Bibinho foi preso novamente ontem | Fábio Campana

Bibinho foi preso novamente ontem

Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo
bibinho - gazeta

A prisão preventiva do ex-diretor Abib Miguel foi decretada pelo Tribunal de Justiça, com base em dois processos a que ele respondeu na 9.ª Vara Criminal de Curitiba.

Da Gazeta do Povo:

O ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Abib Miguel, 74 anos, foi preso novamente nesta sexta-feira (12) na casa dele, em Curitiba. Conhecido como Bibinho, ele é acusado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) de ser o mentor de um esquema de desvio de recursos públicos do Legislativo estadual. A prisão preventiva de Bibinho foi decretada pelo desembargador José Maurício Pinto de Almeida, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), com base em dois processos a que ele respondeu na 9.ª Vara Criminal de Curitiba. Condenado em ambos a penas que passam de 37 anos de prisão, o ex-diretor recorreu das decisões. Os recursos tramitam na 2.ª Câmara Criminal do TJ, sob relatoria do próprio Pinto de Almeida.

A Justiça acatou o argumento do Ministério Público de que, mesmo condenado por desvio de recursos, Bibinho teria continuado praticando crimes. Ele tinha o direito de recorrer às condenações em liberdade. Ao contrário da prisão anterior – que era temporária e, portanto, tinha prazo para acabar – a nova decisão judicial manterá o ex-diretor na cadeia até que um habeas corpus ou algum outro tipo de recurso seja aceito pela Justiça. Bibinho foi levado ao Gaeco e de lá deve seguir para o Complexo Médico Penal.

Abib Miguel já havia sido preso no último dia 28, quando recebia uma mala com R$ 70 mil no aeroporto de Brasília. Com contas bancárias e bens bloqueados desde 2010, ele teria, segundo o MP, montado uma rede de lavagem de dinheiro que permitia que continuasse movimentando recursos financeiros por meio de empresas e contas em nome de outras pessoas. A prisão fez parte da Operação Argonauta, desencadeada justamente para pôr fim à suposta lavagem, e foi comandada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do MP. Com o fim do prazo da prisão temporária, Bibinho foi solto no último dia 5.

Na ocasião, também foram presos temporariamente mais quatro suspeitos: dois filhos de Bibinho – Eduardo Miguel Abib e Luciana de Lara Abib – e os irmãos Edivan e Sandro Bataglin. Luciana é apontada pelo MP como principal testa de ferro do pai. Já os irmãos Bataglin eram sócios de Abib e administravam a fazenda dele em Goiás.

Além das prisões, a Justiça ainda determinou o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Curitiba e Irati, no interior do Paraná, Macapá (AP), Caxias do Sul (RS), São João D´Aliança (GO) e Brasília (DF). Aconteceram ainda conduções coercitivas – quando a pessoa é levada forçosamente para prestar depoimento – de três pessoas: a filha de Bibinho Isabel Stein Miguel, Djalma Vieira de Souza e Benedito Henrique Reginato.

Por telefone, o advogado de Bibinho, Eurolino Reis, disse que não vai comentar a prisão do ex-diretor da Assembleia até tomar conhecimento da decisão do TJ.


8 comentários

  1. mauro
    sábado, 13 de dezembro de 2014 – 10:33 hs

    Meter a Mão no dinheiro público via ALP – Fácil
    Lavar dinheiro via Laranjas – Fácil
    Comprar imóveis/fazenda com dinheiro sujo – Fácil
    PASSAR NATAL E ANO NOVO NA CADEIA, LONGE DA FAMÍLIA E AMIGOS – NÃO TEM PREÇO!
    Isso o dinheiro não compra!

  2. Juca
    sábado, 13 de dezembro de 2014 – 11:18 hs

    Bibinho não tenha medo de ser feliz, abra a boca, conte tudo e entregue toda essa gentalha, inclusive o palmiteiro (Nelson Justus), este um dos maiores corruptos do Paraná depois do Anibal Kouri.

  3. zangado
    sábado, 13 de dezembro de 2014 – 13:08 hs

    Enquanto esse laranja esconder debaixo da língua ao menos dois deputados “gafanhotos” daquela malsinada mesa da assembleia ele vai comer o pão que o diabo amassou por eles, que estão aí livres, leves e soltos …

  4. MENSALEIRO JÚNIOR
    sábado, 13 de dezembro de 2014 – 14:15 hs

    MEU PREZADO AMIGO ABIB MIGUEL, VC É UM HOMEM INTELIGENTE E UM CHEFE DE FAMÍLIA EXEMPLAR. ENTÃO FAÇA UM FAVOR A VC,AO PARANÁ E A SUA FAMÍLIA E CONTE TUDO QUE SABE ,NÃO PAGUE SOZINHO PELO ERRO DOS OUTROS, SUA FAMÍLIA NÃO MERECE SER EXPOSTA POR CAUSA DE ELEMENTOS QUE NÃO DERAM A VC O VALOR QUE VC MERECIA. ABRA A BOCA E CONTE TUDO NUMA DELAÇÃO PREMIADA,PROTEJA SUA FAMÍLIA E A VC MESMO.

  5. RENATO FERNANDES SILVA JUNIOR
    sábado, 13 de dezembro de 2014 – 16:57 hs

    FALA BIBINHO!!!!

  6. Dana
    sábado, 13 de dezembro de 2014 – 17:20 hs

    Já prenderam este Bibinho umas 10 vezes, mas os mandantes das nomeações fantasmas não são por que, ? Ele é Laranja , bagrinho, bobo da corte, boi de piranha, mas aonde estão e que quando vai acontecer a prisão dos Deputados , Presidente , Vice e Secretários que assinavam e mandavam cumprir estas nomeações e Diários ?

  7. sábado, 13 de dezembro de 2014 – 18:07 hs

    Ele esta agüentando tudo sozinho, participou dos desvios,juntamente com dezenas de pessoas,só ele vai pagar sozinho? E os que o induziram aos desvios? Eu o conheço pessoalmente nao e mau caracter,mas as coisas estavam fácil demais,participou juntamente com os outros.Ele tem que entregar os outros,

  8. Dona Pink
    quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 – 12:59 hs

    Chefe de Família exemplar?
    Caramba Mensaleiro Júnior.
    Que pai coloca os filhos como laranja pra lavar dinheiro de roubo ?
    Por favor..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*