Indonésia nega clemência para iguaçuense | Fábio Campana

Indonésia nega clemência para iguaçuense

rodrigo - g.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, rejeitou nesta terça-feira o pedido de clemência feito pelo governo brasileiro em nome do iguaçuense Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, condenado à morte por tráfico de drogas. Em nota, o Itamaraty confirmou a recusa e afirmou que “irá esgotar todas as possibilidades de comutação da pena do nacional Rodrigo Gularte permitidas pelo ordenamento jurídico da Indonésia”. As informações são da Veja.

O surfista está preso desde 2004, quando tentou entrar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Um ano depois, foi condenado à pena capital. No sábado passado, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado após passar mais de uma década no corredor da morte. Condenado em 2004 por tráfico de drogas, o brasileiro teve negados os dois pedidos de clemência a que tinha direito. Foi a primeira vez que um brasileiro condenado à pena capital foi executado no exterior. Além de Marco Archer Cardoso Moreira, um holandês, um nigeriano, um malauiano, uma vietnamita e uma indonésia enfrentaram o pelotão de fuzilamento no fim de semana.

Diagnosticado com esquizofrenia, Gularte tenta por meio de sua defesa ser internado em um hospital psiquiátrico e assim se salvar da pena de morte. De acordo com as leis da Indonésia, portadores de doenças mentais não podem ser executados. Sua prima, Angelita Muxfelt, viajou à ilha de Nusakambangan, onde está ele está preso, com um laudo médico que atesta a doença, realizado a pedido do governo brasileiro. Nos próximos dias, a prima de Rodrigo pretende encontrar um médico de um hospital próximo ao presídio para falar da situação dele.

A amigos ela relatou que o encontro com o surfista, de cerca de uma hora, foi carregado de emoção e também confuso. Mesmo assim, o paranaense afirmou que já sabia da morte do outro brasileiro. Sobre a nova negativa de clemência, a prima disse que a família ainda não informou Gularte a respeito.

A situação de saúde de Rodrigo é preocupação crescente da família desde agosto do ano passado, quando sua mãe Clarisse e a irmã Adriana o visitaram. Além do surfista mostrar grande confusão mental, elas o encontraram 15 quilos mais magro.

Tolerância zero –
O atual governante do país, Joko Widodo, assumiu a presidência em outubro e implantou uma política de tolerância zero para traficantes, prometendo executar os condenados por esse tipo de crime. Ele tem apoio da população, amplamente favorável à pena de morte. “Mandamos uma mensagem clara para os membros dos cartéis do narcotráfico. Não há clemência para os traficantes”, relatou à imprensa local Muhammad Prasetyo, procurador-geral da Indonésia, sobre as execuções. A posição do governante indonésio é criticada pela Anistia Internacional (AI). “Só 10% dos países recorrem a execuções e a tendência é decrescente desde o fim da II Guerra Mundial. É inaceitável que o governo da Indonésia manipule a vida de dois brasileiros para fins de propaganda de sua política de segurança pública”, disse Atila Roque, diretor-executivo da AI.


15 comentários

  1. Johan
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 11:33 hs

    Caro FÁBIO, a notícia é lamentável, porém entendo que devemos ombrear o governo indonésio pela clareza e dureza com que trata do assunto. É um governo sério, que executa o que determina, CUMPRE a lei aprovada, muito diferente desses meliantes representantes da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA que além de não cumprirem a lei, têm a audácia de solicitar o perdão para bandidos traficantes de drogas. Verificar o que está sendo dito pelos pais de famílias brasileiras, envergonhados pelas barbaridades praticadas pelos membros da quadrilha que estão alojados no governo brasileiro. Esse é um aviso bem claro para os traficantes de drogas em geral e para os brasileiros para evitarem de levar droga para a INDONÉSIA. Aos traficantes que continuem atendendo bem os viciados brasileiros, pois possuem o aval dos governantes da ORGANIZAÇÃO. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país” e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, agora no poder, para evitar maiores constrangimentos e VERGONHAS como essa a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  2. AGENTE
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 11:39 hs

    ELE ESTA CERTO TRAFICANTE BOM É TRAFICANTE MORTO. SINTO PELA FAMÍLIA QUE NÃO DEVE MERECER PASSAR POR ISTO. MAS MUITAS FAMÍLIAS PERDERAM SEUS ENTES QUERIDOS EM FUNÇÃO DO USO DE DROGAS.
    PODERIAM ADOTAR ESTA PENA NO BRASIL PARA CORRUPTOS E CORRUPTORES .

  3. FUI !!!
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 11:42 hs

    Os caras sabiam que lá a lei é assim. Traficou, morreu… Por esta razão
    que a Indonésia é o país mais despoluído do mundo em termos de drogas.

