Após ameaça de processo, fábrica de máscaras desiste de Cerveró e fará Graça Foster | Fábio Campana

Após ameaça de processo, fábrica de máscaras desiste de Cerveró e
fará Graça Foster

Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo
mascara - foster - o globo

de Juliana Castro, Cleide Carvalho e Andressa Maltaca, O Globo:

A menos de um mês do carnaval, a defesa do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró ameaçou processar quem produzir máscaras com o rosto dele. Com o escândalo na estatal, fábricas planejavam criar esses artigos com a imagem de Cerveró, preso na Polícia Federal de Curitiba devido à Operação Lava-Jato.

Assim que surgiu a especulação de que haveria máscaras de Cerveró, o advogado Edson Ribeiro passou a agir. Um integrante de sua equipe ligou para a maior fábrica que costuma produzir esses artigos para o carnaval, a Condal, em São Gonçalo, e avisou:

— Se alguém fizer isso, vou processar. Você tem o direito à imagem, tem o dano moral. Se alguém fizer, vou localizar quem fez — afirmou Ribeiro.

Fábrica teme indenização

Olga Valle, dona da Condal, disse que, para evitar dores de cabeça, desistiu de reproduzir o rosto de Cerveró. Ela afirmou que, além de o carnaval estar muito próximo, os pedidos pelas máscaras do ex-diretor da Petrobras não eram tantos como se esperava. A ideia é produzir máscaras da presidente da Petrobras, Graça Foster.

— Eles falaram que iam tomar providências. Como estamos mal de tempo, e seria uma complicação, acho melhor não entrar nessa — disse Olga.

A dona da Condal e o marido, Armando Valle, que morreu em 2007, nunca foram processados por alguma autoridade que teve o rosto moldado nas máscaras. Foram muitos os nomes da política que viraram disfarce de carnaval.

Na época do julgamento do mensalão, os personagens foram o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa. Desta vez, Olga preferiu evitar o risco de pagar uma indenização:

— É muito ambíguo. Tudo depende de um juiz. Não estou com vontade de ter esse tipo de problema. Pode ser que o juiz ache que ele (Cerveró) tem esse tipo de direito.

Professor de Direito Constitucional da PUC-SP, Marcelo Figueiredo disse que a Constituição, em seu artigo quinto, prevê o direito à proteção da imagem — que pode ser usado pela defesa de Cerveró —, mas também assegura a proteção à manifestação cultural:

— As pessoas têm direito sobre a própria imagem. Mas, no caso de uma máscara de carnaval, se alguém compra ou usa uma máscara, está exercendo sua liberdade de expressão. Sobre isso, a defesa de Cerveró nem teria direito de ação. Agora, no caso da fábrica que produz os artigos, a empresa pode argumentar que a máscara é objeto da cultura do povo. A Constituição, nos artigos 215 e 216, diz que o Estado protege as manifestações culturais, inclusive as populares — analisou Figueiredo.

Mesmo sem máscaras, Cerveró não será esquecido na folia. Ele não conseguiu escapar da irreverência dos blocos de carnaval. O Lima É Tio Meu vai desfilar na Lapa com um samba sobre o escândalo na Petrobras: “Lindo, lindo, lindo/ É o Cerveró/ Por favor seja bem-vindo/A casa é sua: o xilindró”, diz um trecho da música.


8 comentários

  1. quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 – 14:39 hs

    é pegar um linguado e colar no rosto, fica igual !

  2. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 – 14:58 hs

    Zulivre…

  3. Clodoaldo
    quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 – 15:25 hs

    Solicitamos a quem adquirir uma máscara da Miss Graça Foster que tenha
    bom senso e não a utilize em Bailes Infantis para que não assuste e nem
    traumatize nossas crianças !!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  4. MENSALEIRO JÚNIOR
    quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 – 16:44 hs

    SÓ SE FOR PARA SER USADA NO BAILE DOS HORRORES.

  5. PEDROCA DO SUDOESTE
    quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 – 17:01 hs

    Essas máscaras,só terão serventia em uso de baile de terrror e concurso de feiura………….

  6. Helena
    quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 – 18:34 hs

    Foi bom não fazer mesmo a máscara do Cerveró, um a menos para assustar as crianças! Mas a feiura que mais assusta é a interna, falta de caráter e honestidade.

  7. jose carlos pinto
    sexta-feira, 30 de janeiro de 2015 – 8:43 hs

    vai ser moda no carnaval , os irmãos metralhas, al capone,dick vigarista, ronald bigs,
    youssef, zé dirceu,marcos valerio,cerveró, paulo costa, graça foster, cuidem das carteiras na folia, senão eles pegam.

  8. ELEITOR
    sexta-feira, 30 de janeiro de 2015 – 12:50 hs

    PODERIA SE ASSOCIAR AO FABRICANTE E FATURAR MAIS UM POUCO, RSRSRSRSRS.
    JA PENSARAM UM BLOCO COM MASCARAS DA GRAÇA FOSTER E DO CERVERÓ O BLOCO PODERIA SE CHAMAR WALKING DEAD

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*