Graça Foster atuou em processo de construção de gasoduto suspeito | Fábio Campana

Graça Foster atuou em processo de construção de gasoduto suspeito

graça foster - -

A presidente da Petrobras, Graça Foster, atuou diretamente no processo de implementação da rede de gasodutos Gasene, que liga o Sudeste ao Nordeste, e que, segundo auditoria sigilosa do TCU, teve superfaturamento de mais de 1.800% em um de seus principais trechos. A investigação do tribunal foi revelada pelo O Globo.

Segundo a ANP, a Petrobras criou uma empresa de fachada para construir o gasoduto, usando a sede do escritório de contabilidade contratado para o negócio. O proprietário do escritório, Antonio Carlos Pinto de Azeredo, exerceu o cargo de presidente da Transportadora Gasene entre 2005 e 2011. Em entrevista, disse ter sido apenas um preposto da estatal, sem qualquer autonomia.

Documento assinado em 2007 por Graça Foster, então diretora de Gás e Energia, mostra que ela levou à diretoria executiva da estatal a proposta de aprovação de parcerias para a Transportadora Gasene. Lá, constam duas informações que demonstram que a empresa era comandada, de fato, pela Petrobras. Nas páginas 4 e 5, explicita-se que a companhia estatal agia “em nome e por conta da Transportadora Gasene”. Nas últimas duas páginas, é proposta a emissão de três cartas de atividade permitida à gestão da transportadora, forma adotada pela estatal para exercer o comando do negócio.

O carimbo com o encaminhamento à diretoria executiva tem a assinatura de Graça Foster. O documento foi elaborado em 12 de dezembro de 2007 pelas gerências de três diretorias, incluída a comandada pela atual presidente da Petrobras. O registro do encaminhamento é de 14 de dezembro de 2007, mesma data da aprovação pelo colegiado. O que Graça submeteu aos demais diretores foi a contratação da empresa chinesa Sinopec para a construção do maior trecho do Gasene, entre Cacimbas (ES) e Catu (BA), e o financiamento junto ao BNDES, com parte dos recursos vinculada ao banco de desenvolvimento chinês.

O documento chancelado por Graça mostra que a Petrobras, de fato, comandou diretamente todas as principais ações da SPE (Sociedade de Propósito Específico), criada para gerir o negócio. Foi a estatal quem fez as negociações com a Sinopec por meio de uma comissão integrada por gerentes da companhia. No item 16 do documento, afirma-se que a comissão negociou com a Sinopec “em nome e por conta da Transportadora Gasene, visando à contratação dos serviços de engenharia, gerenciamento, suprimento e construção para a implementação do gasoduto Cacimbas-Catu”.

Já as cartas de atividade permitida instruem o presidente do Gasene a assinar contratos com a Sinopec no valor de R$ 1,9 bilhão, tanto para gerenciar o projeto quanto para construir parte dos dutos, e a assinar contrato de repasse junto ao BNDES, no valor de US$ 750 milhões, montante oriundo da parceria com o banco chinês. Uma terceira carta se referia a “celebrar os documentos necessários” para o financiamento de longo prazo do BNDES. No domingo, a Petrobras negou “qualquer ligação societária” com a SPE.


10 comentários

  1. Zé Venancio
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 11:24 hs

    A nossa “predadora” (as fotos comparando as duas criaturas rodam nos diferentes sites de relacionamento), a muito não deveria estar mais onde está, ou seja, livre.
    Deveria sim responder judicialmente por sua atuação suspeitíssima como dirigente da já combalida Petrobras.
    Como vários outros brasileiros, crédulos na saúde econômica da maior empresa nacional, comprei ações da Petrobras a alguns anos, pensando em liquidez segura, especialmente após a descoberta do petróleo do Pré – Sal.
    Atualmente, as ações caíram à metade do valor, o Pré – Sal tem petróleo de alta qualidade, mas os custos de extração o torna um dos mais caros do mundo, que já pratica um preço baixo do Brant, puxado pelos países membros, produtores da OPEP.
    Não fossem suficientes estas notícias trágicas, revelou-se um dos maiores escândalos financeiros da história brasileira, o Petrolão.
    Espero que o Supremo continue não afinando para nenhum destes quadrilheiros. Muito menos para predadores, extraterrestres ou não…

  2. COMANDO
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 12:44 hs

    ATÉ AGORA NÃO CONSIGO ENTENDER, A RAZÃO DESSA MULHER NÃO TER SUA DEMISSÃO CONCRETIZADA

  3. BigPaul
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 13:11 hs

    Alguém alimenta alguma dúvida de que essa bruxa está envolvida até o pescoço, com toda essa trapalhada?

  4. QUESTIONADOR
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 13:17 hs

    -Mas esta mulher é a famosa “forma de fazer capeta”!!!
    -Sai pra lá exú da corrupção!!!

  5. José Silveira
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 13:46 hs

    Cada vez que leio notícias desse tipo fico mais decepcionado com os rumos deste país. Parece que nada mais é crime, quando praticado pelos membros e apadrinhados do PT. Literalmente, o PT tomou posse do Brasil. Todo escândalo é minimizado e arranja-se desculpa para todo e qualquer malfeito. Defende-se com unhas e dentes a permanência no comando, daqueles que são pegos com a boca na botija. Ou estou muito enganado, ou não vai demorar muito para que arranjem um pretexto pra tirar de cena o juiz paranaense que está expondo mais um escândalo desse partido inescrupuloso que está destruindo nossa pátria. Quando será que nós, cidadãos comuns, vamos acordar e exigir justiça e decência? Precisamos sair da inércia antes que seja tarde demais.

  6. Servidor Municipal
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 14:17 hs

    Realmente é uma des Graça!!!!!!!

  7. FUI !!!
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 16:16 hs

    Assim caminha a humanidade… incompetente, cara de pau e quadrilheira.
    Quem mantem uma mulher como esta no comando de uma Petrobrás só
    pode ser a Dilma e Lula mesmo !!!

  8. MENSALEIRO JÚNIOR
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 17:43 hs

    ELA NÃO PODE SER DEMITIDA,POIS SE A DILMA DEMITI-LA ELA VAI ABRIR O BOCÃO E AÍ TIDA REPÚBLICA VAI PRO BREJO,ALGUÉM DUVIDA DISSO ?

  9. Juca
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 19:09 hs

    Vade retro satanás.

  10. quarta-feira, 7 de janeiro de 2015 – 19:12 hs

    Assumiu a PRESIDENCIA,transferiu seus bens aos familiares,e foi assaltar o que e nosso!! PT CAPITAL DA ROUBALHEIRA!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*