Vendas de Natal no Brasil têm a primeira retração desde 2003, diz Serasa | Fábio Campana

Vendas de Natal no Brasil têm a primeira retração desde 2003, diz Serasa

As vendas para o Natal registraram queda de 1,7% no Brasil entre 18 e 24 de dezembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Serasa Experian nesta sexta-feira, na primeira retração da série iniciada em 2003.

“Os juros altos encarecendo o crediário, inflação elevada e o baixo grau de confiança dos consumidores afetaram negativamente as vendas de Natal deste ano”, disse a Serasa em nota.

Em 2013, as vendas haviam subido 2,7% e, em 2012, 5,1%.

Considerando apenas os shoppings, no entanto, o resultado foi melhor, com alta de 3% em relação a 2013, de acordo com dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), com base em levantamento realizado com 150 empresas associadas.

O segmento que registrou maior crescimento nas vendas de Natal foi o de perfumaria e cosméticos (10%), seguido pelos de calçados (9,5%) e de brinquedos (9,5%).

No entanto, de acordo com a associação, quando consideradas as mesmas lojas (abertas há mais de 12 meses), o crescimento ficou estável em relação a 2013, ou apresentou retração, disse, sem fornecer mais detalhes.

Fatores como crédito mais restrito, aumento do dólar ante o real e da inflação, além de cautela em relação às medidas econômicas a serem anunciadas pelo governo federal, pesaram sobre os resultados deste ano, disse a Alshop.

De janeiro a dezembro, as vendas em lojas de shoppings cresceram 8% sobre 2013, a R$ 143,4 bilhões.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/vendas-no-natal-no-brasil-tem-primeira-retracao-desde-2003-diz-serasa-14914073#ixzz3N1vcoctx
© 1996 – 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


2 comentários

  1. sexta-feira, 26 de dezembro de 2014 – 18:45 hs

    Aumentaram os compradores e diminuiu as compras, O dinheiro,tomou Dóril e os compradores sumiu…..O Pt levou tudo para fora do Brasil,vamos buscar o que e nosso,ou vamos dar uma de babacas?…..

  2. sábado, 27 de dezembro de 2014 – 8:54 hs

    ENVIEI UM COMENTÁRIO AO ESMAEL MORAIS, POIS O BLOG DELE É PATROCINADO PELA ITAIPU, PERGUNTEI SOBRE AS BANDEIRAS
    TARIFÁRIAS PARA ELE COMENTAR SOBRE ESTA ALTA CAMUFLADA POR BANDEIRINHAS, FABIO O HOMEM NÃO COLOCA NADA QUE FALA A VERDADE, FAÇA UMA MATÉRIA SOBRE O TEMA O RAPAZ LÁ NÃO ABRE A BOCA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*