Pronatec para boi dormir | Fábio Campana

Pronatec para boi dormir

unnamed

O Pronatec, uma das maiores peças da propaganda de Dilma, enfrenta uma realidade de dívidas e alta evasão. Oficialmente, o índice de abandono dos cursos é de 12,8% segundo o MEC. O número, porém, não considera como abandono estudantes que se inscreveram, mas não se matricularam no programa.

A própria Dilma ressalta em seus discursos que o Pronatec já teria atingido 8 milhões de matrículas – mas não contabiliza as desistências. “O problema da evasão é um dos nossos maiores desafios: hoje, nossa taxa é de quase 60%”, disse à BBC Júlio Araújo, que coordena os cursos do programa na Faculdade Sumaré, habilitada a executar o programa.

Já o Sistema S, formado por Senai, Senac, Senar e Senat, que realizam grande parte do Pronatec, cobram uma dívida de R$ 700 milhões de reais pelos cursos ministrados. É a dura realidade pós-eleição.


11 comentários

  1. ELEITOR CONSCIENTE
    segunda-feira, 1 de dezembro de 2014 – 19:46 hs

    UÉ O PRONATEC NÃO É O MILAGRE PARA EMPREGAR PESSOAS??? PELO MENOS FOI O QUE A DILMA MANDOU NO ULTIMO DEBATE AQUELA ECONOMISTA DESEMPREGRADA FAZER UM CURSO PRONATEC (NIVEL MEDIO) E AI ESTARIA EMPREGADA;
    VOCE HÃO DE CONCORDAR COMIGO A DILMA É MAIS PERDIDA QUE CACHORRO QUE CAI DE CAMINHÃO DE MUDANÇA EM DIA DE CHUVA

  2. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 1 de dezembro de 2014 – 20:05 hs

    Se a evasão é de 12% azar desses caras que depois vão vender drops nas esquinas.O mundo é assim de laboriosos e estudiosos que querem vencer e sub nitrato de amonia que não serve pra nada.

  3. Beatrix Kiddo
    segunda-feira, 1 de dezembro de 2014 – 21:16 hs

    Bem feito, agora os fãs e adoradores pestistas vão ter que ouvir zoação elo resto da vida. A tal solução para tudo, o tal do Pronatec é mais uma das muitas mentiras contadas pelo fascismo de esquerda.

  4. ferreira
    segunda-feira, 1 de dezembro de 2014 – 22:23 hs

    CALUNIADORA, CARA DE PAU E BEM FEITO ÀS ” SSSS” PORQUE SE CALARAM NO PERÍODO ELEITORAL E NÃO DENUNCIARAM AS FALCATRUAS DESSA PRESIDENTa, TOMARA QUE NÃO RECEBAM UM TO$TÃO .

  5. tadeu rocha
    terça-feira, 2 de dezembro de 2014 – 8:37 hs

    isso é muito bom, para esses 53 milhões de BRASILEIROS que acreditaram no PT, isso é pouco para eles, tem que vim mais chumbo grosso, nós vamos pagar nós 51 milhoes de BRASILEIROS que queria um BRASIL , melhor sem mancha sem roubo, mais não deu, agora eles tem que pagar caro, vamos pagar tambem por esses traidores mais estou gostando , vem mais chumbo grosso , para eles apreenderem quando o AÉCIO DISSE , ESTA FEIO O BRASIL ELES NAO ACREDITARAM…. SOFRAM

  6. INTRUSO
    terça-feira, 2 de dezembro de 2014 – 9:03 hs

    O MAIOR PROBLEMA DE FAZER UM CURSO NO PRONATEC É TER QUE SE SUBMETER A EXAME DE SUFICIÊNCIA, MODA QUE VEM PEGANDO COMO INSTRUMENTO UTILIZADO PARA GARANTIR RESERVA DE MERCADO, COMO ESTÁ OCORRENDO COM CONTABILIDADE, ADVOCACIA, E OUTROS QUE VIRÃO NO FUTURO…

  7. ciro
    terça-feira, 2 de dezembro de 2014 – 10:47 hs

    Pronatec seria bom se fosse sério mas como nada idealizado pelo governo petista é não vale nada serve apenas para discurso e estatística dos vendilhões da republiqueta do brasil

  8. BETO
    terça-feira, 2 de dezembro de 2014 – 13:44 hs

    QUADRILHEIRA SAFADA, VELHA SEM VERGONHA, SURRUPIADORA DO DINHEIRO PÚBLICO, POSTE INCOMPETENTE.

    CARNIÇA, CRIA DO MAIOR VAGABUNDO DESTE PAIS. LULA DA SILVA, O CÂNCER DO BRASIL.

  9. brasileira
    terça-feira, 2 de dezembro de 2014 – 13:48 hs

    INTRUSO, Infelizmente os Conselhos profissionais estão aderindo as provas de suficiência, devido ao baixo nivel da grande maioria de cursos técnicos, de tecnologia e superiores no Brasil. Ainda existem bons cursos, mas com a abertura de inúmeras faculdades, Universidades e cursos técnicos no Brasil, caiu e muito a qualidade do ensino, o que importa pra eles, são numeros, dindin, e com isso muitos se formam sem ter a menor condição de ir para o mercado. Por isso temos que avaliar o profissional para que ele possa procurar uma complementação a fim de deixá-lo apto a exercer sua profissãp.

  10. quarta-feira, 3 de dezembro de 2014 – 19:52 hs

    Pura verdade!!!

  11. kim
    terça-feira, 20 de janeiro de 2015 – 0:08 hs

    Sem mencionar, que o pagamento das bolsas dos cursos esta atrasado a meses ou seja o governo nao esta pagando mais o pronatec, sei disso pq trabalho em uma instituição SENAI

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*