Ex-diretor geral da ALEP, Bibinho é preso em operação do MP contra lavagem de dinheiro | Fábio Campana

Ex-diretor geral da ALEP, Bibinho é preso em operação do MP contra lavagem de dinheiro

Jonathan Campos / Agência de Notícias Gazeta do Povo
bibinho - Jonathan Campos - Agência de Notícias Gazeta do Povo

bibinho031141 Da Gazeta do Povo:

O ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Abib Miguel, 74 anos – conhecido como Bibinho – foi preso quando recebia aproximadamente 70 mil reais em uma mala no Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek de Brasília (foto), no final da manhã desta sexta-feira (28). A prisão faz parte da operação “Argonauta”, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Paraná. Ele foi detido por força de um mandado de prisão temporária.

Foram presos também os dois filhos dele: Luciana de Lara Abib, 30 anos, e Eduardo Miguel Abib, 32, em Curitiba. Outros suspeitos, Edivan Bataglin e Sandro Bataglin, também foram detidos. Edivan é o homem que entregava o dinheiro a Bibinho no aeroporto. A operação está cumprindo mandados 14 mandados de busca e apreensão, além de cinco de prisão temporária, no Paraná, Amapá, Rio Grande do Sul e Goiás com apoio dos Gaecos locais.

A ação foi deflagrada após o MP conseguir localizar empresas e identificar pessoas usadas para lavar mais de R$ 200 milhões desviados dos cofres públicos em três meses de investigação. O Ministério Público já considera a operação “Argonauta” como a maior contra lavagem de dinheiro em âmbito estadual.

Outra filha de Bibinho, Isabel Stein Miguel, 39, tem contra si um mandado de condução coercitiva em Curitiba. Pelo mesmo instrumento, o Gaeco ouvirá esclarecimentos Djalma Vieira de Souza e Benedito Henrique Reginato, moradores de Macapá, capital do Amapá, e em Caxias do Sul, na serra gaúcha.

Todos são suspeitos de estarem envolvidos no esquema lavagem de dinheiro investigado pelo Gaeco. Luciana é filha de Bibinho e apontada como principal testa de ferro do ex-diretor da Alep na administração de bens supostamente lavados.

Empresas

O Gaeco identificou cinco empresas supostamente usadas para lavar milhões de recursos desviados do estado do Paraná. Por isso, a Justiça já decretou sequestro dessas empresas, outras propriedades, contas bancárias e produção das propriedades agrícolas da família Miguel.

Série Diários Secretos

A série Diários Secretos, revelada pela Gazeta do Povo e RPC-TV, analisou 724 edições do Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Paraná, publicadas entre 1998 e 2009. O levantamento durou dois anos e desvendou um esquema criminoso de desvio de dinheiro que, segundo estimativas do Ministério Público, que ultrapassa R$ 200 milhões.

Os recursos públicos, como mostrou a investigação, eram desviados por meio da contratação de servidores fantasmas ou laranjas – muitos dos quais parentes dos envolvidos. O esquema foi ocultado durante décadas da sociedade, por meio de uma série de entraves criados pela própria Assembleia para a divulgação dos diários oficiais da Casa, onde eram oficializadas as contratações dos funcionários que não trabalhavam.

O ex-diretor-geral da Alep já foi condenado duas vezes [em janeiro e abril deste ano] em processos julgados contra pelos Diários Secretos. Ele ainda não estava preso em razão das condenações não terem transitado em julgado. Se somadas as penas pela Vara de Execuções Penais, Bibinho tem contra si 37 anos, 11 meses e 10 dias de prisão. As duas condenações se referem aos crimes de peculato (apropriação de dinheiro público), formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

“Argonauta”

O nome da operação faz referência aos tripulantes do navio “argo”, da mitologia grega, que buscavam o velocino de ouro.


38 comentários

  1. Juca
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 14:50 hs

    Bem feito!

  2. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 15:01 hs

    Esse ai não era para estar trancado?Esse velhote é ligeiro e olha,a coisa está ficando quente aqui no Paraná.
    Não sei não,o Campana logo deverá ter noticias de figurões daqui que parecem honestos e só parecem que vão ver o sol nascer quadrado.
    Bom seria uma delação premiada do BIBINHO,ai cairia a republica dos “PINHEIRAIS.

  3. Deputado
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 15:04 hs

    Porra !!
    Já foi provado que este cidadão desviou montanha de dinheiro da Assembléia Legislativa, é comprovadamente um meliante, ladrão e delinquente. E ainda permanece solto para continuar roubando, praticando seus crimes.
    Como acreditar em um País assim ?????!!!!!!!

