Dilma quer privatizar a Caixa para levantar fundos | Fábio Campana

Dilma quer privatizar
a Caixa para levantar fundos

caixa8
O governo pretende levantar de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões até 2016 com a abertura de capital da Caixa Econômica Federal, apontam estudos. Os números foram divulgados nesta terça-feira 23 em reportagem do Valor Econômico.

O valor seria captado com uma venda de uma fatia entre 20% e 25% do banco federal, segundo fontes. A ideia da abertura de capital da Caixa é da época em que Antônio Palocci era ministro da Fazenda, ficou em banho maria e ganhou força nos últimos meses.

Durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff confirmou que pretende colocar o plano em prática, mas admitiu que o processo é “demorado”. Ainda não há data para o projeto.

“Em tese, caso seja dado prioridade para o projeto, seria possível oferecer as ações ao mercado ainda em fins de 2015. Mas o Tesouro avalia a conveniência de fazer uma operação dessas proporções num momento em que o mercado acionário está deprimido. O natural, diante de um eventual cenário adverso, seria adiar a operação para 2016”, diz a reportagem do Valor.


18 comentários

  1. Helena
    quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 – 16:40 hs

    Fábio, tem certeza que o Governo Federal é do PT???

  2. Johan
    quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 – 17:08 hs

    Caro FÁBIO, com essa medida de privatização da CEF, colocada em prática, podemos perceber que a presidente DILMA LANTERNA, está encontrando a luz em seus assessores econômicos recém empossados, que estão iluminando o seu caminho, em busca do desenvolvimento sustentável, sustentação e geração de novos empregos, buscando aumento do PIB, rebaixamento dos juros praticados pelo BACEN, enfim liberando a sociedade para o seu sucesso. Agora, precisamos acreditar que de fato ela possa realizar essa tarefa. E para isso, ela deve desligar-se da carga pesada e atrasada da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA e seus meliantes. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país” e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores constrangimentos e vergonhas a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  3. Dieter
    quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 – 18:35 hs

    Mais um mico como os papéis da ptbras.comprem e arquem com o prejuízo. A vagaba achou mais um jeito de embolsar mais uns caraminguas

  4. Curitiba 2030
    quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 – 23:21 hs

    Vamos vender mesmo, espero que o Pt venda até o Brasil para a usa pois eu não votei no Pt mesmo,sou 45 a oportunidade da mudança bateu a porta de cada um de nós mas muitos não aceitaram , agora que o pt desça o laço mesmo no lombo do povo hahahaha

  5. fiscal de realeza
    quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 – 0:01 hs

    ESSA É A MAIOR MENTIRA QUE EU JA VI EM UM BLOG A CAIXA A GALINHA DOS OVOS DE OURO DO PT CONTA OUTRA FABIO

  6. quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 – 1:11 hs

    Será que aceitam ações da Petrobrás????????????????

  7. Escritor
    quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 – 2:40 hs

    Foi o dinheiro desviado da Petrobras, fomos roubados lá, agora seremos roubados na Caixa. Ou acabamos com o PT, ou o PT acaba como Brasil.

  8. LUIZ B.
    quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 – 8:10 hs

    ESSA ANTA TEVE UM PEQUENO LAMPEJO DE INTELIGÊNCIA,TEM É QUE PRIVATIZAR TUDO, AÍ A COISA FUNCIONA.

  9. Beatrix Kiddo
    quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 – 10:09 hs

    Esta “jogada genial” pretendida pela companheira pode ser um tremendo tiro no pé, porque se não for bem concatenada quem vai acabar comprando as ações serão os fundos de pensão. Então dinheiro novo que é bom, nadinha, porque os fundos de pensão não deixam de contar com sempiterno aporte vindo do Governo Federal, é Zé comZé no jargão do mercado.

  10. quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 – 10:09 hs

    PRIVATIZAR ??? MAS ELES SEMPRE FORAM CONTRA, COMO DIRIA NO INTERIOR, UÉ MUDARAM DE IDEIA???

  11. SYLVIO SEBASTIANI
    quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 – 10:31 hs

    Se isso acontecer o PT vai ser o Partido da Privatização. E ainda vai ser aquele que diz que é mas não é.Aquele que faz, mas não faz. E finalmente, aquele que diz que não vende e vende até a alma.

