Câmara cassa André Vargas por 359 votos | Fábio Campana

Câmara cassa André Vargas por 359 votos

Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo
vargas_121114

de André Gonçalves, Gazeta do Povo:

O plenário da Câmara dos Deputados cassou nesta tarde o mandato do paranaense André Vargas (sem partido). Foram 359 votos favoráveis à cassação, 1 contra e 6 abstenções. Vargas respondeu processo por quebra de decoro pelo envolvimento com Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato. O único voto favorável a Vargas foi do deputado Zé Aírton (PT-CE).

Com mais de três horas de duração, a sessão foi marcada por uma série de manobras para tentar encerrá-la sem uma decisão. Se não fosse cassado, Vargas não seria alcançado pela inelegibilidade de oito anos prevista na Lei da Ficha Limpa e poderia voltar a participar de eleições a partir de 2016.

Defensor de Vargas na Comissão de Constituição e Justiça, José Mentor (PT-SP) presidiu interinamente a discussão e chegou a encerrar a sessão, após duas horas de duração, por falta de quórum (havia 230 presentes, quando eram necessários 257). Na sequência, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), restabeleceu os trabalhos.

Vargas não compareceu, nem indicou um advogado ou colega para defendê-lo. Com isso, Eurico Júnior (PV-RJ) foi designado “a contragosto” para ler a defesa que já havia sido apresentada pelo paranaense na CCJ. Segundo Alves, Vargas faltou à sessão por estar hospitalizado, em recuperação de uma cirurgia.

Vargas é acusado de favorecimento de Youssef em negócios com o governo federal. O deputado teria intermediado interesses do laboratório Labogen, de propriedade do doleiro, com o Ministério da Saúde. O elo entre os dois veio à tona com a divulgação de escutas que mostravam que o ex-petista viajou com a família para o Nordeste, de férias, em um avião arranjado por Youssef.


23 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 16:19 hs

    Já não era sem tempo. Menos um. Faltam algumas centenas.

  2. Zé da Bota
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 16:25 hs

    Só tem uma coisa que me irrita nesta cassação…é ver um bandido ser cassado por 300 e poucos bandidos…e depois virem e público dizer… cortamos da própria carne… só se for da Friboi no churrasquinho de hoje a tarde

  3. tadeu rocha
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 16:33 hs

    SR. ZÉ AIRTON DO PT DO CE…..SE POVO DAI TIVER VERGONHA NA CARA NUNCA MAIS VOTA EM VOCÊ,,,,

  4. mauro
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 16:35 hs

    Está livre para assumir qualquer Ministério, olho no garoto Dilma, esse tem futuro!

  5. Juca
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 16:39 hs

    Não poderia ser de outro modo.

  6. z. rodrigues
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 16:39 hs

    Esse Sr., que coordenou campanhas da dupla Gleise/Paulo Bernardo
    nao representa a sociedade Londrinense pelo seu mal caratismo.

  7. Fã do Piva.
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 16:57 hs

    Esse é o tipo, que imagina ser proprietário do gabinete. Essa cara gorda não vermelha de jeito nenhum! Achava mesmo que aqui era terra de ninguém. Esse é o primeiro que esta indo para o inferno. Esperamos que outras dezenas irão beber do mesmo veneno. Lá no congresso, cercados pelo fôro privilegiado, esses abutres posam de: Não me rele não me toque! Agora, ao voltar para a vida real, vão sentir na pele o desprezo do povão…. E olha la se, ao encontrar algum maluco, não lhes disparar uma cusparada.

  8. andre albara
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 16:57 hs

    Agora o PR pode ter um PT que nao vai se vender. Adios capitulador. Porém, nos lados do PSDB a defesa dos corruptos e traficantes continua em alta. PSDB vanguarda da corrupção br.

  9. EREMILDO O IDIOTA
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 17:09 hs

    Aparentemente só foi uma viagem de férias. Ano que vem, vão ser cassados peixes graúdos, especialmente senadores e senadoras que andaram pegando MILHÕES….
    QUEM VIVER VERÁ……

  10. quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 17:12 hs

    Aque gesto deste malandro,na presença do Digno Joaquim Barbosa,erguendo o punho,num desrespeito total a uma pessoa,a justica veio rápida,além deles todos os ladroes políticos,em especial do Petebras,vai acontecer mais rápido que possamos imaginar!!