  4. Seneca
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 15:08 hs

    Mas nesse caso dos diarios nao tinha deputado estadulal Envolvido? Foram presos?

  5. Paulo
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 15:16 hs

    Vai arder no inferno…porque na Terra é sombra e água fresca,

  6. Carlos Armando
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 15:18 hs

    E agora com o Traia na presidência da casa vai tentar esconder o que ainda resta a ser descoberto do seus parceiros: Justus e Rossoni. Cara é muita ladroeira!

  7. incredula
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 15:19 hs

    a certeza da impunidade é que garante a continuidade da atuação!

  8. Paulo
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 15:20 hs

    Tá pegaram ele. E aí, estava a mando de quem? Era só para ele a grana?

  9. tadeu rocha
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 15:24 hs

    VEJA SÓ TUDO QUE ELE FEZ, ESTAVA SOLTO, AQUI NO BRASIL A LEI É BESTEIRA É ISSO QUE O BRASIL TERIA QUE MUDAR TUDO.

  10. sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 16:19 hs

    E OS OUTROS QUE ESTAVAM JUNTOS ??? SÓ VAI FICAR O VELHOTE DE BOI DE PIRANHA??? OS GRAÚDOS NÃO VÃO PAGAR NADA???? ONDE TEM UM RATO, SEMPRE TEM UM BANDO, UM CARDUME DE BAGRES, OU UMA ALCATEIA DE LOBOS. CAMPANA, ESSE NÃO É O CASO DOS DIÁRIOS, COMO FICA ???

  11. Observador Atento
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 16:21 hs

    Eta justiça ou falta de justiça. Esse deliquente jamais poderia estar solto! Ele e seus comparsas. Aliás a coisa ta feia no Parana. São deputados, ministro e senadora envolvidos com doleiros. É gente que deveria estar fora de atividade pública exercendo altos cargos na administração pública. Será que ainda existem funcionários fantasma na Assembleia?

  12. sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 16:23 hs

    E O TÉCNICO DO TIME ONDE ESTÁ ??? SÓ PEGARAM O MASSAGISTA E O ROUPEIRO, OS CRAQUES DA MALANDRAGEM NADA????

  13. Drika
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 16:34 hs

    Já prenderam este Bibinho umas 10 vezes, mas ele só nomeava os gafanhotos à pedido e assinado pelos deputados e quando irão pegar os Mandões ??

  14. Saul
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 16:35 hs

    Um dos maiores se não o maior ladrão do Paraná soltinho praticando novos delitos. E assim acontece com todos os corruptos do Brasil, beneficiados por um judiciário fraco. livres praticando mais crimes. Até quando os bandidos ficarão impunes. É o exemplo vergonhoso que estão dando André Vargas, Argolo e a Câmara Federal. Os dois primeiros até agora impunes e a casa de leis com medo de aplicar a pena. Por que será?

  15. justino bonifacio martins
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 16:44 hs

    Esse canalha não estava preso? E o Justus, e o Alexandre Curi, quando vão pro chilindró?

  16. toninho
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 16:49 hs

    Tem deputado no meio? Alguém que andava quietinho e que estava começando a por as asinhas de fora.

  17. Lobão
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 17:08 hs

    Quem assina Decreto de nomeação, e determina o valor dos cargos é a Comissão Executiva da Assembleia Legislativa, constituída do Presidente, 1° e 2° Secretário.
    A Presidência da Assembleia, desta época até agora os participantes são os deputados: Nelson Justus, Hermas Brandão e Valdir Rossoni. E 1° Secretário os deputados: Hermas Brandão, Valdir Rossoni, Nereu Moura, Alexandre Cury e Plauto Miró Guimarães.
    Porque só o Bibinho que só cumpria ordens que os deputados assinam e determinam é preso ?

  18. Fernando
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 17:17 hs

    E o Gafalhotão ?

  19. Caio
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 17:30 hs

    E quem ele esconde?
    Mas no final deve ter até Juízes e Desembargadores no bolso e da nada não………..vai continuar ladrão e milionário….e deixar grande herança pros filhos ladrões…..como dizem….a fruta nunca cai longe do pé….filho de ladrão ladrazinho é

  20. sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 17:36 hs

    PELOS COMENTÁRIOS QUE ME ANTECENDERAM VEJO UMA SOCIEDADE,QUE NAO AÇREDITA MAIS EM NADA. Os poderes constituídos,no Brasil,estao podres.Nao se assenta mais um tijolo,em uma obra PUBLICA,sem propina, ISTO A NIQVEL FEDERAL! ESTADUAL MUNICIPAL? ALÉM DO J U D I C I A R I O! MAIS O L E G I S L A T I V O, Dai a nossa revolta,como,o Lula mandou tomar nossas armas,vamos contra isto,com protestos, nos unindo, sempre mais e mais,um dia a casa cai.Se nao acontecer???.também sabemos como,derrubar tudo isto!! Vamos conversando!!

