MPF denuncia 35 pessoas por lavagem de dinheiro e corrupção | Fábio Campana

MPF denuncia 35 pessoas por lavagem de dinheiro e corrupção

de Estelita Hass Carazzai, na Folha:

Após meses de investigação, 35 pessoas, vinculadas a seis empreiteiras, foram denunciadas nesta quinta-feira (11) pelo Ministério Público Federal. É a primeira acusação contra executivos investigados pela Operação Lava Jato.

A partir de agora, executivos ligados às construtoras OAS, Camargo Corrêa, UTC, Mendes Júnior, Engevix e Galvão Engenharia estão acusados formalmente à Justiça, e devem responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

Também foram denunciados o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, entre outros investigados. Dos 35 denunciados, 22 estão ligados às empreiteiras.

As cinco denúncias apresentadas nesta terça à Justiça dizem respeito aos contratos da área de abastecimento da Petrobras. Novas denúncias devem ser apresentadas nós próximos dias.

As empresas são investigadas sob suspeita de participarem de um esquema de fraudes à licitação e desvio de dinheiro público em obras da Petrobras. Porcentagens de 1% a 5% sobre o valor dos contratos seriam repassadas a diretores da estatal e a agentes políticos, com a intermediação de doleiros como Youssef.

Hoje, 11 executivos permanecem presos preventivamente na sede da carceragem da Polícia Federal em Curitiba, responsável pelas investigações. Eles só saem mediante decisão judicial favorável, o que até agora não conseguiram.

A maioria deles está detida desde o dia 14 de novembro –quase um mês.

As denúncias do MPF foram protocoladas na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, e devem ser apreciadas pelo juiz Sergio Moro, responsável pelo caso.

Caberá a Moro decidir se será aberta ação penal contra os acusados. Em caso de início do processo criminal, os suspeitos passarão à condição de réus.


8 comentários

  1. Paolo
    quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 – 16:41 hs

    Se ali não constar o nome dos CHEFES, Lula e Dilma, podem jogar o relatório no lixo!!!

  2. Magaiver
    quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 – 16:43 hs

    Passaram de Grandes Empresários à CRIMINOSOS, justiça feita !

  3. andre albara
    quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 – 17:10 hs

    Pela primeira vez na história do país os corruptos pagarão, ao menos no que depender da presidente Dilma, do PT. Já nas bandas do PSDB, reis do engavetamento, a realidade é bem diferente, como sempre seus comandantes estão mais preocupados em esconder suas falcatruas, diferente do PT que está colocando os ladrões na cadeia, voltando a ser aquele partido do trabalhador, como nos anos 80, o PSDB teima em proteger seus corruptos, afinal, ladrão “sanguebão” nao cagueta ladrão!

  4. quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 – 19:11 hs

    Lula Dilma e as empreiteiras,devem ir para a cadeira,com a sentença mor do BRASIL!!!

  5. Apartidário
    sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 – 8:16 hs

    Só 35? E o resto da caterva?

  6. Johan
    sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 – 9:12 hs

    Caro FÁBIO, realmente essa medida é inovadora. Apesar de serem GRANDES EMPRESÁRIOS, a partir de agora tornam-se GRANDES CRIMINOSOS, essa investigação está apenas no inicio. Como os empresários pagaram agentes políticos, pagaram campanhas políticas inclusive da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA, a partir de agora com os desdobramentos das denúncias, esperamos a notificação dos cabeças instalados no poder desde 2.003, e que até agora conseguiram manter-se distantes dos procedimentos. Os dois elementos muito aguardados o DUENDE LULLA e a presidente DILMA VAGALUME, irão aparecer no momento oportuno. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país” e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores dissabores e vergonhas para a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  7. paulo
    sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 – 12:09 hs

    petristas sempre aparecendo pra defender seus idolos e fazer juz aos 30 reaiss diários o sanduíche de mortadela e o refri.

  8. araujo
    sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 – 12:22 hs

    ONDE ENTTRA A ODEBRECHT????????????????????????????????

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*