Assembleia aprova pacote de aumento de impostos do governo do Estado | Fábio Campana

Assembleia aprova pacote de aumento de impostos do governo do Estado

Foto: Sandro Nascimento/ Alep
alep-620x403

de Ivan Santos, Bem Paraná:

Por 34 votos a 17, os deputados estaduais aprovaram, ontem, em primeiro turno, o pacote de aumento de impostos proposto pelo governo Beto Richa. O pacote eleva a alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre automóveis de 2,5% para 3,5% – um aumento de 40%. E também a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina de 28% para 29%. Uma emenda apresentada pela bancada governista retirou os produtos da cesta básica da lista de atingidos pelo pacote. Em compensação, inclui o álcool combustível, sob o qual também passará a ser cobrada alíquota de 29%, o que não estava previsto no projeto original do Executivo.

A nova versão do projeto manteve ainda a elevação de 12% para 18% ou 25% das alíquotas do ICMS sobre mais 95 mil itens, entre eles eletrodomésticos e eletroeletrônicos, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, material escolar e de construção. Na prática, a medida revoga a minirreforma tributária aprovada no governo Requião que havia baixado o imposto sobre esses produtos.

A emenda da base governista especificou ainda que as micro e pequenas empresas que estão enquadradas no Simples vão continuar tendo direito aos benefícios fiscais que recebem hoje. O mesmo acontece com as empresas que hoje são beneficiadas pela concessão de crédito presumido e à suspensão do pagamento do ICMS devido nas operações que envolvem importações por aeroportos e portos de Paranaguá e Antonina, bem como naquelas realizadas por rodovias, relativamente a produtos com certificação do Mercosul.


17 comentários

  1. Ricardo
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 10:36 hs

    Meus parabéns aos 17 deputados honrados que votaram contra esse absurdo, essa ação inconsequente do nosso governador soberbo e prepotente, e minha indignação aos 34 deputados que por certamente levarem alguma vantagem pessoal votaram contra o povo que lhes elegeram. VERGONHA E NOJO DESSA CORJA DE SAFADOS

  2. PEDRO
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 11:25 hs

    É o que da eleger esta corja de deputados…garanto que ainda este ano eles irão votar aumento de salario para eles.
    Proxima eleição já está decidido releição de deputado jamais

  3. MEDEIROS
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 12:04 hs

    AGORA SÓ NOS RESTA PAGAR,EU DURMO TRANQUILO PORQUE NAO VOTEI NO BETINHO TRAÍRA RICHA,MAIS MESMO ASSIM VOU TER QUE ACABAR PAGANDO A CONTA.FAZER OQUE NE.ISSO POR CAUSA DOS 3 MILHOES DE TROUXAS QUE VOTARAM NO TRAÍRA.TENHO CERTEZA QUE A MAIORIA ESTA ARREPENDIDO.E NAO FOI POR CAUSA DE AVISO REQUIAO CANSOU DE AVISAR.ALIAS QUEM VOTOU NO BETINHO TRAIRINHA DEVIA PAGAR O DOBRO DO IMPOSTO PARA APRENDER A NUNCA MAIS SER TROUXA.É TRISTE AGORA VER O GOVERNADOR COMPARTILHAR O PODER COM FAMÍLIA PARENTES E AMIGUINHOS.PRNCIPALMENTE NO PORTO DE PARANAGUA ONDE OS AMIGUINHOS MAIS ÍNTIMOS DO CASAL TRAÍRA RICHA VEM TODOS OS DIAS DE VANS CLIMATIZADAS PASSAR O DIA AQUI. PARA BRINCAR E SE DIVERTIR NO FACEBOOK.CURISAMENTE A MAIORIA MULHERES BEM TRAJADAS NA IDADE ENTRE 25 A 30 ANOS DE IDADE QUE GANHAM ENTRE 5 A 10 MIL REAIS.QUEM NAO ACREDITA E SÓ VIR A PARANAGUA NA APPA AS 18 HORAS DIARIMENTE QUE VCS VERAM COM SEUS PROPRIOS OLHOS.ENQUANTO CENTENAS DE PARNANGUARAS QUE REALMENTE ENTENDEM DE PORTO ESTAO DESEMPREGADO LARGADOS A P´ROPRIA SORTE.CARO ELEITORES VCS ACHAM JUSTO PESSOAS VIREM DE CURITIBA PESSOAS QUE NAO TEM NADA A VER COM PORTO VIREM AQUI E TIRAR O EMPREGO DO PARNANGUARA NATIVO.PESSOAS QUE PEGAM SEUS POUPUDOS SALARIOS E NAO GASTAM UM REAL NO COMERCIO LOCAL.REFLITAM.

  4. PT
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 12:10 hs

    O NOVO SECRETÁRIO DA FAZENDA DESSE GOVERNO QUE AÍ ESTÁ, É UMA ” AVE DE ARRIBAÇÃO “, POIS PELO QUE CONSTA NA NOTA DA GAZETA DO POVO NA EDIÇÃO DO DIA 04 DO CORRENTE, “SERVIU” EM VÁRIOS LOCAIS DO PAÍS, PORTANTO, SERÁ QUE DEVEMOS CONFIAR EM UMA ” AVE DE ARRIBAÇÃO “, POIS “PEDRA QUE ROLA NÃO CRIA LIMO”?