  21. Noé da Arca
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 18:47 hs

    Brincar de viver ( Maria Bethania)……………………………………………………………………………………………………………

  22. Johan
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 18:58 hs

    Caro FÁBIO, como disse o Jeca, pois foi muito claro. Não adianta apenas comentar os fatos, demonstrar a INDIGNAÇÃO. Há necessidade de iniciar protestos por escritos e defendendo as propostas que desejamos verem realizadas. Comunicar-se com os demais e pedir que se manifestem apresentando sua insatisfação. Os petistas assumiram o governo federal a 12 anos atrás e hoje podemos constatar o grande DESASTRE que foi a presença deles no governo. Ainda mais, podemos constatar o grande mal que estão provocando na sociedade, onde a CORRUPÇÃO é endêmica, atua em todos os segmentos e em todos os níveis. A corrupção está capilarizada na sociedade.É vergonhoso. Os outros países estão auxiliando o MPF para esclarecer os desvios e devolver os recursos, pois eles tem conhecimento da difícil situação sócio econômica que vive a grande parcela de ILUDIDOS desse grande e belo país. Defender o encaminhamento às barras da magistratura. Ainda deverá ter um magistrado honrado no judiciário paranaense. Defendo a liberdade de imprensa, liberdade de opinião e liberdade de investigação. Apoio a proposta de ” o sul é o meu país”, e proponho o IMPEACHMENT JÁ da DILMA, antes da posse, para evitar maiores constrangimentos a sociedade. Atenciosamente.

  23. MARTINS
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 19:06 hs

    E O LUIZ ABIB DO BETO????
    SÓ MALAS E ALEGRIAS
    VIVA O PARAGUAI!!

  24. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 19:22 hs

    Quando temos uma justiça pífia e malandra,quando os magistrados,procuradores etc cada vez mais querem benesses e usam a desonestidade como ‘matéria prima”,queria aqui fazer uma reflexão com meus colegas,tanto aqueles de pensamento oposto ao meu mas que também são brasileiros e querem o bem do Pais.
    Um juiz da Escandinávia,seja Sueco ou Norueguês,vai de bicicleta até o for um,mora em uma casa modesta paga com seu salario,não tem imunidade,e sua vida pode ser vasculhada por qualquer cidadão.
    São juízes que não vendem sentenças,não acobertam pedágios,nem são grileiros de terra.
    Seu salários vão de 12 a 22 mil reais por més,tendo esse teto maior somente o Supremo de lá.
    Seus salários não decimo terceiro,nem ajuda moradia e nenhuma benesse malandra para ter maiores ganhos.
    Enquanto a justiça daqui é quatro vezes mais cara que a de lá eles trabalham por quatro juízes daqui.
    Assim não é possível o contribuinte produtivo ter uma vida melhor com mais recursos,esses gafanhotos comem tudo.

  25. MENSALEIRO JÚNIOR
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 19:51 hs

    FAMÍLIA QUE ROUBA UNIDA ,VAI PARA A CADEIA UNIDA. E OS CHEFÕES ? QUANDO A JUSTIÇA VAI MANDÁ-LOS PARA A CADEIA ? BIBINHO NÃO CONSEGUIRIA FAZER TODO ESSE ROUBO SEM O CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS MANDA CHUVAS DA ALEP.

  26. Jorge Vasli
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 20:44 hs

    Essa prisão do Bibinho não me surpreende, o que me deixa mesmo arriado é ver esse dissimulado Alexandre Curi botando as manguinhas de fora. Esse meliante deveria ter sido preso, juntamente com o inJustus e o pobrinho do mini bibi.

  27. ELEITOR CONSCIENTE
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 21:07 hs

    E O PATRAO ALEXANDRE SÓ GASTANDO

  28. sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 21:13 hs

    MAS DE NOVO..CRÉDOOOOOOOOOOOOOOOOO

  29. DIREITINHA
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 21:19 hs

    Juro que eu pensei que ele estava preso. pois a ultima vez que ouvi falar dele foi ele voltando para a prisão.
    e sempre como bom cabrito sem berrar os nomes dos seus comparsas donos do poderio ALP. No entanto ele solto cometendo mais delitos e nada é feito. Punição para JUSTUS E CURY? HAHAHHAHA! se foram reeleitos e Cury faz o mesmo esquema do avô que deve estar queimando no inferno.Faz com que os prefeitos comam na mão dele e daí quero os meus votos prefeitinho.
    Zé Dirceu também ja ganhou seu presentinho de Natal vai para a casa da mamis passar uns dias em plena liberdade. eita justiça sem vergonha essa.Alguém pode me dar noticias de um martir chamado Custódio da Silva? pois se ainda estiver preso é um santo. daí a justiça acabou de vez.é só comparar o crime dele com este do Bibinho e Zé Dieceu.

