Plauto Miró propõe homenagem ao juiz federal Sérgio Moro | Fábio Campana

Plauto Miró propõe homenagem ao juiz federal Sérgio Moro

unnamed

O juiz federal Sergio Moro (foto), que comanda as investigações da operação Lava Jato, vai receber o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A proposta de homenagear o paranaense nascido em Maringá foi feita nesta segunda-feira (17) pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM).

O deputado está há mais de 20 anos na Assembleia e não apresentou mais do que cinco títulos de Benemerência. “Essa homenagem só deve ser concedida para homens que realmente servem de modelo para todos os brasileiros. É o caso do juiz Sérgio Moro, um profissional de coragem que vem tendo atuação brilhante no combate à corrupção. Merece o nosso reconhecimento e de todas as pessoas de bem que repudiam a corrupção”, disse Plauto.

Só na operação Lava a Jato, Sérgio Moro já apurou desvios de R$ 10 bilhões da Petrobrás, supostamente destinados a irrigar partidos políticos da base aliada do governo federal. “O governo poderia ter investido esse dinheiro, que foi desviado dos cofres públicos, em obras essenciais para a população, como construir 25 mil creches, 250 hospitais regionais equipados ou comprar 62 mil ambulâncias. Mais do que cumprir seu dever profissional de forma incorruptível, Moro está prestando um inestimável serviço como cidadão a todos os brasileiros”, afirmou Plauto.

A proposição de Plauto Miró Guimarães recebeu o apoio dos deputados, inclusive da bancada do PT, que anunciou apoio por unanimidade para que a homenagem seja concedida ao juiz.

Nascido em Maringá, no norte do Paraná, Moro é um dos maiores especialistas do país na área de lavagem de dinheiro e tem uma carreira exemplar. É juiz federal há 18 anos e professor de Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Moro conduziu o caso Banestado, que resultou na condenação de 97 pessoas, atuou na Operação Farol da Colina, onde decretou a prisão temporária de 103 suspeitos de evasão de divisas, sonegação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro – entre eles, Alberto Youssef.

No ano passado, um processo sob a responsabilidade do juiz resultou no maior leilão de bens de um traficante já realizado no Brasil. Foram arrecadados 13,7 milhões de reais em imóveis que pertenciam ao mexicano Lucio Rueda Bustos, preso em 2006.

Com sólida formação acadêmica, coroada por um período de dois anos de estudos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Moro também atuou como auxiliar da ministra do STF Rosa Weber no processo mensalão. Com frequência, suas teses eram citadas por colegas dela nos debates em plenário. Um livro do juiz, “Crime de Lavagem de Dinheiro” (2011), é um dos mais citados no acórdão do mensalão.


20 comentários

  1. PT
    segunda-feira, 17 de novembro de 2014 – 20:34 hs

    AVE SERGIO!

  2. bico doce
    segunda-feira, 17 de novembro de 2014 – 20:40 hs

    Esses políticos não perdem tempo e nem a oportunidade.
    Se delegado aceita a homenagem já vão dizer que o cidadão quer mídia para se candidatar a algum cargo e danou-se a investigação.

  3. CORINGA
    segunda-feira, 17 de novembro de 2014 – 21:19 hs

    MENOS DEPUTADO , O JUIZ É UM GRANDE PROFISSIONAL POREM NO BRASIL DEPOIS QUE A PESSOA É HOMENAGEADA FICA MASCARADO E O QUE MENOS A POPULAÇAO PRECISA AGORA É DISTO. MAS QUANDO CONCLUIR O PROCESSO EU SOU TOTALMENTE A FAVOR PORQUE REALMENTE MERECE .

  4. segunda-feira, 17 de novembro de 2014 – 21:46 hs

    Dr.Sérgio Moro me representa

  5. segunda-feira, 17 de novembro de 2014 – 22:15 hs

    ESSE MARINGAENSE É DE RESPEITO, AGORA VÃO FALAR QUE ELE TÁ PERSEGUINDO O GOVERNO HONESTO E OS DIRETORES DA PETROBRAS E DAS EMPREITEIRAS, OS PETISTAS VÃO FALAR QUE NOSSO HERÓI PARANAENSE ESTÁ INVENTADO TUDO ISSO. MERECE O TÍTULO COM LOUVOR. CANA NELES MORO!!!!

  6. jose marcos
    segunda-feira, 17 de novembro de 2014 – 22:53 hs

    Juiz comanda investigacao.!? Deve ser erro de digitacao. Juízes não comandam ou realizam investigacoes criminais.