  11. Johan
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 17:30 hs

    Caro FÁBIO, lamentável uma ação desse porte, principalmente aqui no PARANÁ onde os políticos com mandato que honram seus eleitores. A novidade ocorreu com a entrada em cena da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA, que há 25 anos, nos vem brindando com MALFEITOS, DESVIOS e por último com os ROUBOS na PTBRÁS e demais casos. É lamentável que tenha seus DIREITOS POLÍTICOS cassados por apenas 08 anos, poderia ser no mínimo 20 anos. Essa gente não tem CARÁTER, e dentro de prazo de 06 meses já estará participando de empresas com atividades dentro do governo federal promovendo novas falcatruas. Penitenciárias. Defendo a liberdade de opinião, liberdade de imprensa e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país” e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores dissabores para a sociedade, antes que derreta. Atenciosamente.

  12. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 17:36 hs

    Entre os 500 deputados do congresso a delinquência do André é media em relação aos outros,tudo foi uma questão de saber o caminho das pedras e ele não sabeia que estava em curso essa operação da policia federal.
    Foi cassado para justificar a viagem no jato,mas estava metendo a mão como muitos ai que votaram nele.
    Se um dia tivesse no Pais uma força que prendesse Juiz,politico e orbitantes,não teríamos mais juiz nem políticos.

  13. O bom
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 17:49 hs

    Esse cara não vai ter lugar na cadeia, é muito gordo, vá procurar sua turma seu vagal.

  14. Lagarta da foia
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 18:09 hs

    Ai eu choro..ah au au…ah au au….perder o Andre Vargas não tem preço ….e os outros, quando váo? apenas por usar um jatinho? E os que embolsaram milhões???

  15. Sociedade Responde
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 19:28 hs

    A primeira parte desse imbróglio está resolvida. ** A segunda será o chamado do juiz Sérgio Moro para que ele explique o inexplicável. E quem sabe, mais adiante, de entrada na Papuda, de braço erguido, no melhor estilo populista-bolivariano.** Sem imunidade parlamentar vai ver a coisa preta! ** Salvo se for guindado ao novo governo Dilma… Assim como Garotinho vai para a vice-presidência do Banco do Brasil, André Vargas poderá, quem sabe, ir para a Caixa Econômica Federal, Itaipu, entre outras. ** O que não falta é cabide no governo para pendurar por conta do erário os abatidos pelos malfeitos…

  16. Saul
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 19:33 hs

    Eu digo que o cidadão pode esperar pelo presente de natal um belo pijama listado. bem corintiano, branco e preto. De quebra pode receber também algumas fraldas, anestésico anal e alguns brinquedinhos mais para servir de diversão na prisão. Tinha Juiz que não via a hora desta cassação para poder, assim que confirmada, colocar o malfeitor no seu devido lugar. E olha que ele deu um baile em todos para ganhar tempo e tentar escapar. Mas em fim, agora cassado perde seus direitos e prerrogativas de deputado tornando-se um cidadão comum. Sem a famigerada imunidade diplomática vai sentir na carne a dor de ter erguido a mão em riste para o Ministro Barbosa. Vai se ferrar.

  17. JECA DO PARANA
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 19:36 hs

    DEUS É GRANDE….FORA COM ESSES PULHAS DO BRASIL….
    ELITE DOMINANTE DE CORRUPTOS…..
    UM A MENOS JÁ É UMA GRANDE COISA…UM GRANDE PASSO…
    ADIO LA COSA NOSTRA….ADIO…..VOLTOU A SER UM MORTAL
    COMO NÓS….JECAS…!!!!!

    PP.

  18. quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 19:53 hs

    O Quinca Barbosa deve estar rindo a toa, e erguendo o punho num sinal de satisfação pela cassação desse amigão do Youssef. O brocardo popular assim nos ensina: QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR. rsrsrsrsrrs.e, AGORA VARGAS vai contar alguma coisa ou dará uma de ema, enfiando a cabeça na areia para se esconder?

  19. Saul
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 19:58 hs

    Reformando parte do comentário do André Vargas, digo sem a famigerada imunidade parlamentar. De diplomático o cidadão não tem nada.

  20. Gutemberg lima
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 20:55 hs

    Graças a Deus , a coisa ta fluindo !!! Bandido na cadeia !!!! Essa é nossa meta !!

  21. fire senes
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 21:56 hs

    Ha ha ha ha ha ha e maiis hahahahhhhha. toma…

  22. Manuel
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 22:33 hs

    Para um povo adoecido moralmente, o alijamento deste mau caráter representa apenas o curso natural das coisas. Não significa nada, não ensinará nada, não mudará nada. Os pilares éticos estão todos desmoronados e o povo desta nação chafurda satisfeito no lamaçal da violência, da miséria, da corrupção dos valores que dariam sustentação a uma vida em civilização.

  23. FUI !!!
    quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 – 7:49 hs

    Já vai tarde. Chega de moleza e tramoias jurídicas. É muita burocracia
    para o meu gosto !!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*