Indícios de fraudes vão 'muito além' da Petrobras, afirma juiz Sergio Moro | Fábio Campana

Indícios de fraudes vão ‘muito além’ da Petrobras, afirma juiz Sergio Moro

Sérgio Moro
Segundo Moro, grande parte do esquema criminoso ainda está encoberto

As evidências recolhidas durante as investigações sobre a Petrobras sugerem que o esquema de fraude em licitação “vai muito além” da estatal, afirmou o juiz federal Sergio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato.

Moro afirmou que “há indícios que os crimes transcenderam a Petrobras” e classificou de “perturbadora” a tabela apreendida em março com o doleiro e delator Alberto Youssef, com uma lista de cerca de 750 obras públicas de infraestrutura. Ali, constavam “a entidade pública contratante, a proposta, o valor e o cliente do referido operador, sendo este sempre uma empreiteira”.

“Embora a investigação deva ser aprofundada quanto a esse fato, é perturbadora a apreensão desta tabela nas mãos de Alberto Youssef, sugerindo que o esquema criminoso de fraude à licitação,
sobrepreço e propina vai muito além da Petrobrás”, escreveu.
Os comentários de Moro foram usados para rejeitar o pedido de revogação da prisão preventiva de Gerson de Mello Almada, vice-presidente da empresa Engevix, que está na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Segundo Moro, grande parte do esquema criminoso ainda está encoberto e, por isso, “a prisão preventiva se impõe a bem da ordem pública, para interromper e prevenir a continuidade da prática de crimes graves contra a administração pública e de lavagem de dinheiro”.
Entre os indícios contra a Engevix está o depósito de R$ 3,3 milhões para a MO Consultoria, empresa de fachada de Youssef, durante as obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

A Engevix reconhece o pagamento a Youssef, mas afirma que o doleiro foi pago por tarefas técnicas em benefício da empresa e nega ter praticado qualquer irregularidade.


9 comentários

  1. andre albara
    sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 – 15:49 hs

    Ei moro, vaza ai os nomes dos tucanos que assaltam a petrobas desde fhc… esses juiz gosta mesmo é de receber delações do doleiro, mas, engraçado o cara faz acordo com a justiça desde os tempos do banestado e ta sempre roubando ou ajudando a roubar. cade a tal da justiça do moro? conversa fiada! se fosse linha dura tava pegando todos os políticos ladroes, jamais, pouparia os corruptos que assaltam o parana, nem deixaria diversos políticos usarem o tráfico de drogas para se manter no poder, essas Traias da fronteira, da pra encher alguns Litros de tanto traficante nesses partidos políticos do estado.

  2. ferreira
    sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 – 18:04 hs

    Esse Almada não vai conseguir salvar sua alma, mente descaradamente dizendo que pagou por tarefas técnicas 3,3 milhões de Reais ao ex-sacoleiro do Paraguai Youssef , que “tecnicamente” presta consultoria ao crime.
    Agora como a carruagem já andou bastante, o que acontecerá adiante ?
    Os corruptos continuarão no poder ?
    O judiciário abrirá logo a caixa preta dando os nomes dos políticos corruptos/lesa pátrias para serem cassados e punidos ou será segredo de justiça.
    E a sra, dilma ficará dando as cartas; se continuar teremos que modificar nossa Bandeira Verde e Amarela tarjando-a com vermelho.

  3. Jron
    sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 – 19:13 hs

    A sociedade tem que ficar atenta. Esse processo não pode sair das mãos do competente juiz SERGIO MORO, como querem corruptos e corruptores.

  4. Johan
    sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 – 19:20 hs

    Caro FÁBIO, essa listagem obtida pelo JUIZ MORO, não pode ser verdadeira. Acredito que essa listagem foi colocada na mão do juiz por um passarinho ‘ tucano”, que deseja ver os quadrilheiros petistas que hoje estão somente envolvidos nas obras realizadas pela empresa PTBRÁS, sejam envolvidos e espalhados em todas as demais obras ” nunca antes executadas nesse pobre país” nos últimos 12 anos. É inacreditável que homens honestos desse partido tenham condições intelectuais e morais para tal procedimento. Que sejam levados as barras da justiça, sendo necessário a presença de um justiceiro para dar garantia na execução do serviço. É inacreditável. Defendo a liberdade de imprensa, liberdade de opinião e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país” e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores constrangimentos a sociedade. Atenciosamente.

  5. CRISTOVÃO
    sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 – 21:13 hs

    Cópia do testo acima. “”””””A Engevix reconhece o pagamento a Youssef, mas afirma que o doleiro foi pago por tarefas técnicas em benefício da empresa e nega ter praticado qualquer irregularidade”””””””””, capaz que empresa de FACHADA vai prestar TAREFAS TÉCNICAS. da lhes pau Serjão

  6. MENSALEIRO JÚNIOR
    sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 – 21:16 hs

    Quanto mais a Justiça e o MPF mexerem nesse mar de lama do governo, mais falcatruas vão aparecer,ainda vai chegar essa lama nos chefões, já está chegando na canela,logo vai estar na cintura e depois vai chegar no pescoço. ai os verdadeiros chefes da quadrilha vão se afogar no mar de lama que eles mesmo criaram,isso se os ministros do stf não acobertarem todos eles.

  7. NA CORDA BAMBA
    sábado, 6 de dezembro de 2014 – 6:03 hs

    Corrupção sempre existeu no mundo afora e todos nós sabemos disso.
    O que nos deixa estarrecido é este governo maldito do PT conseguir
    montar este superesquema de corrupção nestes doze anos de desgoverno.
    É uma verdadeira quadrilha em letra maiúscula que está sendo desvenda-
    da no Brasil. Resta me saber se a prisão vai chegar ao Lula e Dilma…

  8. justino bonifacio martins
    sábado, 6 de dezembro de 2014 – 10:04 hs

    Fabia. tu sabias que a esposa do Dr Moro é assessora do PSDB? Estão explicados os vazamentos citando SÓ IMPLICADOS DO PT E PMDB! Com isso o Dr. Moro se coloca em conflito de justiça, não achas?

  9. domingo, 7 de dezembro de 2014 – 11:32 hs

    Petrobrás é apenas o braço mais visivel que os quadrilheiros do PT e seus asseclas ( PP, PTB e PMDB ) tem na pilhagem do patrimônio publico, pra mim TUDO o que o PT toca tem esquema e vai desde a Petrobrás, Eletrobrás, BNDES e demais “estatais” privatizadas para os amiguinhos do poder até o MAIS MÉDICOS, Sim até este programa deve ter esquema de desvio compactuado com o “revolucionários” de Cuba, afinal não é dificil pensar que como o governo cubano recebe 70% dos salários dos médicos que aqui trabalham digamos uns 40% deste valor seja repassado a uma conta no exterior em nome de alguma empresa de fachada e depois reingressa no Brasil como investimento estrangeiro e logo em seguida vai para a conta dos larápios de sempre…PT, PMDB,PP, PTB et caterva

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*