Marta Suplicy pede demissão do Ministério da Cultura | Fábio Campana

Marta Suplicy pede demissão do Ministério da Cultura

Foto: André Coelho / Agência O Globo
marta - foto andré coelho
Desgastada com a presidente depois de apoiar o movimento “volta, Lula”, petista voltará para o Senado.

De O Globo:

Ministra da Cultura, Marta Suplicy enviou, na manhã desta terça-feira, sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff, que está em viagem ao exterior. No documento, entregue na Casa Civil, a petista deseja que a presidente “seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo”.

“Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país. Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera”, diz a ministra em sua carta.

Desgastada com a presidente depois de apoiar o movimento “volta, Lula”, no início do ano, Marta reassumirá seu mandato no Senado. Para assumir o ministério, um dos mais cotados é Juca Ferreira, que exerceu a função no governo Lula.

Na bolsa de apostas também estão o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo; e o assessor especial da presidência Marco Aurélio Garcia, que foi secretário de Cultura de Marta na prefeitura de São Paulo.

O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) está sugerindo a colegas da Esplanada dos Ministérios que apresentem uma carta de demissão a partir do dia 18, quando a presidente volta do encontro do G20, na Austrália. Mercadante tem argumentado que a entrega da carta seria um gesto de cortesia com Dilma, deixando-a mais à vontade para promover as mudanças em sua equipe para o segundo mandato.

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA

“Agradeço a honra a mim concedida com o convite para ser Ministra de Estado da Cultura do Brasil nos últimos dois anos de seu governo. Encerro hoje a presente etapa com minha missão cumprida, razão pela qual apresento meu pedido de demissão.

Ao lado de minha valorosa equipe, à qual sou muito grata, tivemos a possibilidade de construir caminhos e encaminhar soluções para nossas sete importantes instituições e fundações coligadas, assim como também pudemos apresentar um país diferente no exterior.

Em meio a inúmeras demandas e carências orçamentárias do Ministério da Cultura, focamos nosso trabalho em valores que nos são preciosos: inclusão da população na produção de cultura e ampliação do acesso aos bens culturais.

Para que o legado de Vossa Excelência viesse a ser sólido, nos dedicamos a viabilizar a aprovação, com êxito, de um conjunto de leis por anos pendentes no Congresso, que possibilitaram criar a coluna vertebral de políticas de Estado da Cultura.

Em dois anos aprovamos o Sistema Nacional de Cultura, o Vale-Cultura, a Lei da Cultura Viva, o Marco Civil da Internet, a Lei de fiscalização do Ecad, a PEC da Música, além de ter enviado à Casa Civil, onde aguardam encaminhamento, o Direito Autoral e a Lei da Meia Entrada.

Por esta oportunidade de servir nosso país nesta função tão especial, de conhecer melhor e conviver com o povo da cultura, estar mais próxima de nossos artistas e raízes profundas, lhe sou grata.

Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país. Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera.

Volto para o Senado Federal para representar o Estado de São Paulo, por mais quatro anos, com muito vigor, energia e com o firme propósito de fazê-lo com amplitude, seriedade e grandeza. Na condução do Ministério da Cultura, e como Senadora licenciada pelo PT, não me apequenei, o fiz com coragem e determinação. Não fugi à responsabilidade de meu compromisso público ao me posicionar e ter feito o que acreditava ser o melhor para o Brasil e para o povo brasileiro.”


18 comentários

  1. geraldo
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 12:30 hs

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai fazer uma falta danada…. Nem sabia que essa baranga aí era ministra…

  2. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 12:43 hs

    Soa como uma admoestação, uma crítica porque não, o que se lê nas entrelinhas da carta da demissionária. Marta, não nos esqueçamos, é petista. Dilma, não.

  3. tadeu rocha
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 12:45 hs

    já foi tarde ,,,,,,,,

  4. Doutor Prolegômeno
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 12:46 hs

    Vai fazer a reestreia no senado usando cavanhaque…

  5. mauro
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 12:50 hs

    Seriam os Ratos abandonando o navio antes que afunde??????

