Datafolha: quase 70% responsabilizam Dilma por corrupção na Petrobras | Fábio Campana

Datafolha: quase 70% responsabilizam Dilma por corrupção na Petrobras

dilma
Mas avaliação do governo da petista permanece estável em comparação com outubro

Gabriel Garcia

Pesquisa Datafolha revela que sete em cada dez brasileiros acreditam que a presidente Dilma Rousseff tem responsabilidade no escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras.

No entanto, a avaliação de Dilma permanece estável, mesmo com os desdobramentos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apura o esquema que desviou R$ 10 bilhões da estatal. A pesquisa foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo na edição de hoje.

Na opinião de 42% dos entrevistados, o governo Dilma é bom ou ótimo. O número é idêntico ao registrado em 21 de outubro, antes da eleição. Mas aumentou a avaliação negativa: 24% consideram a gestão Dilma ruim ou péssima, contra 20% da pesquisa de outubro.

Faltando menos de um mês para o início do segundo mandato de Dilma, 50% dos pesquisados afirmam que ela fará bom governo. Em dezembro de 2010, o índice era de 73%.

A pesquisa aponta melhora na percepção do brasileiro com a corrupção. Em junho, tratava-se do principal problema do país para 14% – número que caiu para 9%. Além disso, 40% acham que nunca houve tanta punição aos corruptos como agora.

Na lista de preocupações, saúde é líder para 43%. Em seguida, vem a violência/segurança, com 18%.

Em análise na Folha de S. Paulo, o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que o esforço da oposição em manter-se ativa, as denúncias da Petrobras e o debate sobre o novo ministério “não impactaram a avaliação da opinião pública sobre o desempenho geral do governo”.

Foram entrevistadas 2.896 pessoas entre 2 e 3 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


10 comentários

  1. SOLANGE LOPES
    domingo, 7 de dezembro de 2014 – 15:23 hs

    Garanto que esta pesquisa foi feita sómente em Codozinho.

  2. ferreira
    domingo, 7 de dezembro de 2014 – 15:49 hs

    A pesquisa mostra também que a ignorância do povão continua a mesma, só há esperteza quando se beneficiam de sacanagens patrocinadas pelo governo e também quando se trata de futebol, carnaval e telenovelas.
    Logo os idiotas sentirão o drama.

  3. ATENTO
    domingo, 7 de dezembro de 2014 – 17:00 hs

    os 30% restantes são os filiados ao PT que cegamente agem na indefensável , “defesa” da Ex presidente do Conselho da Petrobras, ex chefe da casa civil da presindencia e atual presidente do pais que contando com a “burrice cega” de muitos afirma o que nem sua mãe acredita , “que ela não sabia de nada”

  4. fiscal de realeza
    domingo, 7 de dezembro de 2014 – 20:52 hs

    ISSO FOI VISTO NAS URNAS EM OTUBRO SÓ PRA INGLEIS VER ENTREVISTAS FORAM EM CURITIBA E NO PALACIO IGUAÇU E AINDA ELA TEM 30%

  5. Sherlock Holmes
    domingo, 7 de dezembro de 2014 – 21:01 hs

    Quem tem duvida do envolvimento de Dilma?’
    Quem tem duvida do envolvimento do Lula?
    A resposta é simples…
    Ou faz parte da quadrilha,
    Ou tem uma teta no governo;
    Ou faz parte do time dos que enxergam, mas não querem ver;
    Ou não tem explicação mesmo;
    Precisam ler no Aurélio;
    O significado de imbecil, otário, etc

  6. tadeu rocha
    segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 – 8:48 hs

    DATAFOLHA, ALGUMA COISA ESTA ERRADA , QUANDO VOCÊ DIZ, QUE 70% ESTA CULPANDO DILMA, 51 MILHOES DE BRASILEIROS ACHAVAM ISSO, MAIS 53MILHOES DE BRASILEIROS NÃO ACHARAM ESSA VERGONHA , QUE FOI O MAIOR ROUBO DO MUNDO DA PETROBRAS, SE FOSSE 70% O AÉCIO ESTA ELEITO E ACABARIA COM ESSA VERGONHA QUE ESSES 53 MILHOES DE BRASILEIROS ACEITARAM ISSO, ENTÃO DATAFOLHA COM TODO RESPEITOI ALGUMA COISA ESTA ERRADO , ESSES BRASILEIROS GOSTAM É DISSO,,,

  7. mussum
    segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 – 9:46 hs

    Outros dados da pesquisa indicam que os entrevistados acreditam que nunca se apurou tanto a corrupção como no atual governo…porque será que isso não é manchete?

  8. Johan
    segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 – 10:51 hs

    Caro FÁBIO, pelo que dá para perceber a sociedade está paulatinamente mudando de posicionamento. A sociedade é muito lerda. No intervalo de novas ações do novo governo, com certeza virão novos pagamentos aos deputados chepeiros. Aqueles da base. E a sociedade receberá novos agrados do governo, como aumento dos impostos, aumentos na conta de luz, aumento dos combustíveis, justamente aqueles que estão tendo queda de preços internacionais, para pagamentos dos rombos praticados pelos mesmos quadrilheiros petistas de 12 anos atrás. A sociedade está iludida, inebriada com essa boneca de ventríluquo. A sociedade deve iniciar mobilizações em busca de seus direitos. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país”, proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores dissabores e vergonha a sociedade. Atenciosamente.

  9. andre albara
    segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 – 18:47 hs

    Não à toa pesquisa Datafolha deste domingo traz resultados aparentemente contraditórios: se muita gente acha que Dilma tem culpa no cartório, outros tantos aprovam a sua gestão. Mais: apontam o governo dela como o que mais combate a corrupção, com larga vantagem sobre os antecessores. Sintomático, não?

  10. andre albara
    segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 – 18:49 hs

    Johan, o sul é o teu pais? putz cara tu vai te que tirar o SUDOESTE DO PR pq la a dilma fez 70%, Porto Alegre tbm? vai catar coquinho fiote do hitler.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*