  5. PORTUÁRIO
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 12:30 hs

    ESSE GOVERNO QUE AÍ ESTÁ, MUDOU O REGULAMENTO DO PORTO DE PARANAGUÁ, PARA PERPETUAR NO PODER, OU SEJA, NA DIRETORIA DAQUELE PORTO, UM TAL DE LUIZ DIVIDINO – QUE DEVE SER “AMIGUINHO DO TAL DO PEPE” – LOURENÇO FREGONESE E UM TAL DE PAULINHOI DALMAZ, COMO DIRETOR TÉCNICO, PESSOA QUE JAMAIS TERIA ENTRADO NAQUELE LOCAL ANTES DA SUA NOMEAÇÃO; SERÁ QUE OS EX-GOVERNADORES E AS VIUVAS DOS EX-GOVERNADORES PAGARÃO OS 11% DESSA EXCRESCÊNCIA QUE FOI VOTADA PELOS “DEPUTADOS” DO PARANÁ? NÃO ESQUECENDO QUE O “PRESIDENTE” DA COMISSÃO FOI NELSON JUSTUS!

  6. crdl
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 12:53 hs

    Parabéns aos deputados de Cascavel e região que tiveram o caráter e a honestidade de votar contra o pacote de maldades.
    Kiko você não perde por esperar, a tua batata está assando lentamente até outubro de 2018.

  7. QUESTIONADOR
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 13:25 hs

    -O governo estadual aprovou estes aumentos através do deputados, com a desculpa de reforço de caixa….mas vejamos…por exemplo o IPVA: se aumentou 40%, o desconto de 10% para pagamento à vista não será mais vantajoso, resultado: o paranaense pagará o IPVA parcelado.
    -O Traíra Richa se f….no IPVA…em outros impostos pode até arrecadar mais…
    -Moral da história: o governo precisa de mais dinheiro para bancar a boa vida dos chopins, dos cargos comissionados, das viagens e da gastança!!!

  8. luiz
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 13:32 hs

    Esse aumento na carga tributária, que valerá somente dentro das divisas do Paraná vai ser de lascar! Atingirá em cheio o comércio, a indústria e os serviços.
    Quando o Governo do Estado reduziu os impostos para 12% muitos empresários não repassaram ao consumidor a desoneração com que foram agraciados, porém nesse caso em que o Governo irá aumentar os impostos, nem com a maior boa vontade o empresariado deixará de fazer o repasse aos consumidores.
    Então podemos prever que o Paraná aparecerá nas estatísticas do IBGE como o Estado que mais nutri a inflação no Brasil.
    Aguardem…O melhor.

  9. Adilson
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 14:34 hs

    Obrigado a todos que VOTARAM NO BETO, contribuiram para mais 04 anos de aumento nas despesas do estado, principalmente em cargos comissionados e para pagar a conta o jeito é subir os impostos
    Não ta facil pra ninguem!!!!

  10. Educador
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 15:01 hs

    Votaram no playboy??? Agora aguentem

  11. Johan
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 15:33 hs

    Caro FÁBIO, quero apresentar três colocações a saber: – 1 – Em qual dia de campanha o candidato BETO informou ou comunicou a sociedade paranaense que no próximo governo haveria aumento de impostos? Não recordo dessa medida proposta pelo governador candidato e aprovada na assembléia. – 2 – Como essa medida não foi tomada unilateralmente, desejo ter conhecimento do nome dos deputados estaduais que votaram favoráveis e contrários a aprovação de tal medida. A sociedade após saber poderá tomar as medidas que achar necessárias para contê-los. – 3 – Após aprovação do aumento da carga de impostos que afligirão toda a sociedade, há necessidade de ficarmos atentos, pois a próxima elevação será dos honorários desses canalhas. Aí não vai dar!!! Defendo a liberdade de imprensa, liberdade de opinião e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país” e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores constrangimentos a sociedade, antes que caia de PODRE. Atenciosamente.

  12. Street
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 15:48 hs

    Ué, esqueceram da COPA que houve em Curitiba???, do LEGADO que ela iria deixar, acordaram agora para a realidade ????

  13. Quincas
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 17:00 hs

    Richa traidor! Votei em vc é tomei no naquele lugar…E não bastasse a traição e vc me traz o Caixa2 do Serra pra Fazenda.

  14. LAS
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 20:34 hs

    Para esse Johan deixe de ser louco, ainda não sabe que o povinho esses zé mané votam mesmo, tem que se f….

  15. Anti-PT
    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 22:49 hs

    Olha as Viuvas do Pinochavez e da Barbie…

  16. OSCAR GOMES
    quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 – 8:58 hs

    2018 o Governador deve renunciar seis meses antes, para concorrer ao Senado, seria bom que o povo, ou melhor, os formadores de opiniões principalmente concentrasse esforços no sentido de contribuir para um não em seu novo projeto político e também de uma grande maioria de Deputados que estão em suas mãos, tudo que ele manda aprova. Bom o mandato tem preço, alguém paga a conta, esta aí, quem sabe aos poucos as pessoas começam a entender e façam uma leitura mais crítica?

  17. nilson
    terça-feira, 16 de dezembro de 2014 – 14:59 hs

    absurdo é a falta de ética da tarobá a cual até gosto seus comentaristas de politica nem se quer mencionaram o pacote do richa é muita safadeza.se chutar o saco do beto quebra os dentes do paulo martins

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*