  4. CORINGA
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 11:42 hs

    A DILMA DEVE ESTAR PREOCUPADA E CERTAMENTE NÃO IRA NUNCA PARA A INDONESIA POIS A DROGA DO GOVERNO DELA PODE SER ENQUADRADO NA LEI DELES E ELA JÁ FICA POR LÁ

  5. COMANDO
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 13:02 hs

    O grande problema é que tem gente grande envolvida nisso, jamais leis punitivas no Brasil para essa gente. O bom é repartir…
    Quem sofre com isso são as pessoas corretas, não o bandido, que não está nem ai.

  6. Luiz
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 13:02 hs

    É UM PAÍS SÉRIO,QUE TEM LEIS JUSTAS,BALA NELE.

  7. Vinicius
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 13:21 hs

    Fazem tanto alarde sobre Traficante presos e condenados a Pena de Morte na Indonesia, é a LEI daquele País. Esses mesmos que defendem e ficam estaarrecidos com esses casos, será que ficam quando Traficantes EXECUTAM a Pena de Morte aqui no Brasil e SEM julgamento??? Fico abismado com o Governo defendendo Traficantes. Onde iremos parar??? E Ainda contam com ONGs, criadas por cretinos intelectoides que defendem bandidos assim como a Comissão de Direitos Humanos no Brasil, Nenhum destes se preocupa com os inocentes que são vitimas do Trafico, recebendo Balas perdidas, e vendo seus filhos e Pais morrendo nas ruas. Esse é o Pais da Desordem criada pela Organização Criminosa chamada PT

  8. BigPeter
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 14:16 hs

    Era amigo de uma pobre família; gente simples, trabalhadores, que foi dizimada pelo tráfico, aqui na RM de Curitiba.
    A PM investigou, e achou, nos aposentos de um dos filhos, o menor com 19 anos, mais de trinta kgs de maconha, e boa quantidade de crak, muito bem camuflados e escondidos.
    Lógico, a polícia levou o garoto, e o produto do crime.
    O problema é que o “baguio” estava em “consignação”, o moleque atrevido, criado com todo respeito, nos rigores de uma família tradicional, à medida que vendia, repassava a grana pros patrões e ficava com a comissão que era gasta com garotas, tênis e celulares.
    Com a prisão dele, e a apreensão da droga, o traficante dono do lixo, queria por que queria que a família indenizasse-o em quase R$ 40 mil reais.
    Gente pobre, não conseguiu honrar as promessas de pagamento, mesmo vendendo o velho carro da família, e um ou outro bem que pudesse virar dinheito.
    ACABARAM TODOS MORTOS. Da família, só restou o safado, que por enquanto ainda está preso.
    Se aqui tivéssemos leis rígidas, com seu devido cumprimento, talvez o safado estivesse morto, afinal, procurou e achou, mas o resto da família, que nada devia, estaria viva, e levando, como sempre, uma vida simples, mas repleta de trabalho e honra.
    O caso foi tratado pela imprena, apenas como mais uma chacina entre gangs…
    Portanto, traficante bom, realmente é traficante morto. O resto, é esse petismo maldito, que tudo faz, pra transformar isso aqui num inferno, a assumir o comando definitivamente.

  9. O bom
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 15:32 hs

    O BRASIL DEVERIA INCENTIVAR OS TRAFICANTES IREM PARA A INDONÉSIA, DANDO PASSAGEM E HOSPEDAGEM GRATUITA A TODOS, ASSIM PODERIA ACABAR COM TRÁFICO AQUI NO BRASIL.

  10. samuka
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 16:09 hs

    QUE PAIS É ESTE ??? TOLERA TUDO ..MOTORISTA BEBADO , TRAFICANTE , ASSASSINO ITALIANO , LADRAO INGLES , CORRUPTOS , MEDICOS MEQUETREFES DE CUBA…ETA POVINHO BUNDAMOLE !!!

  11. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 16:28 hs

    O combate as traficantes começaria pela quadruplicação do efetivo de fiscalização e de policiamento nas nossas fronteiras, escancaradas. Drogas e armas entram no Brasil, até por simples canoinhas de pescadores…

  12. Loop
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 19:00 hs

    Ela quer adotar?

  13. Joao Sem Terra
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 20:52 hs

    Na verdade, o governo da Indonésia está de parabéns, já que está atacando o mal pela raiz….

  14. quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 – 22:50 hs

    Que droga:? O sujeita leva pó para Indonésia e retorna para o Brasil em pó. Vida muito loca.

  15. NA CORDA BAMBA
    quinta-feira, 22 de janeiro de 2015 – 5:30 hs

    O Brasil não tem mais jeito. O governo do PT transformou este país em
    uma mistura de Cuba, Venezuela e Bolívia. As notícias de crimes de
    morte, tráfico de drogas, roubos são noticiários de jornais e TV diàriamente
    e não comove mais ninguem. Este é o país que sonhamos !? O pior é que
    mais da metade dos eleitores preferiram assim…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*