  12. CONCEIÇÃO DO SINDI
    quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 – 10:51 hs

    Quem diria PT privatizando um Banco estatal que administra o FGTF dos trabalhadores, agora sim que os banqueiros vão ficar mais ricos nesse pais, bem como, aumentar a roubalheira dos politicos.
    Com isso vão acabar os programas sociais tais como financiamento da casas propria e de cursos superior etc…
    Quem vai administrar as loterias nesse pais, ai tem mutreta do PT.
    ACORDA POVO

  13. Joaquim José
    quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 – 11:21 hs

    Quando o FC falava em privatizar o PT ,PCdoB, e outros partidos ditos de esquerda diziam que ele estava dilapidando o patrimônio público. Agora que estes partidos roubaram o país destruíram a maior empresa pública colocaram em risco as outras empresas públicas,deixaram o Brasil no fundo do poço.Vão privatizar o maior Casino do mundo,a caixa. Quando será que vao vender os prédios da explanada acho que ali daria um bom conjunto habitacional para o minha casa minha vida.

  14. Celso
    sábado, 27 de dezembro de 2014 – 9:58 hs

    Boaaa….quero que aqueles que votaram no PT sifu..mesmo…

  15. Rômulo Monteiro Santos
    segunda-feira, 29 de dezembro de 2014 – 20:01 hs

    Olá Fábio, primeiro parabéns pelo texto que foi bem sucinto e claro. No entanto o título gera uma grande confusão, uma abertura de capital não caracteriza uma privatização, a negociação dos papéis de uma empresa em bolsa não irá necessariamente uma empresa privada uma vez que se pelo menos 51% dos ativos da empresa estiverem sob custódia do tesouro nacional, fundo soberano ou mesmo opções sobre ações que deem ao governo o poder de recompra dos ativos então está empresa ainda será uma empresa estatal de capital aberto, assim como a Petrobras e o Banco do Brasil. Caso a intenção deste título tenha sido chamar atenção para adquirir mais clicks e visitas deixo uma reflexão: Até que ponto vale a pena deturpar uma informação para adquirir mais visitantes, é seu papel como jornalista informar ou atrair consumidores. Abraços e sucesso em 2015

  16. MARCIO HENRIQUE
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2015 – 22:50 hs

    Sou empregado CAIXA, estou lá hoje por meio de concurso público. A abertura de capital para o setor privado não é o que esperávamos. Isso poderia alavancar e muito esta instituição que já é valiosa, porém fazer isso quando já foi dito anteriormente que não seria feito, é no mínimo “fazer o povo e quem faz parte da empresa de palhaço” Falando como cidadão, vejo que determinadas áreas como, abastecimento de água, energia, saúde, segurança de modo geral e FINANÇAS (CAIXA, BB, BANCO DA AMAZÔNIA) devem ser de responsabilidade e supervisão do poder público, a Caixa não é apenas um banco, de forma regular e equitativa vem sendo usada a mais de 100 anos como o banco que dá a oportunidade da casa própria a juros competitivos, gerindo com sucesso FGTS/PIS, bolsa família. Torço para que isso não se perca, e que depois de tantas lutas ainda tenhamos ao menos UM banco que ofereça possibilidades às famílias que precisam e à classe média.

  17. LUIZ BUZETTI FILHO
    terça-feira, 13 de janeiro de 2015 – 9:22 hs

    DILMA, mentirosa, terrorista, Comunista, ligada a FACÇÃO CRIMINOSA, VAR PALMARES, enganou novamente os IGNORANTES, que votaram nela. PRIVATIZAÇÃO para o PT,mudou de nome. Agora é CONCESSÃO. Ganharam muitas eleições criando DOSSIÊS FALSOS, como foi o do JOSÉ SERRA, em cima da PRIVATARIA TUCANA. Agora essa BANDIDA, CORRUPTA, INCOMPETENTE, escolheu o MINISTRO DA FAZENDA certo. BANQUEIRO, que vai comprar a CAIXA .Tão logo venderemos também o BANCO DO BRASIL. A CAIXA ECONÔMICA, serviu para doar dinheiro para campanha de DILMA, fazendo empréstimos para quem nunca vai pagar. UM PAÍS BOLIVARIANO. CUBANO, VENEZUELA.

  18. BRUNO LEAO
    domingo, 18 de janeiro de 2015 – 15:47 hs

    É TANTA ROBALHERA, QUE OS IMPOSTOS JA EXISTENTES NÃO MAIS COMPORTAM.

    AS CUECAS FICARAM PEQUENAS.

    QUEM COMPRA UMA AÇÃO, QUER QUE A EMPRESA EM QUESTÃO DÊ LUCROS, PORTANTO, A CAIXA SE TORNARÁ MAIS UM BANCO COM INTERESSES PARTICULARE, E PERDERÁ SUA IDENTIDADE DE INSTITUIÇÃO ASSISTENCIALISTA.

    MAIS UMA SALVA DE PALMAS PARA MAQUINA DE CORRUPÇÃO CHAMADA PT.

    DESEJO A TODOS QUE BATEM PALMA PARA ESTÁ CRIMINOSA, UM FUTURO A ALTURA DE SUA IGNORÂNCIA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*