! AFF!

  8. Do Interior.....
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 13:31 hs

    Sergio, certamente você está falando da Dilma, do PT, que quebrou a Petrobrás….kkk

  9. JOÃO C MOURÃO
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 13:40 hs

    HELLOUUUUU, SÓ PASSEIO, ACHO QUE ISSO TEM OUTRO NOME, BISCATEANDO COM DINHEIRO DO BB

  10. Luiz
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 15:41 hs

    Joaozinho do Sudeste,
    Rolou de tudo, carona, cortesia, trepada e lógico, o emprestimo generoso.
    Só o corno do frango não percebeu.
    Não perdoa nilseia!

  11. Luigi
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 16:43 hs

    Me desculpem, mas o pensamento do grande Millor Fernandes explica bem isto: “O grande conquistador sabe que tem que cantar a viúva quando ela ainda está fresca de viuvez.” (pode-se aplicar também à recém separada)

  12. tadeu rocha
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 16:57 hs

    SERGIO SILVESTRE … NOVAMENTE FALANDO BESTEIRA PT, ´´E POR VOCÊS QUE O BRASIL ESTA PASSANDO ISSO, MUDA BRASIL…. TUAS AÇÕES NA PETROBRAS DO QUE …

  13. segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 17:04 hs

    Estes petistas sao realmente descarados,Lula levava escondida a Rose e este malandro do Bedine a sua vao,eu pagando a viagem além de emprestar dinheiro nosso para esta mulher de programa!!

  14. ex-funcionário
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 17:09 hs

    Eu dou carona de carro no meu corcel II pra amigas mas sem segunda intenções… só terceiras… quartas… quintas intenções…

  15. PAULO JUNQUEIRA DA COSTA NETO
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 18:26 hs

    Acreditem que inveja deste Presidente….ela é maravilhosa….!!!!!
    abç aos amigos que comigo estão babando …..de inveja…..!!!!!!!

    p.- .

  16. SOLANGE LOPES
    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 – 22:11 hs

    Paulo Junqueira, você tem um mau gosto danado. Esta é puta véia pelancuda. Tem muita gatinha de 20 anos por aí e por um décimo do preço.

  17. BigPeter
    terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 – 4:17 hs

    Paulo Junqueira; sem brincadeira: táis te alimentando mal pra caramba, heim,cumpanhero? –
    Levar um trubufu desses num jatinho pra Buenos Aires, e ainda hospedá-la no Alvear, correndo o risco de perder o emprego? – Só pode ser coisa de petista burro mesmo.
    Aliás petista tem predileção por coisa feia, não? – Olhem só pra essa relação superficial que me vem à cabeça: Graça Foster -Dilma – Gorda da Dança da Pizza- Ideli – Rose do Lulla – Maria do Rosário – Helena Chagas – Iriny Lopes – Izabella Teixeira – Mirian Bechior e tantas outras..
    Jesus, me abane.

  18. Juca
    terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 – 10:12 hs

    Mulher vulgar e simplesmente asquerosa!

  19. QUESTIONADOR
    terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 – 11:05 hs

    -Correm boatos de que os foram ou são amantes…daí a sacanagem com o dinheiro público…
    -Esta Val Marchiori nem pode-se levar em consideração, pois como dizia o ditado: “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento!” ou seja, mais vazia que barriga de pobre!!!
    -Este Bendine é da mesma ideologia dos quadrilheiros do partido reinante…quanto mais benesses melhor, capacidade de gestão, governança, intelecto…zero!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*