  30. zangado
    sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – 21:56 hs

    E os ilustres “parlamentares” que faziam parte da mesa da assembleia no tempo da operação “diários secretos”, os chamados “gafanhotos”, que ainda estão livres, leves e soltos por aí e articulando para assumir a direção da “nova” assembleia?

    Palamordedeus!

  31. Será
    sábado, 29 de novembro de 2014 – 0:54 hs

    TEM UMA IMPRENSA QUE DISTORCEU TUDO PARA POR NA CONTA DE DOIS POLÍTICOS QUE SEQUER ERAM DEPUTADOS QUANDO BIBINHO FAZIA SEU IMPÉRIO.

    AHHH MAS ELES TINHAM QUE SABER, DIZEM UNS.

    … SIM….. TINHAM QUE SABER EM 2007 (QUANDO ASSUMIRAM A ASSEMBLÉIA) DO QUE VINHA ACONTECENDO DESDE 1989 E NINGUÉM SABIA! NEM A IMPRENSA, NEM O MINISTÉRIO PÚBLICO NEM OS DEPUTADOS, NINGUÉM….

    ISSO É ESTRANHO OU BURRICE, PREFIRO ACHAR ESTRANHO…

    TEM GENTE GRAÚDA POUPADA NO PASSADO E POR QUE???

  32. Camila
    sábado, 29 de novembro de 2014 – 2:07 hs

    Acho realmente que se ele fez alguma coisa não fez sozinho, tem mt mais pessoas por trás, mas só aparece um? Como uma pessoa só fazia e ngm tinha conhecimento? Seria um testa de ferro? Pois como ele fez,hoje na assembléia tem pessoas que fazem mt pior e aí ? Aonde está o MP?

  33. LUIS B.
    sábado, 29 de novembro de 2014 – 7:54 hs

    CRIA DO ” TIO ANIBAL,BRIMO DO ALEXANDRE “TEM AS COSTAS QUENTES,MAS VAI FICAR MAIS QUENTE AINDA,QUANDO FOR PRO INFERNO.

  34. justino bonifacio martins
    sábado, 29 de novembro de 2014 – 9:07 hs

    O fascista do Johan só pensa em criar um ESTADO NAZISTA SEPARATISTA e golpear Dilma. Que tal Johan um GRANDE PAREDON para todos os empresários corruptores, para a corja exploradora os banqueiros, do setor imobiliário, da turma do pedágio… concordas ou não, falso moralista?

  35. sábado, 29 de novembro de 2014 – 9:51 hs

    Eu nunca vi ex gay, ex vagabundo e muito menos ex ladrão, esta ai a prova

  36. Toninho
    sábado, 29 de novembro de 2014 – 17:00 hs

    Sonhei que bibinho falou a verdade para a polícia. Denunciou que vem sendo intermediário nas negociatas da assembleia e laranja de figurões das pinheirais desde o tempo do Aníbal Cury. Mas, foi só um sonho. Na realidade ele não vai falar nada para não por sua vida em risco.

  37. Ronaldo Silva
    sábado, 29 de novembro de 2014 – 21:03 hs

    Entao parece que os laranjas desse senhor mora na região de onde ele surgiu e onde possui parentes, rio azul, nos municipios das redondezas, mallet, rebouças, irati, com certeza deve existir propriedades, citios, fazendas, reflorestamentos, plantacoes, veiculos, casas, predios, comercios em nome de laranjas, com uso do dinheiro da assembleia, do povo paranaense, muita gente anda ostentando propriedade alheia e de origem duvidosa nesas cidades, podem esperar que logo logo vao ficar uns 5 dias nas grades, pelo menos, para esclareximentos, mas nem devem durmir direito esses dias, nem Deus os perdoara, e a justiça dos homens todos esperao que tambem nao,

  38. OSCAR GOMES
    domingo, 30 de novembro de 2014 – 23:19 hs

    Uma prisão não acontece por acaso é resultado de uma investigação que não veio do dia para a noite. Será que se o BIBINHO fosse Deputado estaria na cadeia?………..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*