  6. mauro
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 12:51 hs

    O marido dela os eleitores ja demitiram……..

  7. Magaiver
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 12:54 hs

    Vai pro Bingo véia !

  8. Guto
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 13:14 hs

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/planalto-pede-que-ministros-entreguem-cartas-de-demissao-hoje/

    Na verdade o planalto pede que ministros entreguem cartas de demissão hoje

  9. LUIZ B.
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 13:26 hs

    SÓ MESMO OS MILITARES PRA LIMPAR O PAÍS DESSAS IMUNDICES.

  10. ferreira
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 13:29 hs

    Sai lacraia, sai lacraia ……………desinfeta, vai para Paris sua burguesa comunista……

  11. Johan
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 16:19 hs

    Caro FÁBIO, com essa manifestação da Senadora MARTA, aquela que sugere aos brasileiros que ” relaxem e gozem”, quando do não funcionamento dos aeroportos, é o momento de sugerir a mesma que, não se amofine e ” relaxe e goze senadora”. Seu fim aconteceu. E para relembrar e como disse para a presidente DILMA ” que a senhora seja iluminada ao escolher a sua equipe”, pelo que podemos observar ela deseja uma presidente ” DILMA VAGALUME”, para iluminar a escuridão dos petistas para encontrar um homem honesto. Só faltou indicar a lanterna. Defendo a liberdade de opinião e liberdade de imprensa. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país” e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse. Fiquem atentos. Atenciosamente.

  12. VERDADE SEJA DITA
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 18:21 hs

    SEJAM SINCEROS ALGUEM LEMBRAVA QUE O BRASIL TINHA MINISTERIO DA CULTURA??AGORA NÃO MINTAM VOCES SE LEMBRAVAM QUE A MARTA ERA MINISTRA DA CULTURA???? UMA GRANDE INCOERÊNCIA NESTE GOVERNO ONDE O LULA SE ORGULHA QUANDO DIZ QUE SEUS ELEITORES PENSAM QUE DOSSIÊ É UM TIPO DE DOCE FRANCES TER UM MINISTERIO DA CULTURA DEVERÍAMOS TER UM MINISTÉRIO PARA ASSUNTOS DE BARES , BOTECOS E CACHAÇARIAS , ESTE SIM ESTARIA DE ACORDO COM OS INTERESSES DO EX PRESIDENTE DONO DOS CORDOES QUE MOVIMENTAM A DILMA

  13. Henry
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 18:53 hs

    ESSA É AQUELA DO “relaxa e goza” ? ISSO VAI FAZER UMA FALTA….. rsrsrsrsrs

  14. CORINGA
    terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 20:25 hs

    ESTA MULHER É O FIM TRAIU O MARIDO COM UM AMANTE ARGENTINO QUE DEU O GOLPE NO MUNICIPIO DE SÃO PAULO COM AS VERBAS DA COLETA DO LIXO. TRAIU FALOU MAL DO EX MARIDO MAIS NÃO DEIXOU DE USAR O SOBRE NOME DE FAMILIA TRADICIONAL E FAMOSO NO ESTADO. SE UTILIZOU DO NOME PARA SE PROMOVER.

  15. terça-feira, 11 de novembro de 2014 – 21:13 hs

    Será que dessa vez estaremos livres dessa família ?

  16. FUI !!!
    quarta-feira, 12 de novembro de 2014 – 5:57 hs

    Marta, Ministra da Cultura !? Senadora !? que governo medíocre…

  17. Beatrix Kiddo
    quarta-feira, 12 de novembro de 2014 – 8:40 hs

    A ex-ministra volta ao Senado para fazer parzinho com a princesinha, uma defendendo com unhas e dentes o 51. E a outra voltando a sua antiga função, defender também com unhas e dentes a companheira, como se ela precisasse de capachos como a princesinha para defende-la.

  18. BETO
    quarta-feira, 12 de novembro de 2014 – 9:53 hs

    Menos um montão de nosso suado dinheiro jogado no lixo.
    Aliás, falando em lixo, esta velhota já deveria esta aposentada.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*