Da praia, Dilma deve anunciar hoje nova leva de ministros | Fábio Campana

Da praia, Dilma deve anunciar hoje nova leva de ministros

embarque-da-presidente-dilmaPresidente fica com toda a família até a próxima segunda-feira na Base Naval de Aratu, na Bahia

Sem a presença da presidente Dilma Rousseff, que descansa na Base Naval de Aratu, na Bahia, o Palácio do Planalto deve divulgar nesta sexta-feira uma lista com alguns nomes da cota do PT que vão compor o Ministério. Dias depois de Dilma ter anunciado 13 nomes, a oposição e cientistas políticos criticaram os critérios essencialmente políticos usados por Dilma para garantir apoio dos partidos no Congresso, e a falta de sintonia dos ministros com as pastas que vão tocar no 2º mandato.
embarque-da-presidente-Dilma-2Presidente embarca com a família para a Bahia EM HELICÓPTERO DA FAB

Pepe desagrada a lula

Nessa nova leva de ministros, possivelmente estarão os petistas Miguel Rossetto para a Secretaria-Geral da Presidência; Ricardo Berzoini para as Comunicações e Pepe Vargas para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A escolha desses petistas esbarrava em ressalvas que líderes do próprio partido de Dilma faziam.

Com a indicação de Pepe Vargas para uma área estratégica, interlocutores do ex-presidente Lula dizem que ele está irritado com a possibilidade de a articulação política acabar ficando concentrada em Aloizio Mercadante, na Casa Civil. Atualmente, Berzoini está na SRI. Rossetto ocupa a vaga no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Pepe Vargas já havia sido ministro do Desenvolvimento Agrário, mas estava afastado do governo.

Desde que anunciou os 13 ministros, no início da semana, Dilma tem sido criticada. Além de pessoas que respondem a ações na Justiça, a falta de experiência e de conhecimento técnico de alguns ministros que ocuparão a Esplanada no segundo mandato tem provocado polêmica.
ADVERTISEMENT
Presidente embarca com a família para a Bahia – Jorge William / Agência O Globo

A maior crítica é em torno do nome do novo ministro do Esporte, o deputado pastor George Hilton (PRB-MG). Em 2005, o pastor da Igreja Universal, então deputado estadual pelo PFL, foi flagrado e detido pela Polícia Federal no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com 11 caixas recheadas com cheques e notas de Real, num total de R$ 600 mil. O transporte foi feito em jatinho fretado.

À época, o pastor disse que o dinheiro era oriundo de doações de fiéis da Universal do Sul de Minas. Ele foi liberado, mas acabou sendo expulso do PFL.

— Como em um mês, uma pessoa que não é da área vai conseguir entrar num mundo onde há três anos as pessoas estão mergulhadas? Ninguém o conhece, não é do meio — disse uma das autoridades envolvidas nas Olimpíadas.

— O único ponto em comum entre os novos ministros é a pouca intimidade da maioria com as pastas pelas quais irão responder. A fragilidade da presidente a fez refém da sua base de apoio — criticou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A escolha de Aldo Rebelo, por sua vez, para a Ciência e Tecnologia provocou reação negativa na comunidade científica. Em 1994, Aldo apresentou um projeto de lei proibindo que órgãos públicos adotassem inovação tecnológica que afetasse a contratação de mão de obra.

A indicação do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), para a Defesa também causou críticas. Wagner teve dificuldades para administrar greves de policiais militares e dos bombeiros em 2012.

— Dentro da lógica política, o que vale é o apoio do partido — disse João Paulo Peixoto, cientista político da UnB, lembrando que esse tipo de composição nos Ministérios existe desde a redemocratização do país.

Procurados, Aldo e Jaques Wagner não retornaram. George Hilton não foi localizado.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/da-praia-onde-descansa-dilma-deve-anunciar-nova-leva-de-ministros-nesta-sexta-feira-14911161#ixzz3N1IMh1h7
© 1996 – 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


5 comentários

  1. Johan
    sexta-feira, 26 de dezembro de 2014 – 15:13 hs

    Cara FÁBIO, LAMENTÁVEL essa notícia gerada pela ilustre presidente DILMA LANTERNA. Realmente despreparada para o cargo. É de tamanha incompetência que desagrada até o criador DUENDE LULLA. Consegue a cada notícia produzir um espanto. Há necessidade de efetuar uma melhoria na iluminação da LANTERNA, para que evite cometer mais e maiores erros na indicação de assessores. Cada indicado um pecado, assim não dá. Defendo a liberdade de imprensa, liberdade de opinião e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país”, e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores constrangimentos e mais vergonhas que virão provocar a sociedade brasileira. Atenciosamente.

  2. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 26 de dezembro de 2014 – 15:17 hs

    HELICÓPTERO DA FAB,mas a presidente poderia ir de busão para que os idiotas de plantão se satisfazem,e tambem para economizar num Pais onde o PIB SUBIU 5 X EM 12 ANOS.
    Também até que ela poderia fazer a demagogia que o governador do Parana fez,indo pela milésima vez em foz num avião de carreira,quando sabemos que vamos gastar mais de 2 milhões com aluguel de aviões para o bel prazer do governador quando fazer visita as bases.

  3. Palpiteiro
    sexta-feira, 26 de dezembro de 2014 – 18:19 hs

    Um ministério pífio, medíocre e rés do chão. Pior que o ministério de Itamar Franco, com nulidades, fracassados ou derrotados. Ninguém com respeito nacional e muito menos internacional. Mesmo a equipe econômica é sofrível, apesar de palatável para o mercado financeiro, a quem serve o governo há muitas décadas. Um tiro n’água que só apressar o naufrágio deste governo.

  4. SOLANGE LOPES
    sexta-feira, 26 de dezembro de 2014 – 19:08 hs

    Será que não tem um alerta de tsunami lá na Base Naval de Aratú?

  5. sexta-feira, 26 de dezembro de 2014 – 19:32 hs

    Eu acho muitos deles depois de nomeados ministros serão encaminhados a PAPUDA

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*