  7. Ponta Grossa
    segunda-feira, 17 de novembro de 2014 – 23:41 hs

    O Plauto está querendo fazer mídia,concordo que o juiz está fazendo um excelente trabalho,mas não esqueçamos que ele é muito bem pago pra isso,está cumprindo o seu dever nada além disso.

  8. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 17 de novembro de 2014 – 23:45 hs

    Coisa feia…Oportunismo barato e deslavado.

  9. Nelci
    terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 7:50 hs

    JUSTA E BELA HOMENAGEM!!! Parabens pela iniciativa Nobre Deputado!!!

  10. PURO OPORTUNISMO BARATO
    terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 8:39 hs

    O juiz Sérgio Moro está no meio dos trabalhos ainda. O que ele fez de tão relevante até agora que merece isso? Ele não fez concurso e foi nomeado justamente para isso? É tanto vagabundo na política, nas empresas, na sociedade em geral, que quando alguém faz justamente o que seria o normal, aparece um oportunista querendo aparecer as custas do cara. NENHUM JUIZ OU QUALQUER PESSOA QUE FAÇA APENAS O QUE É OBRIGADO ELE FAZER, MERECE HOMENAGEM. É OBRIGAÇÃO DESTE OU DE QUALQUER JUIZ FAZER A COISA CERTA.

  11. Henry
    terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 8:44 hs

    CONCORDO COM A HOMENAGEM À ESTE EXCELENTÍSSIMO SR. JUIZ FEDERAL, Dr. SÉRGIO MORO, SÓ QUE APÓS O ENCERRAMENTO COM O JULGAMENTO DOS ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO.

  12. toledo
    terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 9:24 hs

    O filósofo Dionisio ( aquele que jogou no Pinheiro, Coxa e outros) diz com muita propriedade : PUXA SACO E FORMIGA TEM MUITO !!!!

  13. Nelson Ribeiro da Silva
    terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 9:25 hs

    Servidor público, cumprindo a função pela qual recebe pagamento, oriundo de recursos pagos pelo contribuinte. E daí, cara pálida?

  14. lsl
    terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 9:49 hs

    Sou a favor, mas pera ai, ainda não prenderam ninguém, principalmente Dilma, Lula, Dirceu, Gleise e por ai vai. A hora que prender, ai sim, merece títulos. Há Toma cuidado, o Dr. Barbosa teve que sair, se não……………

  15. Helena
    terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 9:57 hs

    Esta homenagem deveria ser em nível nacional, mas como nosso governo não deve gostar nada de sua honestidade, então vai ficar somente em nosso Estado que é o melhor do Brasil em tudoooooooooooooooo

  16. Tati Quebra Barraco
    terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 10:19 hs

    Esse Sérgio Moro é o mesmo que estava à frente da Operação Banestado, cujos envolvidos (todos, mas todos mesmo – inclusive o Youssef) saíram ilesos e absolvidos?? E era grana que foi pro exterior. Muita grana…e nada aconteceu.

  17. terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 11:28 hs

    O que este político deveria fazer, era desenvolver seu cargo de função, parar de ficar indicando cargos comissionados a profissionais sem condições de assumir, este já seria um grande passo para uma política justa e correta…
    O Juiz em questão já esta sendo reconhecido pela sua postura ética e profissional! Parabéns ao Juiz !

  18. terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 11:44 hs

    “Merece. Mas não seria bom nesse momento. Vejam o que aconteceu com o Ministro Joaquim Barbosa. Foi FORÇADO a pedir a aposentadoria pelas forças ocultas petistas albergadas no planalto…” – Profº Celso Bonfim

  19. terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 11:47 hs

    “Toledo… Não concordo com tua colocação. Mas que foi genial e sensacional a sacada foi. O Dionga é muito Amigo meu. Gostei da comparação. Parabéns. Dionga, se estiver lendo um Abraço…” – Profº Celso Bonfim

  20. mauro
    terça-feira, 18 de novembro de 2014 – 13:07 hs

    Caro deputado, o Sr. poderia estar propondo coisas mais úteis a favor da sociedade. Não que o juiz não o mereça porém, não é a hora e nem o momento, o Sr. apenas está se utilizando da artimanha para fins políticos.
    Como mencionado por um leitor acima, o Juiz está cumprindo com seu dever, já pensou se fôssemos fazer o mesmo com todos os heróicos bombeiros, policiais militares, médicos, enfermeiro, etc….etc….etc….
    Deputado! Vai TRABALHAR!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*